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Como montar uma loja de conveniência? Manual Completo

O que você verá neste artigo:

Vai montar uma loja de conveniência, mas não sabe por onde começar? Então, confira o passo a passo neste manual completo que o Abertura Simples preparou para você!

Você já pensou em montar uma loja de conveniência? Pois saiba que essa é uma ótima oportunidade de negócio. As lojas de conveniência comercializam produtos alimentícios industrializados, cigarros, bebidas, fast food, alimentos prontos, materiais de higiene pessoal e de limpeza, dentre diversos outros produtos que estão presentes no cotidiano do consumidor. 

Uma loja de conveniências possui algumas características básicas para serem consideradas como esse tipo de negócio: ficarem abertas 24 horas e serem parceiras nos postos de combustíveis.

No entanto, com o mercado em expansão, hoje também é comum que se encontre lojas de conveniência em aeroportos, hotéis e pousadas.

Se você tem cogitado abrir uma loja de conveniência, saiba que, antes de qualquer coisa, será necessário ter um bom planejamento, dedicação e contar com uma quantia significativa de investimento. Esse é um processo bastante burocrático. Por isso, o Abertura Simples preparou um artigo com tudo o que você precisa saber para montar uma loja de conveniência e se dar bem nos negócios. Continue a leitura!

montar uma loja de conveniência

O que é uma loja de conveniência?

Você, provavelmente, já deve ter se deparado com alguma loja de conveniência. Esse é um pequeno varejo que, geralmente, fica aberto 24 horas, localizado em regiões movimentadas, como em postos de combustíveis, por exemplo. A loja de conveniência comercializa produtos de consumo e necessidade rápida, aqueles que inesperadamente faltam no momento de sua necessidade.

A loja de conveniência representa um dos símbolos do mundo contemporâneo, trazendo praticidade à vida dos consumidores. Isso porque, com a correria do dia a dia em grandes cidades e com os problemas de mobilidade urbana, muitas pessoas não conseguem ter acesso ao supermercado, feiras ou vendinhas durante o horário comercial. 

Dessa forma, esses consumidores têm como opção recorrer aos produtos de conveniência, uma vez que esses estabelecimentos funcionam em horários atípicos, como de noite e madrugada, em feriados, finais de semana. O fato de estarem, na maioria das vezes, localizados no meio do trajeto trabalho-casa também facilita a rotina do consumidor. Por isso, cada vez mais consumidores se dispõe até a pagar um pouco mais caro, só pelo fato de poderem adquirir esses produtos de forma rápida.

O mercado de lojas de conveniência

Praticidade e conveniência é o que grande parte dos consumidores estão buscando. De acordo com a pesquisa Nacional Fiesp/Ibope Brasil Food Trends 2020, cerca de 34% dos consumidores brasileiros de alimentos, representantes das classes sociais AB e C, levam uma vida corrida, trabalham em tempo integral e dispõe de pouco tempo para cuidar da casa, família e da sua alimentação.

O número é reflexo do aumento da demanda dos Foods Services – locais que vendem alimentos e bebidas para consumo imediato, preparados por operadores, como é o caso das lojas de conveniência -. O canal de vendas da Indústria da Alimentação tem crescido acima da taxa da economia brasileira, justamente por conta dos novos hábitos dos consumidores, que cada vez mais estão buscando alimentação fora de seu lar.

Segundo pesquisas realizadas pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), entre os meses de janeiro e maio de 2021, as vendas do setor de Food Services apresentaram crescimento de 2,1% quando comparado ao mesmo período de 2020.

De acordo com João Dornellas, presidente da Abia, “o desempenho foi influenciado pela lenta retomada das vendas do canal food service, diante das restrições à circulação de pessoas e aos horários de funcionamento dos estabelecimentos, o que causou uma acomodação nas vendas do varejo alimentar”.

Ainda, o dirigente da companhia afirma que, para os próximos meses, a perspectiva em relação às vendas direcionadas ao setor são altas. Isso, principalmente, por conta da geração de emprego e renda, advindas da retomada com força do setor.

Com uma estimativa de crescimento do setor, o empreendedor que deseja montar uma loja de conveniência tem uma grande oportunidade de negócio em suas mãos. Se animou com a ideia? Então, continue a leitura e descubra tudo o que é necessário para abrir uma loja de conveniência.

Como montar uma loja de conveniência?

Assim como em qualquer outro setor, montar uma loja de conveniência requer o cumprimento de uma série de exigências, regras e padrões para que, de fato, seja enquadrada corretamente em suas atividades pretendidas.

