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Dicas de marketing para preparar sua loja para a Black Friday 2021

O que você verá neste artigo:

Confira aqui algumas dicas de marketing que vão te ajudar a deixar sua loja preparada para a chegada da Black Friday 2021.

A Black Friday é uma ação de origem estadunidense, que serve como uma excelente forma de alavancar as vendas das lojas. Mundialmente conhecida, a data faz com que consumidores passem a noite na porta de lojas, ou ligados em seus e-commerce favoritos, em busca de descontos.

A Black Friday é realizada na última sexta-feira do mês de novembro, após o Dia de Ação de Graças. Neste evento anual, as lojas oferecem produtos com até 80% de desconto.

Neste ano, a data está marcada para o dia 26 de novembro. Porém, para que a data seja realmente um sucesso para os lojistas, é necessário realizar um planejamento adequado com antecedência. Aconselha-se que as estratégias já sejam pensadas alguns meses antes da data, para que tudo saia como o esperado.

Para gerar os melhores resultados da sua loja na Black Friday, oferecemos a seguir algumas dicas para preparar sua loja e deixá-la impecável para vender e chamar a atenção de seus consumidores! Continue lendo para saber mais sobre essa data!

Black Friday no Brasil

Em 2010, ocorreu a primeira Black Friday no Brasil, quando o site Busca Descontos reuniu algumas lojas, com o intuito de oferecer descontos aos clientes.

Nas Black Friday de 2018 a 2020, a data movimentou cerca de R$ 4 milhões e na véspera do evento superou as expectativas do mercado, com mais de 1,18 milhões de pedidos. Além disso, em 2020, mais de 6 milhões de pedidos foram gerados, 15% maior que em 2019.

Porém nem tudo é um mar de rosas, nesses anos, o Reclame Aqui recebeu 5,6 milhões de reclamações em relação a Black Friday, por conta de propagandas enganosas e preços maquiados.

Produtos mais buscados na Black Friday:

De acordo com o Black Friday Brasil, os produtos mais buscados durante este dia são smartphones, seguido por eletrodomésticos e televisores. Confira a tabela abaixo!

  • 36,50% – Celular/Smartphone;
  • 36,30% – Eletrodomésticos;
  • 29,30% – Televisores/Vídeo;
  • 24,10% – Informática/Tablets;
  • 22,40% – Móveis/Decoração;
  • 22,20% – Moda/Vestuário;
  • 21,30% – Eletroportáteis;
  • 19,20% – Viagens;
  • 16,80% – Beleza;
  • 12,60% – Livros/Papelaria.

No entanto, embora os itens citados sejam os mais buscados na Black Friday, segundo a Promobit, os varejistas não oferecem bons descontos para as principais categorias de interesse do consumidor. Durante a Black Friday, as categorias que acabam recebendo os melhores descontos são as de Games, Perfume e Beleza e Moda e Vestuário.

1. Planeje sua participação

Essa dica não é tanto no quesito marketing, mas é essencial para introduzir sua loja no Black Friday. Se você não se preparar muito bem antes, será impossível lidar com a demanda. O essencial é, antes de tomar qualquer atitude, responder às seguintes perguntas:

  • Quais serão os descontos?;
  • Sobre quais produtos?;
  • Qual o seu estoque?;
  • Como os fornecedores podem facilitar?;
  • Como encontrar os melhores valores para atender as expectativas dos consumidores?

Com essas perguntas respondidas, será mais fácil planejar os elementos que definirão o sucesso da sua loja na Black Friday.

Identifique quais são as preferências dos seus consumidores, e organize-se para atender não apenas em volume, quanto também em qualidade.

2. Estabeleça objetivos

Embora seja uma data com o propósito de vender mais, outros objetivos secundários podem ser alavancados. Um exemplo são a meta de melhorar a presença online ou o engajamento.

3. Crie uma pré-campanha

A pré-campanha é uma estratégia em que são ofertados antecipadamente alguns descontos, dessa forma, ganhando reconhecimento. Essa ação faz render mais lucros e visibilidade para o e-commerce, além de ser uma ótima alternativa para potencializar as vendas na Black Friday.

Essa é uma ótima maneira de apresentar ao cliente algumas das ofertas que estarão disponíveis no dia, aumentando a base de clientes.

4. Envie e-mails sobre as promoções

Antes da data, certifique-se de atrair novos leads e renovar a sua base. Você pode fazer isso por meio de um conteúdo rico, criando uma Landing Page ou introduzindo um formulário em algum material antigo.

Em seguida, envie e-mails marketing para os seus clientes e Leads, avisando que sua empresa participará da Black Friday. Esse dia é uma oportunidade de atrair pessoas para comprarem um produto seu que elas já desejavam, mas achavam caro demais. E como muitas pessoas podem acabar se esquecendo da data, é sempre bom informá-las.

