Skip to content

É possível abrir empresa online?

O que você verá neste artigo:

Saiba  o que é, como abrir uma empresa online e quais são as vantagens desse tipo de negócio tão moderno e atual!

O sonho de abrir o próprio negócio de sucesso é um pensamento comum entre muitas pessoas. Mas só de pensar em toda a burocracia por trás desse processo, muitos desistem no meio do caminho. Para quem não quer enfrentar esses obstáculos, a solução é abrir uma empresa online.

Diversas pessoas estão resolvendo tirar suas ideias do papel e colocar em prática abrindo sua empresa online.

Abrir uma empresa online está cada dia mais simples, porque é um resultado da inovação tecnológica constante, além da introdução de ferramentas que auxiliam no impulsionamento de novas empresas. 

Por mais que abrir uma empresa online seja um processo fácil, pode gerar muito receios. A internet não possui faces. Esse receio é muito compreensivo, porque existem diversos golpes online que estão focados em empreendedores novatos. 

Por esses motivos, vamos te ensinar o caminho mais simples e totalmente seguro para abrir uma empresa e alcançar o sucesso sem dores de cabeça!

O que é uma empresa online?

Uma empresa online realiza as vendas por meio da internet. Por isso, esse tipo de negócio pode oferecer vários tipos de serviços e produtos, como:

  • Atendimento ao cliente; 
  • Criação de sites; 
  • Gestão de redes sociais
  • Anúncios;
  • Vendas;
  • Entre outros. 

A diferença entre uma empresa física e uma online é como os serviços são prestados. Com a empresa online, o cliente não precisa ir até o estabelecimento para encontrar o que precisa, ele pode fazer isso por meio de um computador, celular ou qualquer meio digital com acesso a internet. 

empresa online

Como funciona uma empresa online?

A empresa online tem diversos pontos em comum com as empresas físicas. Os dois tipos de negócios podem realizar controle financeiro, manter contato com fornecedores e prestar um atendimento de qualidade para seus clientes. Então, existem alguns pontos que diferem esses dois tipos de negócios.

A empresa online não possui uma localização para atender seus clientes e podem guardar o estoque de produtos na residência do dono do negócio. Neste tipo de empresa, o atendimento ao cliente é feito de forma online, o que pede um bom trabalho de marketing para a divulgação da empresa online.  

Além dessas diferenças, a rotina de trabalho entre os colaboradores ocorre de maneira remota. Por isso, o uso de e-mail, telefone e vídeo chamadas são importantes para a empresa online. 

Para que esse tipo de negócio funcione, a confiança entre os colaboradores e o dono é essencial, porque cada um é independente em suas áreas de atuação, mas sempre precisam dos outros para o negócio funcionar. 

empresa online

Quanto custa abrir uma empresa online?

O processo para abrir uma empresa online é totalmente gratuito. Sendo assim, se você quiser abrir um negócio individual, ou uma sociedade, o valor fica em torno de R$1.500. 

Há vários pontos que interferem no cálculo e que podem oscilar bastante, como procedimentos administrativos para formalizar a empresa online.

Quais as vantagens de abrir uma empresa online?

Como sabemos, abrir uma empresa online é algo muito vantajoso. Por isso, vamos te apresentar algumas vantagens de abrir um negócio online. 

Econômico

As empresas físicas exigem diversos gastos que podem resultar em uma quantia muito alta,  como aluguel e com despesas internas que um negócio online não precisa se preocupar. Por isso, abrir uma empresa se torna um negócio mais econômico.

Altas chances de sucesso da empresa online

A cada dia o número de pessoas que fazem compras online aumenta, por causa de preços competitivos, conforto, segurança e produtos e serviços diversos. 

Público-alvo bem definido

Para quem quer abrir uma empresa online, é preciso estar sempre estudando as necessidades dos seus clientes. Mantendo essa rotina, as chances de fazer uma abordagem eficiente para ter retornos mais positivos.  

Alcance

Em uma empresa online não tem limitações geográficas. Por isso, com uma boa logística de entrega dos produtos, os clientes podem ser alcançados em qualquer lugar do mundo. 

Como abrir uma empresa online?

Abrir uma empresa online é uma boa alternativa para acelerar a abertura do seu negócio. Neste tópico, vamos te ensinar o passo a passo para começar o seu negócio online sem nenhuma dor de cabeça. 

Defina o perfil do negócio

O primeiro passo para abrir um negócio online é definir o perfil empresarial. Existem diversas possibilidades de investimento em produtos e serviços digitais para todo tipo de empreendedor. Por esse motivo, faça uma avaliação bem detalhada das seguintes perguntas: 

  • Quais produtos ou serviços serão vendidos?
  • Por que escolheu comercializá-los?
  • Qual o formato da empresa?
  • Qual o papel que irá desempenhar na empresa?

Investir em analise de mercado e clientes

A análise de mercado é muito importante para abrir uma online. Sendo assim, é preciso prestar atenção e saber como encontrar o melhor caminho para a sua jornada, dispersando a concorrência e compreender as necessidades do cliente. 

Construa um plano de negócio 

Antes de formalizar sua empresa, é necessário fazer um planejamento para compreender se o que quer oferecer e metas são possíveis de serem alcançadas. Por isso, o plano de negócios é tão importante, porque ajuda a entender o propósito da empresa e como ela vai se posicionar no mercado.

Um bom planejamento possui os seguintes tópicos:

  • Análise de mercado;
  • Avaliar a concorrência;
  • Apresentar o público-alvo;
  • Estrutura interna; 
  • Logística;
  • Fornecedores; 
  • Objetivos; 
  • Cronograma de realização das ações;
  • Orçamento. 

Formalize a empresa

Chegou a hora de formalizar sua empresa!

O processo de formalização tem diversas avaliações, estudos e decisões. Os principais são a respeito do formato da empresa e o regime tributário

O formato jurídico e o regime tributário depende de várias condições e características, como: faturamento anual, capital social, quantidade de sócios e muito mais. Por isso, é essencial ter conhecimento sobre cada um deles e adaptar a empresa na categoria adequada. 

Essas categorias são:

  • Microempreendedor individual (MEI);
  • Microempresa (ME);
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP);

Além de escolher o formato da sua empresa, é preciso escolher o regime de tributação:

Defina os canais de vendas, formas de pagamento e entregas

Agora que a empresa está formalizada, chegou o momento de torná-la real. 

Definir os canais de vendas é importante. Caso a empresa ofereça produtos, um site de e-commerce é essencial. Se for oferecer serviços, oferecer seu trabalho por meio das redes sociais pode ser uma boa estratégia.

Além dos canais, é necessário que as formas de pagamento e entrega estejam bem definidas. Estruture a empresa para oferecer mais opções ao cliente tanto nos pagamentos, como nas entregas. 

Campanha de lançamento

O marketing nas redes sociais, promoções, cadastro de e-mails, criação de clubes de assinantes, transmissões, parcerias. Essas são algumas opções para abrir uma empresa online e alcançar o sucesso.

empresa online

Contabilidade online 

A contabilidade online é uma maneira de fazer gestão financeira, fiscal e contábil, de maneira totalmente virtual, sem precisar de um escritório físico. Sendo assim, todos os processos da sua empresa são organizados de uma forma digital. 

O relacionamento com a contabilidade é de acordo com o que está acontecendo em outros departamentos, a transformação dos processos manuais em digitais já vêm acontecendo há tempo. 

Com a contabilidade online, o seu negócio começa otimizado, as finanças da empresa são muito mais eficazes e os planejamentos serão mais assertivos. 

Abertura Simples

Ficou com alguma dúvida? A Abertura Simples está aqui para te ajudar! Nossa equipe está à disposição para atender e responder a todos os seus questionamentos.

Entre as diversas vantagens do Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo.

Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como Alvará de Funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!