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Dia do consumidor 2022: estratégias para vender mais

O que você verá neste artigo:

Procurando por novas estratégias de vendas para o dia do consumidor 2022? Então, confira neste artigo dicas preciosas para faturar mais na

Apesar do nome, há alguns anos o evento já não se resume mais a um único dia. Pelo contrário, muitas marcas aderem a chamada semana do consumidor, movimentando uma semana inteira de ofertas para atrair os clientes e potencializar os resultados o máximo possível.

O dia do consumidor 2022 é uma das datas mais aguardadas pelos clientes e as expectativas, assim como a concorrência, para este ano são altas. Isso evidencia a importância das empresas contarem com boas estratégias de divulgação e de vendas para melhorar os seus resultados. Para aproveitar todo o potencial do dia do consumidor 2022, é importante traçar planos e criar ações que atendam às suas expectativas, que sejam atrativas para o consumidor mas, claro, que estejam dentro de suas possibilidades no momento.

De acordo com dados da Similar Web, no Brasil, os sites chegam a registrar 13 milhões de visitas a mais durante a semana do consumidor. Isso significa que o comércio eletrônico aguarda ansiosamente pelo dia do consumidor 2022, mais até do que os próprios clientes.

Quer saber como se preparar para o dia do consumidor 2022? Então, continue a leitura e confira!

dia do consumidor 2022

Quando é o dia do Consumidor 2022?

No Brasil, o dia do consumidor é comemorado no dia 15 de março. Pegando o gancho dessa grande demanda de compras, grande parte das marcas fazem ações que duram a semana toda, a famosa semana do consumidor. 

A semana do consumidor 2022 terá início na próxima segunda-feira, dia 14 de março, e vai até domingo, dia 20, promovendo diversas ofertas em diferentes setores do comércio, incentivando o consumidor a antecipar as compras.

O que é o dia do consumidor?

O dia do consumidor é uma data comemorativa do comércio, celebrada no Brasil desde 2014, e tem como objetivo, como o próprio nome sugere, celebrar os direitos do consumidor.

Ano após ano, essa data tem se destacado cada vez mais no varejo online, uma vez que os volumes de buscas, intenções de compra e vendas têm sido cada vez maiores. Esse destaque tornou o dia do consumidor um evento obrigatório para e-commerces, lojas online e marketplaces

Nos últimos anos, o perfil e os hábitos do consumidor mudaram muito. Hoje, grande parte dos consumidores preferem efetuar suas compras online, principalmente quando estamos falando em promoções como a da semana do consumidor. Afinal, com apenas um notebook ou um smartphone com acesso à internet, ele pode efetuar suas compras sem enfrentar filas e multidões, ganhar descontos e receber os produtos via Correios, tudo isso sem sair de casa.

Para o dia do consumidor 2022, os principais diferenciais esperados pelos clientes são:

  • Cupons de desconto;
  • Ofertas especiais;
  • Cashback;
  • Frete Grátis;
  • Garantia estendida;
  • Compre 1, leve 2;
  • Seguro gratuito.

Essa é uma informação extremamente importante. Afinal, ao saber o que o público espera para uma das maiores datas comerciais do ano, é possível direcionar melhor as suas estratégias e promoções para alavancar as suas vendas.

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Os resultados do dia do consumidor em 2021

De acordo com dados obtidos da pesquisa realizada pela AlliN, o dia do consumidor em 2021 atingiu os primeiros picos altos de visitas em vendas online logo no início do mês de março e foram se intensificando no decorrer do mês.

Ainda, no ano de 2021, no dia do consumidor em si, o mercado digital alcançou a marca de R$592 milhões em vendas em um único dia. Esse valor representa cerca de 10% do total da primeira quinzena de março.

Ao todo, os e-commerces faturaram cerca de R$6,3 bilhões na primeira quinzena de março. O número representa um crescimento de 85% em relação ao ano anterior.

Dentre os nichos de produtos mais vendidos no dia do consumidor 2021, destacam-se:

  • Moda e acessórios: representando 21% das vendas totais;
  • Eletrônicos e informática: representando 18% das vendas;
  • Beleza: cerca de 14% das vendas;
  • Casa e construção: representando cerca de 12% das vendas;
  • Alimentos e supermercados: total de 9% das vendas.

