Skip to content

O que é ser um empreendedor? Conceito, características e competências

O que você verá neste artigo:

Ser empreendedor é muito mais do que gerenciar um negócio. É também desenvolver atributos para conquistar o sucesso com mais facilidade. Entenda, neste artigo, quais são as competências necessárias para ser um empreendedor!

O renomado pesquisador Louis Jacques Filion explica que o empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões, ou seja, ele pensa, planeja e age. Em todos esses processos, é essencial que a pessoa desenvolva suas tarefas levando em consideração algumas competências necessárias para ser um empreendedor. Aqui você aprenderá:

  • O que é empreendedorismo?;
  • O que é ser um empreendedor?;
  • Características de um empreendedor;
  • Quais são as vantagens de ser um empreendedor?;
  • Quais são as dificuldades de empreender?;
  • Competências necessárias para ser um empreendedor.

Boa leitura!

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é o ato de empreender, ou seja, fazer algo novo e diferente dentro de um mercado, de uma empresa ou para a sociedade. No mundo dos negócios, o termo se refere à busca por novas oportunidades por meio da criatividade e da inovação.

Ou seja, o empreendedorismo possui características como a proatividade e a inovação. 

O conceito surgiu no século XVII na França como “entrepreneur“. Os criadores do termo foram os economistas franceses Jean Baptiste Say e Richard Cantillon, que foram pioneiros ao escrever sobre o assunto. Na época, eles afirmaram que o empreendedor era aquele que reunia capacidade de produção, gestão e de assumir risco.

Já em 1942, Joseph Schumpeter associou, no livro “Capitalismo, Socialismo e Democracia”, o empreendedorismo ao desenvolvimento econômico. Para ele, o empreendedor era responsável pelo processo de destruição criativa: destruir o velho para se criar novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados.

No entanto, atualmente, o termo não significa apenas o surgimento de novos negócios. O empreendedorismo pode atuar dentro de empresas já existentes, conhecidos como empreendedorismo corporativo e intraempreendedorismo.

O que é ser um empreendedor?

Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio. É aquele que sabe identificar as oportunidades e transformá-las em uma organização lucrativa.

Louis Jacques Filion, PhD em empreendedorismo, explica que “empreendedor é uma pessoa criativa (…) marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos (…) e que mantém alto nível de consciência do ambiente em que vive, usando-a para detectar oportunidades de negócios”.

Ainda segundo o especialista, o empreendedor é uma pessoa ativamente estudiosa e que segue observando possíveis oportunidades de negócios. Além disso, é uma pessoa que tem iniciativa para tomar decisões moderadamente arriscadas. De forma geral, o PhD enfatiza que um empreendedor “é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.

Quais são as características de um empreendedor?

Confira algumas características encontradas no perfil de um empreendedor!

  • Otimismo: não confunda otimista com sonhador. O otimista sempre espera o melhor e acredita que tudo vai dar certo no final, mas faz de tudo para chegar aos seus objetivos. Isso inclui, claro, mudanças em seu negócio. Já o sonhador não enxerga riscos e, mesmo que seu negócio esteja falindo, continua fazendo a mesma coisa por acreditar cegamente que basta sonhar para realizar;
  • Autoconfiança: acreditar em si mesmo é fundamental para valorizar seus próprios talentos e defender suas opiniões;
  • Flexibilidade: ter jogo de cintura para se adaptar aos diferentes cenários, estar aberto para mudar de ideia e aceitar o contraditório;
  • Coragem: sem temer fracasso e rejeição, um empreendedor faz tudo o que for necessário para ser bem sucedido. No entanto, essa característica não impede que sejam cautelosos e precavidos contra o risco, mas os faz entender a possibilidade de falhar;
  • Ambição: querer sempre mais e buscar o desenvolvimento constante. Estudar as principais tendências e se especializar cada vez mais;
  • Persistência e resiliência: motivado, convicto e entusiasmado, um bom empreendedor pode resistir a todos os obstáculos até que as coisas finalmente entrem nos eixos. Ele não desiste facilmente, supera desafios e segue até o fim, sempre perseverante;
  • Liderança: saber motivar, delegar funções e responsabilidades, aceitar e compartilhar ideias e inspirar;
  • Organização: montar e seguir o planejamento criado, saber gerir seu tempo, ter uma rotina muito bem definida, cumprir prazos e antecipar ameaças e oportunidades

Quais são as vantagens de ser um empreendedor?

É comum que no dia a dia as pessoas encontrem mais dificuldades do que motivações para empreender. E economia que não está excelente, a política que vive em conflito, a falta de recursos financeiros para abrir uma empresa.

Tudo isso, de fato, pode ser real. No entanto, um bom empreendedor vê sempre o copo meio cheio. É da esperança que ele tira todos os recursos para seguir adiante em busca do seu sonho.

Sabemos que nem sempre é fácil encontrar as motivações necessárias. Por isso, decidimos dar um empurrão para te ajudar listando o que você necessita para buscar o seu sonho. 

“Se não agora, quando?”

A atriz Emma Watson durante um discurso emocionante disse a frase: “se não agora, quando?”. Essa é uma frase que realmente deve impactar quem deseja abrir o próprio negócio.

Muitas vezes, a pessoa tem uma excelente ideia de negócio, mas acaba postergando e usando diversas desculpas para isso. Ocorre que entrar em uma jornada insegura, como empreender, realmente dá medo. Só que seu sonho só será concretizado quando você realmente enfrentar os fantasmas que prende ao medo.

Acredite na sua ideia

Imagine se Reed Hastings e Marc Randolph não tivessem acreditado em sua ideia? É provável que não tivessem desenvolvido a Netflix. Podemos listar outras diversas pessoas que mudaram nossa vida, mas não vamos fazer isso.

O que é necessário destacar é que todas elas têm algo em comum: elas superaram o medo e acreditaram com muita fé e suas ideias. O resultado? Uber, Airbnb, Facebook, Netflix e outras diversas empresas de sucesso. Acreditar na sua ideia é a motivação essencial para empreender.

Trabalhe com o que realmente ama

A maioria das pessoas passam toda uma vida trabalhando com o que não gostam. Por isso, ser empreendedor te proporcionará a vantagem de trabalhar com o que realmente ama e somente isso deve ser levado como uma motivação importante para empreender.

Quais são as dificuldades de empreender?

Em uma conversa sincera sobre empreendedorismo, não podemos deixar de falar sobre as dificuldades, certo? Listamos alguns pontos que acreditamos que nossos leitores precisam saber!

Investimento

O investimento inicial pode ser um problema para quem está começando e não conta com orçamento pessoal para investir em seu negócio. No entanto, é importante destacar que uma boa ideia pode atrair investidores externos. Além disso, pensar em adquirir investimento por meio de bancos ou órgãos públicos pode ser uma opção interessante.

Planejamento estratégico

O número de empresas que acabam encerrando suas atividades antes dos três anos é alto. Isso ocorre, pois novos empreendedores acabam não desenvolvendo um plano de negócio ou um planejamento estratégico. Esses documentos são essenciais para uma jornada empreendedora mais segura.

Muito trabalho

Muitas pessoas pensam que sendo donos dos próprios negócios vão trabalhar menos. Isso é um erro que não deve ser cometido. O empreendedor trabalha muito e, por vezes, muito mais do que quem é colaborador. Isso porque ele precisa estar atento a tudo que ocorre dentro da sua empresa.

Quais são as competências necessárias para ser um empreendedor?

Afinal, existem alguns atributos que permitem ter uma postura mais decisiva e uma visão mais estratégica para obter o sucesso. Sabendo da importância de conhecer as características de empreendedores de sucesso, decidimos selecionar, com a ajuda do SEBRAE, 10 características que todos novos empreendedores devem desenvolver. Vamos lá?

Iniciativa

Uma característica que pode ser encontrada em empreendedores de sucesso é a iniciativa para enxergar oportunidades em lugares que poucas pessoas procuraram. Além disso, ele também tem iniciativa para ir em busca do que realmente deseja. Uma pessoa empreendedora jamais vai esperar que os outros resolvam seus problemas. Ela tem total clareza que precisa buscar seu sucesso e não esperar que o sucesso venha até ela.

Correr riscos  

A maioria das pessoas sofre com um medo paralisante e não conseguem arriscar e mudar. Já o empreendedor tem em mente que correr riscos, moderados, é necessário. No entanto, não se engane. Ele não é uma pessoa inconsequente. Muito pelo contrário. Os riscos que ele corre são calculados, ou seja, o profissional analisa, com cuidado, todo o cenário e verifica qual a chance de sucesso e fracasso. Somente a partir disso, ele decide se arriscar em novas oportunidades de negócios.

Persistência

Empreender é um caminho muito longo no qual o profissional irá se deparar com vitórias e fracassos. É bem provável que em determinados momentos ele pense em desistir. Contudo, sua vontade de conquistar o sucesso é muito maior. Então, ele encontra dentro de si recursos para seguir adiante. A executiva Lisa M. Amos explica que “os empreendedores falham, em média, 3,8 vezes antes do sucesso final. O que separa os bem-sucedidos dos outros é a persistência”.

Buscar informações

Atento ao mercado, o empreendedor se envolve pessoalmente na análise do cenário no qual está inserido. Por isso, ele está sempre se atualizando e pesquisando sobre seus clientes, fornecedores e sobre o próprio negócio. Ele realiza constantemente pesquisas de mercado, participa de congressos, eventos e também faz cursos para se manter atualizado.

Planejar e monitorar

Empreendedores de sucesso realizam todas as suas tarefas com muita organização. Eles estipulam prazos e seguem um cronograma de prioridade. Outra questão importante é que todos os negócios são realizados com monitoramento de resultados. Desta forma, os profissionais conseguem analisar quando estão seguindo o caminho certo ou não. Quando percebem que os resultados não são bons, eles não têm medo de reavaliar suas estratégias.

Exigência de qualidade

Os profissionais com característica empreendedora desenvolvem métodos que são capazes de mensurar a qualidade de todo o processo de produção de um produto ou serviço. Eles ainda estão sempre procurando maneiras de fazer as coisas com mais agilidade, menos custos e com mais qualidade.

Rede de contatos

Nomes renomados do empreendedorismo sabem que, vivendo em sociedade, não é possível conquistar o sucesso sozinhos. Sendo assim, todos possuem uma boa rede de contatos. Eles frequentam eventos, congressos e festas sociais do setor no qual estão inseridos procurando conhecer novas pessoas.

Os contatos são extremamente importantes para os empreendedores, pois, além de permitirem ter acesso às novidades do mercado, podem possibilitar novas parcerias e negócios.

Metas estabelecidas

“Quando não se sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. A frase é uma das mais usadas em eventos de empreendedorismo para explicar a importância de ter objetivos e metas. Empreendedores de sucesso só trabalham com objetivos muito bem definidos e com metas claras.

É interessante destacar que objetivo e meta têm conceitos diferentes. Objetivo é exatamente onde se quer chegar. Já as metas definem os caminhos necessários para chegar até o objetivo.

Comprometimento

Ser comprometido não é uma característica simples, pois envolve estar 100% inteiro e sacrifícios pessoais. Contudo, ela é fundamental para quem busca o sucesso. O empreendedor, além de se comprometer em se entregar 100%, também se responsabiliza pelos sucessos e fracassos tanto das decisões da equipe quanto suas.

Autoconfiança e independência

As duas características são extremamente relevantes para um empreendedor. Isso porque a autoconfiança permite que ele possa agir com mais liberdade. Já a independência faz com que ele siga pelo caminho que realmente acredita. Ou seja, as duas características juntas fazem com que o profissional se destaque em tudo o que faz.

Por fim, vale lembrar que ter as competências necessárias para ser um empreendedor é essencial, mas não é só isso. A jornada empreendedora exige muito conhecimento. Sendo assim, nossa recomendação é que você continue buscando saber mais sobre o mundo dos negócios.

Baixe o e-book “Como abrir uma empresa”

Vai abrir uma empresa, mas não sabe por onde começar? Saiba que esse é um processo bem burocrático, que não envolve apenas a criação e estruturação do mix de marketing. São exigidos o cumprimento de exigências e muitas burocracias. Mas, não desanime, o Abertura Simples desburocratiza o processo para você! Faça o download grátis do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e tenha acesso exclusivo ao passo a passo de como abrir uma empresa. Baixe agora mesmo, é grátis!

Abertura Simples

Ficou com alguma dúvida? O Abertura Simples está aqui para te ajudar! Nossa equipe está à disposição para atender e responder a todos os seus questionamentos.

Entre as diversas vantagens do Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo.

Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como Alvará de Funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

2 Comments


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.