Saiba como aplicar a estratégia de gestão de pessoas em seu escritório de contabilidade

 em Contabilidade

Você está pensando em aplicar a estratégia de gestão de pessoas em seu escritório de contabilidade? Toda empresa é feita de pessoas. Elas são, literalmente, a parte viva do seu negócio e é por esse motivo que comprometer-se com a qualidade e harmonia do dia a dia desses colaboradores é tão importante. A estratégia de gestão de pessoas é essencial para manter a organização da empresa, trazendo humanização para as corporações.

Os escritórios de contabilidade, muito comumente, deixam de aplicar essa estratégia por pensarem que a mesma não seria efetiva para empresas pequenas. Mas, ao contrario do que muitos contadores pensam é que justamente essa estratégia pode ser o grande ponto de diferenciação dos demais escritórios. Continue lendo:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE PESSOAS NA CONTABILIDADE

VANTAGENS DA ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE PESSOAS

É muito importante que os profissionais da área busquem sempre inovar em seus serviços. Buscar conhecimento e capacitação profissional, atualmente, já não é mais visto como uma forma de diferenciar-se da concorrência. Hoje, especializar-se e ser referência em determinada área é algo fundamental para o sucesso do empreendimento.

A estratégia de gestão de pessoas em seu escritório contábil ajudará:

  • O escritório atingir sua missão, visão e valores exatamente da forma como foi pensando inicialmente;
  • Oferece meios para que o escritório alcance seus objetivos;
  • Entrega um maior equilíbrio entre as expectativas dos colaboradores e do escritório;
  • Faz a gestão da produtividade e qualidade do serviço;
  • Desenvolve e promove os talentos e habilidades profissionais dos colaboradores, garantindo a motivação e o comprometimento com a empresa;
  • Entre outros.

O rendimento do escritório está sim diretamente ligado a uma boa estratégia de gestão de pessoas. Uma estrutura organizacional, junto a um bom ambiente de trabalho e funcionários contentes só agregam valores positivos a produtividade, gerando maior comprometimento e engajamento com os resultados da empresa.

COMO APLICAR A ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE PESSOAS EM SEU ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

MOTIVAÇÃO

A motivação pode ser o motor do seu escritório contábil e é um dos principais pontos da estratégia de gestão de pessoas. Por isso investir nela é um passo fundamental.

Chegar ao trabalho desanimado e desmotivado não ajuda nem o próprio funcionário, nem seus companheiros de equipe. A desmotivação pode começar com um colaborador e se espalhar para vários outros se não for contida rapidamente.

A motivação pode sim contribuir positivamente nos resultados de qualquer empresa, e não será diferente para o seu escritório. Por isso, se você for um gestor, aproxime-se daqueles que fazem os serviços acontecer, pois com essa atitude, não existirá o distanciamento entre chefe e funcionários, e eles entenderão que você realmente se importa com eles. Além disso, invista nas tecnologias e facilite suas tarefas com ferramentas que agilizam e otimizam o seu tempo.

Estratégia de endomarketing

Essa estratégia auxilia na motivação das equipes do seu escritório e podem ser muito efetivas quando feita da maneira correta. O Endormarketing, também conhecido como marketing interno, é considerado o conjunto de ações de comunicação e engajamento interno. Enquanto o marketing “tradicional” tem foco no cliente externo para vender seu produto ou contratar o serviço da empresa, o endomarketing se volta inteiramente aos colaboradores e todos que fazem parte do negócio. Porém, mais do que apenas utilizar conceitos do marketing, essa estratégia também com conta com características da administração e da gestão de recursos humanos.

Para saber mais sobre o Endomarketing e todos os seus benefícios, leia também:

Saiba Tudo Sobre Endomarketing Com Esse Guia Completo;

9 Estratégias De Endomarketing Para Aplicar Na Sua Empresa;

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS – INVISTA NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Conduzir por competências é umas das vertentes da estratégia de gestão de pessoas. Ao invés de exigir que a sua equipe execute aquilo que não tem tanto conhecimento ou até mesmo uma predisposição para dar, você extrai e aproveita o melhor de cada um dos seus colaboradores.