Expectativas do dia do consumidor para 2022

Se em 2021 os resultados foram expressivos para o e-commerce, para este ano as expectativas são ainda maiores. De acordo com o mesmo relatório da AlliN, cerca de 42% dos consumidores têm a intenção de aproveitar as promoções do dia do consumidor.

Segundo os dados de uma pesquisa realizada pela Shopee, a expectativa é que o número de novos clientes cresça em 68%.

Como aproveitar o dia do consumidor 2022 para aumentar as vendas?

Com as expectativas lá no alto, a empolgação do público comprador e os números favorecendo, você, com certeza, não vai querer que seu negócio fique de fora do dia do consumidor 2022, né? É claro que não! 

Porém, para que você realmente consiga vender mais, é necessário adotar estratégias que te ajudarão a potencializar as suas vendas nesse período. 

Em primeiro lugar, você precisa entender que o cliente já estará na internet completamente propenso a aproveitar ofertas e realizar compras. Tudo o que você precisa fazer é dar um empurrãozinho, um incentivo para que ele compre aquilo que você está ofertando.

Cabe a você, e somente a você, oferecer as melhores ofertas e garantir uma experiência de compra incrível para atrair cada vez mais clientes. Com um planejamento eficiente, será possível tirar o máximo de proveito do evento.

Para te ajudar a se preparar para o dia do consumidor 2022, o Abertura Simples preparou um compilado de dicas para se dar bem nessa data e turbinar o seu faturamento no primeiro trimestre do ano. Pegue o papel e a caneta e continue a leitura!

Crie um cronograma para a semana do consumidor 2022

Como já dissemos anteriormente, o dia do consumidor acontece no dia 15 de março. Porém, muitas empresas aproveitam toda essa semana para criar ofertas e promoções atrativas para o seu público. Para isso, é necessário criar um cronograma com ações que chamem a atenção e envolvam o público-alvo durante todo esse período. 

Ofereça promoções atrativas

Embora pareça óbvio, é importante dizer que as ofertas são o maior atrativo do dia do consumidor. Por isso, é indispensável oferecer descontos e promoções que sejam, de fato, vantajosas para os seus clientes ao longo de toda a programação.

É importante que essas promoções sejam planejadas estrategicamente. Por exemplo, para chamar a atenção dos clientes, você pode colocar em promoção produtos que estejam em alta e que tenham maior giro no seu estoque. 

Além disso, também é essencial analisar as estratégias e os preços dos seus concorrentes, a fim de garantir que as suas promoções sejam competitivas no mercado. Isso, claro, sem se esquecer que há um teto para o percentual de desconto aplicado em cada item, para não prejudicar a sua margem de lucro. 

Ofereça uma boa experiência ao consumidor

Você voltaria a comprar em uma loja que teve uma experiência ruim? Não, né? Nada é mais frustrante do que ter uma experiência de compra ruim e, por isso, você, quanto empreendedor, deve garantir que todos os seus clientes tenham a melhor experiência possível dentro da sua empresa. 

Quando estamos falando de datas que estimulam o comércio, o preço é um fator importante, claro. Porém, mais do que nunca, os consumidores têm buscado e optado comprar com marcas que ofereçam eficiência, praticidade, atendimento rápido e fácil e que resolvam os eventuais problemas.

Para garantir todos esses aspectos no dia do consumidor 2022, é importante verificar se o seu setor de atendimento está funcionando com o máximo de excelência em todos os canais de comunicação. Você deve estar preparado para atender prontamente os clientes, buscando entender e resolver os seus problemas o mais rápido possível.

Por último, mas não menos importante, é essencial preparar a estrutura da sua página com antecedência, a fim de garantir uma boa navegabilidade para o usuário. Para isso, confira a infraestrutura de tecnologia do seu site, para evitar instabilidades durantes os picos de acesso e, também, para garantir que ele suportará toda a demanda que você espera ter durante o evento.

Teste se todas as suas páginas, funcionalidades e sessão de pagamento estão funcionando corretamente. Ao identificar alguma falha em uma dessas páginas, provavelmente, o cliente vai acabar desistindo da compra.

