Conheça alguns pontos essenciais do código de ética na contabilidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O código de ética na contabilidade é composto por normas que direcionam uma postura coerente e honesta. Entenda mais sobre o assunto!

Desenvolvido em 1976, o código de ética na contabilidade faz parte das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), que passou por uma reformulação em 2006 para se adequar aos padrões internacionais.

As definições estipuladas pelo documento são essenciais para todos os profissionais contábeis, pois garante o exercício de um trabalho coerente, transparente e honesta.

Por isso, é essencial conhecer mais sobre o código. Pensando nisso, decidimos compartilhar alguns pontos encontrados no documento que são fundamentais para o exercício da profissão. Confira!

Entenda os pontos centrais do código de ética na contabilidade

Logo no início, o documento destaca que o código de ética tem como objetivo “fixar a conduta do contador, quando no exercício da sua atividade e nos assuntos relacionados à profissão e à classe”.

Além disso, também destaca que “a conduta ética do contador deve seguir os preceitos estabelecidos nesta Norma, nas demais Normas Brasileiras de Contabilidade e na legislação vigente”. Dito isso, vamos aos pontos centrais encontrados no documento.

Deveres do contador

É dever do contador “exercer a profissão com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica, observando as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação vigente, resguardando o interesse público, os interesses de seus clientes ou empregadores, sem prejuízo da dignidade e independência profissionais”.

O código ainda desta que o profissional precisa “guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade”.

Publicidade dos serviços profissionais

Um dos pontos éticos definidos pelo código é a questão da publicidade. O documento destaca que “a publicidade, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, dos serviços contábeis, deve primar pela sua natureza técnica e científica, sendo vedada a prática da mercantilização”.

Deveres em relação aos colegas e à classe

É fundamental que o contador tenha uma conduta ética com seus colegas de classe que “deve ser pautada nos princípios de consideração, respeito, apreço, solidariedade e harmonia da classe. O espírito de solidariedade, mesmo na condição de empregado, não induz nem justifica a participação, ou a conivência com erro ou com atos infringentes de normas técnicas, éticas ou legais que regem o exercício da profissão”, explica o código.

Agora que você já sabe quais são os pontos centrais do código de ética na contabilidade, que divulgar as informações para os seus colegas de profissão? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outros profissionais. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário