Skip to content

Margem de contribuição: entenda definitivamente o que ela representa no seu negócio!

O que você verá neste artigo:

A margem de contribuição é fundamental para que qualquer empreendedor consiga ter uma noção ampla da lucratividade do seu empreendimento. Neste artigo, vamos explicar o que é a margem de contribuição, como funciona, quais as vantagens e como fazer o cálculo. 

Mas afinal, o que é margem de contribuição? 

Podemos conceituar como um método indicador sobre as questões econômicas e financeiras de determinado negócio. 

É por meio dela que o empreendedor consegue visualizar variáveis que vão para além do volume de vendas. 

Uma boa análise deve mapear os custos com despesas fixas e a receita da empresa, dessa forma auxiliando que a empresa consiga se bancar financeiramente e ainda assim obter lucros. 

Ela é uma ferramenta muito importante para o seu negócio e fazer esse cálculo é primordial na hora de definir o preço de venda.  

E como funciona a margem de contribuição e ponto de equilíbrio? 

A margem de contribuição ou ganho bruto, como também é conhecida, mostra como os lucros de vendas dos produtos e/ou serviços de determinado negócio somam na receita, cobrindo os custos de estrutura da empresa e de que forma é possível excetuando as despesas obter uma margem de lucro. 

Ou seja, a margem redistribui a receita de forma sustentável e evita que você saia no prejuízo. 

A seguir te mostraremos algumas outras vantagens que você terá ao fazer o cálculo. 

Quais sao as vantagens de entender a margem de contribuição?

  • Ajuda o empreendedor compreender se seu negócio está de fato caminhando bem e se desenvolvendo de forma sustentável;
  • Fornece um controle mais detalhado; 
  • Mostra onde há gastos excessivos em determinadas despesas;
  • Possibilita que o gestor enxergue onde pode e deve enxugar as despesas;
  • Ajuda a entender quanto é necessário aumentar as vendas para que se cubra os custos estruturais e ainda sim haja uma boa margem de lucro. 

Como fazer o cálculo para não deixar a margem de contribuição negativa?

Imagem de um infográfico que mostra quais são os tipos de investidores

Fique tranquilo, fazer o cálculo da margem de contribuição não é nenhum bicho papão, na verdade é uma tarefa simples que você irá tirar de letra. A seguir te contaremos o que você precisa para isso.

Para que você consiga localizar o indicador você precisa seguir a fórmula: 

Margem de contribuição = Valor de Vendas  (Despesas variáveis + Custos) 

Na hora de fazer o cálculo da margem você deve ficar de olho em alguns conceitos importantes que servirão de base para que você encontre os números corretos, são os seguintes: 

  • Custos: Os custos são todo o montante financeiro que precisa ser empenhado para que sua empresa produza e desenvolva os produtos e/ou serviços que oferta aos seus clientes. 
  • Despesas:   As despesas são os gastos financeiros que existem no dia a dia do negócio mas não estão relacionados a produção e desenvolvimento dos produtos e serviços. 

Passado esse momento é importante que você diferencie mais dois conceitos dentro do que se refere às despesas: Despesas fixas e Despesas Variáveis. Essa diferenciação vai te ajudar a produzir dados mais assertivos. 

Já com os dados sobre o seu negócio, agora é hora de colocar a mão na massa. Calcule a margem com base na fórmula que te ensinamos acima.

Fazer uma planilha para facilitar ajuda no manuseio dos números, na hora de executar o cálculo de margem de contribuição e também de calcular os lucros da sua empresa. 

O cálculo será muito útil para que você empreendedor execute o seu planejamento orçamentário de um determinado período. Ou até mesmo para que redefina as metas ou reajuste os preços dos produtos e serviços que oferece. 

Ao utilizar o cálculo de no dia a dia da sua empresa certamente ajudará que essa tarefa seja executada de forma mais criteriosa. E com mais confiança e segurança no processo há mais possibilidades de expandir o seu negócio. 

A margem de contribuição é uma ferramenta muito importante, portanto recomendamos que ela seja incorporada ao seu processo gerencial da sua empresa e garanta um negócio que se desenvolverá de forma segura e sustentável. 

banner do ebook de plano de negócios

Para que a margem de contribuição seja incorporada de forma efetiva na rotina gerencial do seu negócio e para garantir que sua empresa se desenvolva, recomendamos que leia este artigo sobre gestão financeira. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!