5. Analise a concorrência

A primeira coisa que associamos ao pensar na Black Friday, é em descontos e preços baixos. Porém, você precisa manter-se proporcional ao mercado. Por isso, com antecedência, confira e analise o preço da sua concorrência, para, desta forma, definir os preços e decidir as estratégias que vão chamar a atenção do seu cliente.

Ofertar um preço muito abaixo, não é recomendado, pois você precisa lucrar em cima dos produtos. No entanto, também não é ético maquiar preços, por esta razão, faça esta pesquisa detalhadamente para ter uma decisão final mais certeira.

6. Reforce seu estoque

A sua empresa precisa contar com um estoque maior de produtos, pois a demanda crescerá durante este período.

Para te ajudar a entender quais produtos serão mais procurados, você pode mapear as vendas das mercadorias no seu ambiente virtual. Dessa forma, você terá mais chances de acertar na hora de saber quais produtos tendem a ser mais requisitados.

7. Anuncie

O ditado popular já dizia: quem não é visto, não é lembrado. Para garantir que suas informações chegarão ao público certo, invista em mídias pagas. O Facebook Ads, o Google Adwords e muitos outros são algumas das opções para que seus anúncios sejam impulsionados.

O ideal é programar o anúncio alguns dias antes e estender a data de duração, pois datas comerciais como essa possuem uma demanda alta. Muitas vezes, a propaganda só é liberada horas depois, devido a quantidade de empresas querendo anunciar.

8. Use dos gatilhos mentais

O Black Friday por si só já traz dois gatilhos mentais fortíssimos, o de escassez e urgência. Ou seja, caso aquilo não seja adquirido rapidamente, ele acabará. Por isso, é importante usar esses gatilhos para induzir o cliente a aumentar o desejo de compra.

9. Engaje nas redes sociais

De acordo com a PwC Brasil, 77% dos consumidores são influenciados pelas redes sociais no momento de decisão de compra. Por esta razão, invista em conteúdo de qualidade e muita criatividade.

10. Frete

Os clientes costumam pensar que ao adquirirem um produto na Black Friday a espera será maior, e muitas das vezes não estão erradas. Portanto, planeje-se e converse com os fornecedores e transportadoras para conseguir postar o objeto o quanto antes, e surpreender o cliente com a rapidez.

11. Proporcione descontos de valor

O Black Friday brasileiro pegou a fama de que tudo sai pela metade do dobro. Não são raros os casos de comerciantes que aumentaram o preço do produto perto da Black Friday para, no dia, incluir o valor. No final, o preço é o mesmo do mês anterior. E nos últimos tempos, consumidores começaram a se referir à data como Black Fraude.

Além de perder o cliente, sua marca fica manchada negativamente no mercado. Por isso, não deixe cair nesse erro. Se decidir fazer ações de Black Friday, trate seu público com honestidade, apresentando descontos que sejam realmente vantajosos.

Uma alternativa sábia é reduzir os preços progressivamente. Basicamente, é estabelecer descontos relacionados ao volume de compras. Exemplo: O cliente leva uma peça, o desconto é de 40%. Se ele levar duas, o desconto sobe para 50%. Mesmo que o lucro em cada item diminua, isso gera bons efeitos pois incentiva o cliente a levar mais produtos.

12. Privilegie seus clientes especiais

Conquistar novos clientes é importante, mas satisfazer aqueles que já estão com você há mais tempo também é essencial. Oferecer promoções exclusivas para eles é uma ótima estratégia para essa data. Se aumentar o desconto não for possível, experimente aumentar o prazo de pagamento, ou oferecer brindes, pontos extras e mais.

13. Cyber Monday

A Cyber Monday é a segunda-feira logo após a Black Friday, com promoções ainda mais competitivas. Esse evento começou a acontecer em 2020, por muitas empresas voltadas à tecnologia, porém outros segmentos também adotaram a.

Após ser uma grande tendência em 2020, a Cyber Monday provavelmente se manterá em 2021. Portanto, lembre-se da Cyber Monday e prepare o seu estoque para chamar a atenção dos clientes na segunda-feira.

14. Faça pesquisas de satisfação

As lojas costumam receber novos clientes, após a Black Friday. Por isso é importante investir na experiência do usuário para que ele volte a comprar ali, pergunte o que pode ser melhorado em sua plataforma, portfólio de produtos, preços, entregas, entre outras coisas.

Aproveite as próximas semanas para colocar em prática o planejamento da sua estratégia para a Black Friday 2021. Com essas dicas, sua empresa conseguirá realizar ótimas vendas.

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