Contar com a ajuda de um contador especializado em abertura de loja de conveniência é indispensável. Afinal, o profissional lhe ajudará com cada etapa, simplificando todo o processo burocrático, e, ainda, possibilitando o pagamento de taxas e tributos menores.

Dito isso, vamos à lista do que é necessário para montar uma loja de conveniência. Continue a leitura!

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1 – Elabore um plano de negócios

Lembra quando dissemos que, para abrir uma loja de conveniência, seria necessário muito planejamento? Pois bem, esse é o primeiro passo que deverá ser cumprido durante o processo de abertura do negócio.

O plano de negócios é o documento que traçará a trajetória da empresa, de forma a proporcionar uma visão mais ampla sobre ela e o mercado ao qual ela está inserida. Por meio do plano de negócios, o empreendedor deverá definir seus objetivos e metas a serem alcançados, bem como os caminhos que deverá percorrer para conseguir conquistá-los.

Ainda, é neste documento que o empreendedor deverá definir o segmento da sua loja de conveniência. Ou seja, no plano de negócios devem ser detalhados os tipos de produtos que serão vendidos, os serviços adicionais oferecidos, o modelo de atendimento e diversos outros pontos que moldarão o negócio. Quanto mais completo e bem feito for o plano de negócios, mais informações o empreendedor terá a sua disposição para a tomada de decisões.

Alguns itens são indispensáveis para este documento. São eles:

  • Detalhamento financeiro;
  • Os serviços oferecidos pela sua empresa;
  • As fontes de recurso;
  • Definir o público-alvo;
  • Análise de concorrência;
  • Pesquisa de mercado;
  • Plano de marketing.

2 – Encontre o ponto de vendas

Assim como em qualquer outro comércio, e talvez até um pouco mais, escolher a localização de um negócio para uma loja de conveniência será determinante para o seu sucesso a curto e a longo prazo.

Sendo assim, um dos primeiros elementos a ser considerado na escolha do ponto de vendas é quais produtos serão comercializados em sua loja. Qual será o segmento dos produtos? Os produtos atingem todas as idades, classes e gostos? Qual será a variedade oferecida?

Com esses temas bem definidos, também é importante considerar algumas questões a respeito do local pretendido: a região é movimentada? Possui fácil acesso para os consumidores? Está próximo a pontos de ônibus, metrô e estacionamento? É nos fundos de algum estabelecimento comercial, como postos de gasolina? Ele está de acordo com as documentações legais da prefeitura local? 

Além disso, também é muito importante considerar os fatores de demanda, oferta e custos. Por isso, antes de definir o público-alvo, estude sobre ele para que, assim, possa lhe oferecer a melhor experiência possível. Verifique se há alguma característica populacional em torno do estabelecimento, se aquela região possui muita concorrência ou uma vasta oferta aos consumidores. Um bom ponto comercial para uma loja de conveniência deve estar próximo à:

  • Hotéis;
  • Aeroportos;
  • Pontos turísticos da região;
  • Praias;
  • Parques.

Todos esses quesitos influenciam na escolha de um bom local para sediar o seu negócio. Por isso, essa deve ser uma escolha realizada com muita cautela e análise. Também é necessário ficar atento ao horário de funcionamento estendido e também à variedade de itens em suas prateleiras.

Para a instalação desse tipo de negócio, é necessário que se realize uma prévia consulta de endereço junto à Prefeitura Municipal e a Administração Regional. Isso garantirá que as condições do local atendam às exigências da Lei de Zoneamento.

3 – Contrate os colaboradores

A contratação de colaboradores dependerá muito da demanda da loja, bem como da necessidade e do tamanho dela. Inicialmente, é essencial realizar a contratação de uma pessoa para o administrativo, um gerente e vendedores, responsáveis pelo atendimento aos clientes, venda e reposição dos produtos. O número de colaboradores é influenciado pelo horário de atendimento. Desta forma, se a sua loja de conveniência funcionar 24h, precisará contratar mais funcionários para suprir as escalas.

Opte por pessoas que conheçam com profundidade os produtos oferecidos e o mercado ao qual a sua loja está inserida. Isso será fundamental para que se entenda as necessidades dos clientes e, posteriormente, adapte o seu negócio de acordo com o que seu cliente precisa.