Quando você identifica nos seus funcionários habilidades especificas, você também percebe quais são seus pontos fracos e o que está faltando para que então você possa tomar as devidas providências, como por exemplo, contratar alguém que atenda a sua necessidade.

Investir em cursos, participações em eventos, workshops, palestras, entre outros, não é um investimento sem retorno. Muito pelo contrário, você vai obter benefícios de todos os lados e além disso, oferecerá um serviço com muito mais qualidade aos seus consumidores, agregando ainda mais valor ao seu negócio.

Possibilitar o crescimento aos seus colaboradores, sem dúvidas, fará com que fiquem mais motivados para dar o seu melhor para serem promovidos ao próximo nível.

Para saber mais sobre cursos para contadores, confira clicando aqui.

CONTRATE COLABORADORES QUE ESTEJAM ALINHADOS COM OS SEUS OBJETIVOS

A rotatividade de funcionários é um problema muito comum nas áreas contábeis e essa é uma dificuldade que afeta diretamente na sua produtividade. Para acabar com esse problema, primeiro, faça uma análise e verifique quais são as causas que levam os funcionários a saírem da sua empresa (salários não compatíveis com o mercado, falta de feedback, falta de oportunidades de crescimento, entre outros).

Depois de identificado, faça um planejamento onde você considere todos esses pontos e tente melhorar, alinhando assim, com as intenções dos novos funcionários.

Imagem de um grupo de pessoas comemorando os bons resultados depois que implementaram a estratégia de gestão de pessoas

FEEDBAKCS PERIÓDICOS

Os feedbacks periódicos são utilizados tanto para verificar se o seu colaborador já está habilitado para progredir em um nível hierárquico, traçar metas ou até mesmo, ajuda-lo a melhorar em algum aspecto.

É muito importante com que os gestores e proprietários de um escritório de contabilidade reservem algum dia da semana para dar essas avaliações aos funcionários. Ter a oportunidade de ouvir e ser ouvido pelos seus colaborares melhorará o desempenho da equipe, a motivação, possibilitará a elaboração de metas, entre outros.

AMBIENTE DE TRABALHO SAUDÁVEL

Para que a sua estratégia de gestão de pessoas em seu escritório contábil forneça bons resultados, é fundamental que o ambiente de trabalho esteja agradável para todos.

Para conseguir tal ambiente, além dos tópicos citados acima como motivação e gestão de desenvolvimento, procure promover também um Day OFF, onde você da folga para os funcionários no dia do seu aniversário, por exemplo, ou até mesmo, cogite a hipótese de um dia da semana ter o home office, onde eles executam suas tarefas de casa. Considere também decorar o ambiente com flores no espaço ao ar livre, libere um espaço de descontração com jogos, puffs, espaço para descansos, música ambiente ou então, deixe que eles ouçam suas próprias músicas em fones de ouvidos.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

A pesquisa de satisfação serve para medir o clima organizacional da sua empresa. Elas ajudam os contadores a entenderem como o ambiente e a estratégia de gestão de pessoas está influenciando na motivação e satisfação dos colaboradores. Com ela, é possível analisar dados concretos informados por quem faz com que seu serviço funcione: os funcionários.

Através da pesquisa, gestores e proprietários podem medir como a comunicação interna está funcionando entre os colaboradores, quais os principais pontos de melhorias, o que mais está surtindo efeitos entre eles, opiniões, entre outros.

Não se esqueça: O seu colaborador é o bem mais precioso do seu escritório. Investir nas vertentes da estratégia de gestão de pessoas é a melhor forma de trazer diversos benefícios ao seu escritório de contabilidade.


E aí, está preparado para implementar a estratégia de gestão de pessoas? Existe alguma técnica que você já aplica no seu escritório? Entre em contato conosco, comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem da Carteira de Trabalho e Previdência Social para remeter ao post do acordo entre o Ministério do Trabalho e os CorreiosImagem de um contador vendo a folha de salário dos seus contribuintes