Skip to content

O que são vendas, como funciona o processo e a estratégia? Entenda!

Índice

Independentemente de qual nicho de mercado a sua empresa atue, ou que tipo de produto ou serviço ela oferece, definitivamente saber o que são vendas é algo muito importante para a prosperidade do seu negócio. 

É aumentando o número de vendas que sua empresa conseguirá aumentar sua participação no mercado e consequentemente aumentar a receita.  

Acontece que mesmo sabendo disso, muitos empreendedores não têm domínio do conceito de vendas e, por isso, não conseguem traçar estratégias sólidas para melhorar seus números.

E pensando em te ajudar na tarefa de aumentar seus números neste artigo, explicaremos o conceito de vendas, como funciona o processo, como planejar e ainda compartilharemos ótimas dicas para você vender muito mais. 

O conceito de vendas 

Pode parecer algo intuitivo responder o que significa vendas, mas o fato é que algumas visões equivocadas sobre o conceito estão impregnadas no senso comum e isso não pode ser levado para dentro de um negócio que visa se tornar de fato competitivo dentro do nicho de mercado em que atua.  

Para definirmos o conceito de vendas precisamos ter como princípio dois fatores básicos: a oferta de valor e a retribuição por essa oferta

  • A oferta: Pode ser definida como um produto ou serviço que a sua empresa oferece para o determinado público consumidor. 
  • A retribuição:  Pode ser definida como o retorno monetário que o empreendedor receberá dos consumidores pelos produtos e/ou serviços que oferta. 

Para entendermos a relação oferta x retribuição usaremos como exemplo a venda de ingressos de um festival de música: 

Suponhamos que a oferta são as atrações que a organização do evento (empresa) oferece ao público-alvo (consumidores) e a retribuição seria o que esse público-alvo se sente disposto a pagar por enxergar um bom custo-benefício nos artistas (produtos e serviços) que estão no line-up (total de produtos e serviços oferecidos) do evento. 

Percebe como o conceito de vendas vai além de entregar um produto apenas por um valor para alguém? 

Isso significa que vender também implica uma relação de convencer o consumidor de que o produto/serviço que sua empresa oferece representa um bom custo-benefício para ele. 

Como funciona o processo de vendas

Para dar início ao processo de vendas, precisamos levar em conta dois fatores que serão muito importantes para garantir a escalada no número de vendas: 

  1. Compreender o comportamento do público-alvo para o qual deseja vender; 
  2. A partir do conhecimento adquirido sobre o comportamento do público-alvo usá-lo para transformar possíveis clientes em clientes reais. 

Portanto, para aprimorar o nível de persuasão e converter cada vez mais possíveis clientes em clientes reais é importante aplicar esse processo e analisar quais táticas funcionam melhor com cada perfil de público mapeado.

 Como desenvolver um planejamento de vendas 

Planejamento, definitivamente, é a melhor forma de garantir que as vendas saiam o mais perto do esperado possível. Portanto, é preciso se basear em dados e processos bem alicerçados, evitando senso comum e suposições.  

O primeiro passo para um bom planejamento é criar uma documentação da estratégia, e usá-la como fonte de consulta sempre que preciso reorganizar a estratégia de vendas

Outro aspecto importante é prever no planejamento a contínua especialização e aprimoramento da equipe no que se refere a tática de vendas. 

Investir em treinamentos focados em nichos especializados de acordo com os produtos/serviços que sua empresa oferece, evitando o “todo mundo sabe um pouquinho de tudo” para “todo mundo sabe um pouco de tudo, mas cada grupo é especialista em determinado assunto”, construindo um time forte de vendas.  

Algumas dicas para aumentar as vendas

  • Considere o tipo de operação que melhor se adequa ao produto/serviço que você pretende vender;
  • Invista em uma equipe com especialistas para diferentes tipos de vendas que sua empresa opera;
  • Planeje as estratégias a curto, médio e longo prazo para ter um panorama mais detalhado dos objetivos de vendas; 
  • Documente detalhadamente o processo de vendas para servir como base para operações futuras e seguir sendo aprimorado;
  • Aprimore as técnicas de persuasão e utilize da estratégia de gatilhos mentais para converter possíveis clientes em clientes reais.
  • Siga estudando, pesquise literatura especializada em vendas e invista no aprimoramento contínuo de suas habilidades, podemos citar como bom exemplo para começar a se aprimorar o livro “As Armas Da Persuasão”, do escritor Robert Cialdini. 

Agora que você já sabe o que é vendas e a importância de estruturar um bom processo, invista nas estratégias que explicamos nesse artigo e lembre-se: documentar o processo e seguir se aprimorando é a chave para o sucesso. Baixe também nosso ebook e saiba como captar mais clientes para o seu negócio!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.