4 – Estrutura e equipamentos para uma loja de conveniência 

A estrutura física mínima recomendada para quem deseja abrir uma loja de souvenir é de 70 m², com flexibilidade de aumento conforme o desenvolvimento do negócio. Os ambientes devem ser divididos em: 

  • Área para a exposição de produtos;
  • Caixa;
  • Área de vendas com balcão de atendimento;
  • Depósito para estoque;
  • Banheiros.
montar uma loja de conveniência

Já no que diz respeito à equipamentos necessários para abrir uma loja de conveniência, são listados:

  • Vitrine, balcão, prateleiras e gôndolas;
  • Freezers verticais, horizontais e geladeiras;
  • Forno de microondas;
  • Estufas;
  • Carrinho;
  • Cestinhos de compra;
  • Leitor de código de barras;
  • Balança;
  • Microcomputadores, caixa registradora, telefone, internet (wi-fi);
  • Sistema operacional compatível com o tipo de negócio.

O empreendedor deve planejar a exposição dos produtos a partir da entrada da loja, preocupando-se com a altura das gôndolas, que devem ser na altura dos olhos, de forma a serem acessíveis para todos. Também é primordial que se distribua as prateleiras e vitrines de forma a aproveitar bem o espaço e de maneira que não dificulte a circulação dos clientes. O ambiente deve estar sempre bem arejado, limpo, claro e dentro das normas de segurança pré-estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.

Como abrir uma loja de conveniência?

Além de todo o planejamento, também será necessário cumprir uma série de exigências a respeito das questões fiscais, tributárias e legais que envolvem a abertura de uma empresa.

Por isso, é necessário contar com a consultoria de uma contabilidade especializado em abrir lojas de conveniência. Assim, é possível garantir a eficiência em cada um dos processos para que você foque no que realmente importa: o seu sucesso!

Continue a leitura para descobrir o passo a passo para abrir uma loja de conveniência.

1 – Identifique o tipo de atividade

Definir o tipo de atividade que a sua loja terá é uma das primeiras decisões que devem ser tomadas, antes mesmo de decidir quaisquer outras questões fiscais ou tributárias. Existem três diferentes designações. Porém, a que melhor se encaixa para o setor é o comércio, uma vez que este é destinado para a comercialização de produtos.

2 – Escolha a natureza jurídica

A natureza jurídica da sua loja ajudará a definir o regime jurídico que melhor se enquadra com o seu tipo de negócio.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é indispensável, uma vez que cada uma dessas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira a seguir alguns tipos de naturezas jurídicas para empresas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. A pessoa física é titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): Modelo que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular.

3 – Defina o porte da loja de conveniência

O porte de uma empresa é definido a partir do faturamento dela. As opções e exigências são:

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$ 81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$ 360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$ 360 mil e vai até R$ 4,8 milhões.

4 – Separe os documentos necessários para abrir uma loja de conveniência

Para abrir uma loja de conveniência é obrigatório a apresentação de documentos importantes. Alguns desses documentos possuem data de validade e, por isso, contam com prazos determinados para serem entregues.

Os documentos necessários para abrir uma empresa são:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Contrato Social;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade ou da área de atuação.

Após reuni-los, o empreendedor deve levar os documentos até a Junta Comercial do Estado para que eles possam ser protocolados. Assim, sua empresa será registrada perante os órgãos oficiais.

Também é importante ressaltar que para solicitar o Alvará de Funcionamento será preciso apresentar alguns outros documentos, que são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

O alvará de funcionamento pode ser solicitado gratuitamente pela internet e este documento será emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

montar uma loja de conveniência

5 – Abra um CNPJ para a loja de conveniência

Abrir um CNPJ para uma loja é muito simples. Ao registrar a empresa na Junta Comercial, o empreendedor receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado ao entrar no site da Receita Federal no ato de abertura do CNPJ.

Dentro do site, faça o download do Programa Básico de Entrada, imprima, preencha o documento e o envio pelos Correios para a Receita Federal. O empreendedor também pode levar o documento pessoalmente.

Como montar uma loja de conveniência com sócios?

Caso você queira abrir uma loja de conveniência com sócios, além dos documentos já citados, será necessário apresentar alguns outros de cada sócio. São eles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Há diversos tipos societários que o empreendedor pode escolher. O ideal é avaliar o momento e as condições da empresa antes de realizar essa escolha.

Como divulgar uma loja de conveniência?

Além da localização, como citamos anteriormente, outro fator determinante para o sucesso de um negócio são as formas de divulgação. Para uma loja de conveniência, a melhor opção é usar a internet e as redes sociais ao seu favor.

Crie estratégias de divulgação baseadas em um plano de marketing conciso. Use técnicas de persuasão e agregue valor aos seus produtos por meio das redes sociais. Mostre ao consumidor as facilidades que ele terá ao optar por comprar seus produtos mais emergentes em uma loja de conveniência. Todos esses fatores são grandes diferenciais para o seu negócio.

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