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5 dicas fundamentais para gerenciar a rotina do escritório de contabilidade

O que você verá neste artigo:

Você atua como gerente e não consegue controlar o trabalho da sua equipe? Então, chegou a hora de conhecer algumas dicas para gerenciar a rotina do escritório de contabilidade!

Muitos gerentes precisam lidar, constantemente, com problemas de prazo, baixo desempenho da equipe e clientes insatisfeitos. Isso ocorre, pois, em muitos casos, não é realizado o processo de gerenciar a rotina do escritório de contabilidade.

Nesse sentido, tudo é desenvolvido sem qualquer planejamento e, como bem destaca Lewis Carroll, autor do livro Alice no País das Maravilhas, “quando não se sabe onde vai, qualquer caminho serve”.

Só que atuar sem planejamento é um caminho muito perigoso que pode colocar em risco a vida do escritório contábil. Desta forma, é essencial começar a pensar em um gerenciamento de rotina. Neste artigo, você terá acesso a algumas dicas fundamentais para isso. Vamos lá?

#1 Descubra quais são as tarefas principais da sua equipe

O primeiro passo para conseguir uma gestão de qualidade é entender quais são as principais tarefas realizadas pela equipe. Sendo assim, a recomendação é que o gerente converse com seus colaboradores e peça para que cada um liste quais são as tarefas mais importantes de sua rotina.

#2 Monte um calendário e priorize algumas tarefas

Após ter o conhecimento das principais tarefas, é hora de montar um calendário. O gerente deve priorizar, obviamente, as atividades mais importantes. No calendário, ele pode designar tarefas para cada colaborador e estipular um prazo de entrega.

#3 Utilize plataformas online para gerenciamento

Há muitos programas online que são específicos para gerenciamento de projetos e rotina. Um dos mais eficientes, e usados, é o Trello. O programa oferece diversos recursos para montar um calendário estratégico. Há, por exemplo, quadros, listas e cartões. Usando todos os recursos, o gerente pode organizar, priorizar e delegar tarefa com simplicidade.

#4 Desenvolva uma comunicação objetiva com a equipe

O Trello será uma maneira simples de delegar tarefas e observar se elas foram realizadas. Contudo, a plataforma não dispensa uma comunicação objetiva com a equipe.

É essencial que o gerente atue liderando sua equipe para o melhor desempenho e, para isso, a comunicação é essencial. Sendo assim, a recomendação é que ele converse com seus colaboradores e explique com objetividade o que deseja.

#5 Faça avaliações periódicas com os colaboradores

A última dica é realizar avaliações periódicas com os colaboradores. Faça reuniões, escute as demandas deles e ofereça um feedback honesto. Lembrando que quando o feedback for para uma pessoa específica, é necessário realizar a conversa em particular para não gerar constrangimento.

É interessante frisar também que o feedback deve ser construtivo. Inicie a conversa valorizando as qualidades do colaborador. Em seguida, pontue o que precisa ser melhorado e explique como ele pode fazer isso. Uma posição como essa é capaz de motivar o colaborador e gera bons resultados para toda a equipe.

Para finalizar, é importante destacar que, para gerenciar a rotina do escritório de contabilidade, o gerente precisa ter características de liderança. Não sabe quais são elas? Confira nosso artigo com 5 características de um líder bem-sucedido

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