Invista em soluções omnichannel

A jornada de compra é composta por múltiplos canais. Em vista disso, é essencial investir nas chamadas soluções omnichannel, que integram todos os canais de comunicação e vendas. Apesar de parecer complicada, essa é uma tarefa muito simples e que pode agregar muito na experiência do consumidor, pois por meio dessas soluções você consegue padronizar o seu atendimento, integrar o estoque e oferecer melhores opções de entrega.

Por exemplo: muitos clientes optam por fazer a compra online e retirar o produto na loja física. A modalidade é conhecida como Click & Collect, ou Clique e Retire, e já se tornou uma tendência no mercado online, pois permite com que o consumidor tenha a praticidade de uma compra online junto à rapidez da retirada do produto na loja física em poucas horas após a compra.

Divulgue suas ações

É importante ter em mente que os consumidores já começam a buscar pelos produtos desejados dias antes do evento. por isso, é essencial ficar atento aos produtos mais procurados e acessados no seu site, bem como criar um cronograma de ações de divulgação em cima desses itens a fim de conquistar a atenção dos clientes e gerar cada vez mais tráfego para a sua loja.

Mais uma vez, essa é uma decisão que precisa ser estratégica, tomada com base no comportamento e no interesse dos seus consumidores. Essa é uma estratégia que têm grandes chances de converter bem, afinal, você estará entregando aquilo que o consumidor já tem interesse, por um preço mais atrativo.

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Ofereça vantagens no frete

De acordo com a pesquisa da AlliN, ao comparar as duas últimas semanas de fevereiro com a primeira quinzena de março de 2021, identificou-se um aumento de 2,7% no frete cobrado pelos e-commerces. 

Esse é um ponto de atenção para os lojistas, afinal, o valor do frete é um dos fatores mais determinantes na decisão de compra, sendo um dos principais motivos para o abandono de carrinho. Além disso, essa também é uma oportunidade de se destacar no mercado competitivo, pois, ao oferecer vantagens no frete, você agrega ainda mais valor às suas ofertas.

E quando falamos em vantagens no frete, não estamos nos referindo apenas ao frete grátis. Você pode criar inúmeras promoções em cima deste benefício, por exemplo: porcentagem de desconto no frete em compras acima de determinado valor; frete grátis para regiões mais estratégicas; desconto em frete de determinados produtos ou categorias; etc.

Fidelize seus clientes

A pesquisa da AlliN ainda apontou que somente 3% das pessoas que efetuaram alguma compra no dia do consumidor em 2021 havia efetuado uma compra na mesma loja na edição de 2020. O número é muito baixo, representando uma queda de 1,6% em relação ao resultado de 2020, e acende um alerta para a importância da fidelização de clientes. 

É importante ter em mente que as etapas da jornada do consumidor não acabam assim que ele efetua a compra. Pelo contrário, é a partir daí que você precisa dar mais atenção àquele consumidor, a fim de fidelizá-lo por meio de ações de pós-venda, entregando novos benefícios, entrando em contato para saber sobre a experiência de compra e, o principal, tornando-se parte da rotina do cliente.

O dia do consumidor 2022 é uma ótima oportunidade para isso. Afinal, a expectativa é conseguir muitos novos clientes e, mais que isso, fazer com que eles se tornem fiéis à sua marca. Portanto, aproveite a data para investir em ações que agreguem o seu pós-venda. Oferecer uma entrega mais rápida, com uma embalagem personalizada, por exemplo, é uma excelente opção. Você também pode enviar brindes e cupons de descontos especiais junto ao pedido.

Dê atenção ao meio de pagamento

A facilidade e a confiança que o meio de pagamento transpassa para o cliente é vital para qualquer e-commerce. É indispensável que seu site facilite, e não dificulte, a compra do cliente, passe credibilidade, segurança e confiança. Isso faz toda diferença na escolha de prosseguir com a compra ou abandonar o carrinho.

Ofereça um ambiente seguro, fácil e com as principais opções de pagamento para que o usuário possa concluir sua compra. 

Abertura Simples

Nós, do Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir um e-commerce realize seu sonho de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa e muito mais.

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