Você está precisando de uma ferramenta eficiente que aumente a produtividade da sua empresa? Então este texto é para você. Entenda o que é balanced scorecard.
O balanced scorecard te ajuda a encontrar o equilíbrio entre as funções do seu negócio, a estabelecer suas metas e objetivos de forma mais transparente possível e, claro, colocar os seus planos em prática durante o dia a dia da sua empresa.
Neste artigo, vamos explicar:
- O que é balanced scorecard?
- Quais as vantagens do balanced scorecard?
- Como colocar em prática a ferramenta?
Boa leitura!
Mas afinal, o que é balanced scorecard?
Desenvolvido pelos professores da escola de negócios de Harvard, David Norton e Robert Kaplan, o balanced scorecard é um procedimento voltado para a gestão de desempenho e que tem como finalidade criar um quadro de estratégias que busca equilibrar os objetivos, as metas e os indicadores da sua empresa.
David e Robert desenvolveram esse conceito com o objetivo de criar um recurso que auxilie o gerenciamento durante o desenvolvimento dos negócios.
Essa metodologia foi criada para substituir formas obsoletas e de visão limitada que eram utilizadas na hora medir o desempenho e o crescimento de uma empresa, muitas vezes levando em conta apenas os resultados contábeis na hora de fazer o balanço.
Muitas dessas formas não levavam em conta as complexidades que fazem parte do ambiente dos negócios, em que são constantemente influenciados por uma série de fatores e variáveis.
Podemos ver que essa metodologia se constitui mais completa, ao passo que tenta dar conta da dinâmica complexa dos negócios, ao invés de acreditar que apenas o faturamento imediato diz tudo sobre o crescimento de determinada empresa.
Todo mundo conhece pelo menos um caso de uma grande empresa, que dominou determinado nicho de mercado durante um tempo e sua marca chegou a habitar o imaginário de toda a população, mas aí de repente ela não suportou a concorrência e veio a falência.
Muitas vezes a visão limitada na hora de fazer o balanço, levando apenas o lucro imediato em consideração, tem uma grande parcela de culpa nisso.
Uma boa avaliação de desempenho e que busque o equilíbrio precisa levar em conta diversos fatores além do lucro como, por exemplo, a opinião dos consumidores, a quantas andam os processos internos da empresa e as tendências de mercado que exigem inovação.
O que compõe o balanced scorecard?
O balanced scorecard é a ferramenta ideal para que você expanda a visão, otimize os processos e consiga fazer sua empresa crescer. Ele é constituído por:
- Mapa de estratégias com a finalidade de resumir os objetivos da empresa
- Objetivo principal dentre as estratégias da empresa
- Metas que constituem as etapas que precisam ser superadas para atingir os objetivos
- indicadores que tem o papel de acompanhar o desempenho durante as operações
- Plano de ação que distribui as tarefas entre a equipe e define prazos concretos para o cumprimento de todas as etapas anteriores
Quais vantagens a minha empresa terá ao utilizar o balanced scorecard?
Você já percebeu que terá diversas vantagens ao utilizar o balanced scorecard na sua empresa, mesmo assim listamos mais algumas para você.
- Ajuda a criar um planejamento mais transparente e objetivo
- Auxilia na comunicação tanto interna quanto externa
- Aumenta o comprometimento da equipe para com os objetivos e metas
- Garante inovação e melhorias contínuas
- Reúne em um só método diversos indicadores essenciais para analisar o cenário atual e traçar os objetivos de crescimento da empresa
Como implementar o balanced scorecard na minha empresa
Agora que você já sabe o que é, para que serve e as vantagens do o balanced scorecard, chegou a hora de saber como implementar. Comece definindo suas estratégias, incluindo seus objetivos e metas, e proposta de valor. Você pode complexificar sua tabela a partir das necessidades da sua empresa indicando, por exemplo, quais metas tem relação de dependência com outras.
Abaixo listamos os principais elementos que devem conter o formato simplificado de quatro dimensões do balanced scorecard.
- Avaliação dos objetivos financeiros em três etapas: curto, médio e longo prazo.
- Ponto de vista do cliente com por exemplo: cartela de clientes fidelizados, clientes satisfeitos, retorno financeiro partindo do público-alvo e qual o market share da empresa no mercado em que atua.
- Avaliação dos processos internos: deve levar em conta as operações, as inovações e o pós-venda da empresa.
- Avaliação de desenvolvimento da empresa: nessa etapa é muito importante que seja avaliado como a empresa vem acumulando experiência e desenvolvendo habilidades para atingir suas metas e objetivos.
Para colocar o balanced scorecard em prática é necessário que as estratégias sejam feitas com cuidado e de forma bem pensada e para te ajudar nessa tarefa indicamos que leia este artigo sobre como implementar um bom planejamento estratégico.
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