Aumentar as vendas e conquistar uma fatia cada vez mais expressiva no mercado em que atua deve estar no horizonte de qualquer bom empreendedor. Mas, para prosperar num negócio, apenas desejar não basta, é preciso muito empenho e todo bom empreendedor também sabe disso. Uma das maneiras de alcançar esse objetivo é entender a importância do processo de vendas o seu negócio.
Pensando em te ajudar a concretizar seus planos de maximizar seus números de vendas e aumentar a participação da sua empresa no mercado neste artigo: Vamos abordar o que é o processo de vendas, quais são os benefícios que ele traz para a sua empresa e daremos dicas para que você implemente o processo de vendas em seu negócio.
O que é o processo de vendas?
O principal objetivo do processo de vendas é propiciar uma metodologia eficaz capaz de criar um modelo, de padrão elevado, na hora de converter o prospect em venda real. Ele é dividido em etapas e o número de etapas varia de acordo com as especificidades de cada negócio.
Entretanto, é possível definir o núcleo duro do processo de vendas, ou seja, alguns elementos que podem ser utilizados na grande maioria dos negócios.
Na hora de definir quais etapas precisam estar presentes em seu processo de vendas pense:
- Que tipo de produto/serviço meu negócio oferece?
- O que é possível perceber analisando os indicadores de vendas?
- Quais são os tipos de vendas executados em meu negócio?
É importante compreender que para o funcionamento pleno do processo de vendas é necessário que ele seja preciso de fácil compreensão.
Investir num processo claro e objetivo é necessário para que se obtenha o retorno esperado.
Benefícios que o processo de vendas pode trazer para o seu negócio
O processo de vendas faz parte da realidade de cerca de 90% das empresas de grande expressividade no mercado dos EUA, esse é um dado da Sales Management Association que aponta o alto índice de uso da ferramenta em empresas de sucesso.
De forma sintética, podemos indicar que ao aplicar o processo de vendas em seu negócio você certamente terá alguns benefícios como:
- Conseguirá aproveitar melhor o tempo entre o primeiro contato com o cliente e o fechamento da venda;
- Aumentará o número total de vendas de seu negócio, consequentemente a margem de lucros;
- Transforma um time de vendas mediano em uma equipe de vendas forte;
- Cria uma cultura de compartilhamento de cases de sucesso em vendas entre os colaboradores;
- Serve como ferramenta de previsão de lucros e ajuda nas decisões estratégicas.
Desenvolvendo o processo de vendas em 6 passos
Mesmo o processo de vendas podendo ter mais ou menos etapas dependendo do tipo de produto/serviço oferecido pela empresa, existe um conjunto de etapas que servem como orientação básica em todos os casos;
Abaixo elencamos os 6 principais passos:
Prospecção
Na hora da prospecção é importante muita atenção, pois é aqui que os dados fornecidos servirão de norte para todas as outras etapas. O vendedor deve ter bastante inteligência para passar uma impressão positiva já desde esse primeiro contato.
Qualificação
Na etapa da qualificação o vendedor precisa ficar atento aos dados coletados na etapa anterior e mapear quais clientes têm a maior possibilidade de sair da intenção de comprar e de fato se converter em uma compra.
Alguns clientes demonstram ainda alguma indecisão, mas grande inclinação para ser convertido em um dado momento futuro. O vendedor precisa usar sua sensibilidade para compreender quais vendas são mais possíveis naquele momento.
Apresentação
A etapa da apresentação também é a hora de mostrar para o cliente que você sabe o que ele realmente precisa. Portanto, agir com confiança é de extrema importância. Fique atento para evitar atendimentos genéricos e fazer uma abordagem personalizada.
Fechamento
Ao fechar uma venda é importante demonstrar bastante segurança e assim evitar indecisões de última hora. Fazer um fechamento passando a impressão de que o cliente sairá com seu problema solucionado é essencial.
Métricas
Autoavaliação é a palavra na hora de aferir as métricas, pois é nesse momento que se busca compreender quais erros podem ser corrigidos e quais abordagens podem ser aprimoradas.
Pós-vendas
A venda não acaba no fechamento, coletar as impressões do cliente no pós-compra pode ser um diferencial e fazer com que o cliente satisfeito se torne um divulgador espontâneo para outros prospects.
Agora que você compreendeu a importância que o processo de vendas tem na realidade de uma empresa, recomendamos que baixe este ebook para entender como captar mais clientes e maximizar sua margem de lucro
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