Skip to content

Precisando dar um up no escritório? Listamos 5 ferramentas para gerenciar a rotina contábil

O que você verá neste artigo:

Precisando dar um “up” na rotina do seu escritório? Confira algumas ferramentas eficazes!

Você percebeu que precisa melhorar o gerenciamento do seu escritório de contabilidade? Isso é ótimo. Atualmente, há muitas técnicas e ferramentas que podem ajudar nesta missão. Por isso, decidimos compartilhar, neste artigo, algumas dicas e também ferramentas para gerenciar a rotina contábil. Vamos começar com algumas técnicas?

#Descubra quais são as tarefas principais da sua equipe

O primeiro passo para conseguir uma gestão de qualidade é entender quais são as principais tarefas realizadas pela equipe. Sendo assim, a recomendação é que o gerente converse com seus colaboradores e peça para que cada um liste quais são as tarefas mais importantes de sua rotina.

#Monte um calendário e priorize tarefas

Após ter o conhecimento das principais tarefas, é hora de montar um calendário. O gerente deve priorizar, obviamente, as atividades mais importantes. No calendário, ele pode designar tarefas para cada colaborador e estipular um prazo de entrega.

#Desenvolva uma comunicação objetiva com a equipe

É essencial que o gerente atue liderando sua equipe para o melhor desempenho e, para isso, a comunicação é essencial. Sendo assim, a recomendação é que ele converse com seus colaboradores e explique com objetividade o que deseja.

#Faça avaliações periódicas com os colaboradores

A última dica é realizar avaliações periódicas com os colaboradores. Faça reuniões, escute as demandas deles e ofereça um feedback honesto. Lembrando que quando o feedback for para uma pessoa específica, é necessário realizar a conversa em particular para não gerar constrangimento.

Vale ainda destacar que o feedback deve ser construtivo. Inicie a conversa valorizando as qualidades do colaborador. Em seguida, pontue o que precisa ser melhorado e explique como ele a melhora pode ser conquistada. Uma posição como essa é capaz de motivar o colaborador e gera bons resultados para toda a equipe.

Conheça 5 ferramentas para gerenciar a rotina contábil

Existem muitas ferramentas altamente qualificadas para gerenciar o escritório. Contudo, decidimos selecionar apenas cinco que podem ser aplicadas nas principais tarefas. Veja abaixo quais são elas!

#1 CRM: NetCRM

Customer Relationship Management (CRM) é uma estratégia aplicada no escritório visando realizar uma gestão de relacionamento com o cliente. Para colocá-la em prática, é necessário um sistema. O gestor pode usar em seu escritório a NetCRM.

Genuinamente brasileiro, o sistema conta com diversos recursos, como web de comunicação e atendimento individualizado com o cliente; envio e recebimento de documentos; envio simultâneo de arquivos como planilhas, Darfs, extratos bancários, relatórios fiscais e contábeis; envio de solicitações e geração de relatórios, gráficos e estatísticas.

#2 Gestão financeira: Conta Azul

Para muitos contadores, o ContaAzul é um dos sistemas mais completos para o dia a dia do negócio. Esse sistema facilita a integração entre contador e cliente. Seu objetivo é tornar a contabilidade mais ágil e, para isso, ele faz a gestão de documentos comprobatórios, sem a necessidade de troca de e-mails ou até mesmo comparecimento à empresa.

Conectando o sistema de gestão ao software do cliente, ambos podem fazer a importação e transferência automática de informações. E o melhor de tudo: com segurança. Isso porque o sistema de armazenamento em nuvem garante a proteção contra ameaças virtuais que possam acessar o conteúdo.

#3 Gestão de tarefas: Trello

O Trello é uma plataforma de gestão de tarefas amplamente utilizada no mercado. Por meio dele, toda a equipe terá acesso a um quadro. Neste quadro, o gestor pode listar e delegar todas as tarefas necessárias, por meio de cards. Com o Trello, o gerente ainda conseguirá analisar a produtividade da equipe.

#4 Comunicação interna: Slack

Desenvolvido especificamente para melhorar a comunicação interna das empresas, o Slack permite que todos os colaboradores possam conversar individualmente ou em grupos. Nele é possível ainda compartilhar arquivos com muita simplicidade.

#5 Armazenamento de arquivos: Google Drive

Lançado em 2012, o Google Drive é uma plataforma de armazenamento de dados. Nele o gestor contábil pode armazenar as informações do cliente com total segurança. Além disso, ele pode ter acesso de qualquer aparelho, como smartfone, tablet e computador.

Curtiu conhecer quais são as ferramentas para gerenciar a rotina contábil? Caso sim, você também pode se interessar em ler nosso artigo com 15 softwares de contabilidade. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *