Entenda tudo sobre o Outbound Marketing para contadores e como utilizar essa estratégia no seu negócio contábil para conseguir novos clientes
A aquisição de novos clientes é dos processos mais importantes para escritórios contábeis. Afinal, o cliente é aquilo que justifica a existência do contador. Porém, muitos ainda dependem unica e exclusivamente da indicação. Ficar esperando que o cliente caia dos céus já não é mais uma opção, a concorrência é grande e quem não corre fica para trás.
Uma estratégia que pode dar muitos resultados e ajudar os contadores na prospecção (também conhecida como pré-venda) é o Outbound Marketing. No artigo abaixo vou explicar para você:
- O que é o Outbound Marketing para contadores;
- Diferença entre o Outbound Marketing e o Inbound Marketing;
- Vantagens do Outbound Marketing para contadores;
- Como implementar o Outbound Marketing para contadores;
- Principais estratégias de Outbound Marketing para contadores.
Não fique preso ao passado pensando apenas na indicação para conseguir alavancar a receita do seu escritório. Conheça a estratégia que pode revolucionar o seu negócio. Entenda o Outbound Marketing para contadores a seguir:
O que é Outbound Marketing para Contadores?
Também conhecido como marketing tradicional, o Outbound Marketing é uma estratégia voltada principalmente a prospecção de clientes de forma ativa. Ou seja, todas suas ações são dedicadas a ir atrás de um público definido, afim de atingir essa parcela para a compra de seus serviços.
Você pode não estar familiarizado com o termo, mas todos os dias somos impactados por ele. Sabem as propagandas na televisão, outdoors, panfletos distribuídos nas ruas e telemarketing que te ligam? Todas essas ações fazem parte do Outbound.
Além de todos esses meios, também é possível encontrar o Outbound no ambiente virtual. Quando você está assistindo um vídeo na internet e é interrompido por um anúncio, ou quando pop-ups surgem nos sites que você acessa, também está sendo impactado pelas ações do Outbound Marketing.
Para algumas pessoas, suas estratégias podem ser um pouco invasivas, porém ele está mais presente na nossa rotina do que imaginamos. Sem elas, pode levar até mais tempo para que as pessoas conheçam e confiem na sua empresa.
Um dos motivos de insatisfação e surgimento do mito de que “outbound não dá resultado” é por conta da falta de segmentação. Por isso, é necessário falar com as pessoas certas para que essa estratégia não fique com uma má fama.
Qual a diferença entre o Outbound Marketing e o Inbound Marketing?
Como dissemos, o Outbound utiliza uma lógica de ir atrás do cliente. Totalmente oposto ao Inbound, que se trata justamente de atrair os clientes sem precisar ir atrás deles ativamente, e sim despertando o interesse deles para que os mesmos vão até a empresa. De uma forma mais objetiva, o Outbound seria a prospecção ativa, enquanto o Inbound é a passiva.
De um lado, o Inbound Marketing para contadores trabalha com foco em conteúdo, seja para educação ou entretenimento do público. Sua prioridade é nutrir e informar o público até que se tornem potenciais clientes. Do outro, o Outbound tem o foco total na propaganda, na divulgação direta do serviço (ou produto).
O curioso é que você pode (e deve) mesclar as duas metodologias em seu escritório contábil. Você não precisa ter que escolher, e sim adotar ambas para suas estratégias de marketing. Tudo vai depender do perfil dos seus clientes e também da equipe de vendas que você possui para ir ou não atrás desses clientes.
Vantagens do Outbound Marketing para contadores
Como qualquer estratégia, o Outbound possui alguns problemas. Como dissemos, algumas pessoas acreditam que ela é incômoda, podendo até chegar a ignorar seus esforços, como acontece muitas vezes com as propagandas do Youtube que são rejeitadas após 5 segundos. Além disso, a estratégia pode ter um custo um pouco mais alto do que o Inbound. Porém, se feita de forma correta, pode apresentar diversas vantagens, como:
Variedade de profissionais na área
Esse mercado já existe há muitos anos; o que não falta no mundo são vendedores! Porém, a área de inteligência comercial surgiu há pouco tempo. Por isso, as velhas funções já são conhecidas por profissionais da área, só precisam ser mais bem pensadas e combinadas para serem efetivas.
ROI mais rápido
Geralmente, a estratégia de Inbound leva mais tempo para trazer retorno aos investimentos. É necessário ter paciência, dedicação e sempre mensuração. Porém, as estratégias de Outbound conseguem trazer um retorno bem mais rápido.
Enquanto o Inbound tem um retorno de médio a longo prazo, o Outbound consegue trazer clientes para sua empresa assim que a empresa começar a prospectar. Portanto, o retorno sobre investimento se dá de maneira bem mais rápida.
Contato assertivo
Como dissemos, é necessário segmentar os contatos com quem vai falar. Com essa personalização do contato, a conversão final se torna mais fácil, logo que o vendedor estará falando diretamente com a pessoa certa.
Além disso, o vendedor se mostrará mais como um consultor quando ele começar a aplicar o Outbound. Se ele se posicionar como um especialista no mercado, entendendo as dores do cliente, se tornará um verdadeiro representante de Outbound e terá mais chances de conversão.
Mensuração facilitada
Outro benefício é conseguir mensurar e validar se sua estratégia está dando certo. Logo que sua empresa estará em contato com muitas pessoas, será possível mensurar se a estratégia e comunicação fazem sentido.
Além disso, caso você opte por utilizar um sistema de vendas, como o do Abertura Simples (dedicado a contadores associados), ficará muito mais fácil mensurar os resultados como taxa de rejeição, prospecção e muito mais.
Como implementar o Outbound Marketing para contadores?
O primeiro passo é definir o cliente ideal para o seu escritório. Ele será a base para que você direcione sua estratégia, por isso é importante focar na pessoa certa. Pense no porte (tamanho, estrutura), ramo de atuação, localização geográfica e outros fatores que também ajudem a entender qual será a estratégia utilizada.
Muitos contadores erram, por exemplo, fazendo propaganda do seu serviço direcionado para funcionários da empresa que não são tomadores de decisão, e que muitas vezes nem são da área responsável por contratar o seu serviço.
Em seguida, é necessário definir quais serão as estratégias e canais que você utilizará. É possível implementar o Outbound sem precisar gastar tanto, porém ele ainda é um meio mais caro do que o Inbound. Por isso, a escolha deve ser feita com cuidado e, se possível, com o auxílio de um profissional de marketing.
Principais estratégias de Outbound Marketing para contadores
Você pode ter chegado até aqui pensando que o Outbound é uma estratégia antiquada. Porém ele conseguiu se adaptar muito bem às novas tecnologias!
Na internet, é possível coletar informações importantes sobre os prospects, o que torna a aproximação da equipe comercial mais pessoal e assertiva. Aumentando, assim, a efetividade das estratégias de Outbound Marketing para contadores.
Confira abaixo as principais que você pode começar agora mesmo na sua empresa contábil:
Email marketing
Você provavelmente recebe alguns email marketing de empresas na sua caixa de entrada, certo? Essa é uma das principais técnicas de Outbound Marketing na internet, pois é uma oferta de serviço que vai atrás do seu potencial cliente. Confira algumas dicas para utilizar a estratégia de email marketing de forma criativa.
Telemarketing
A ligação e prospecção ativa de clientes por meio do telefone é uma das tarefas desse tipo de estratégia. É necessário criar um roteiro para o time de vendas, com todos os pontos principais alinhados. Mas dê também autonomia para que eles tenham um atendimento personalizado para cada situação e cliente.
Links Patrocinados
A criação de anúncios para mecanismos de busca, como o próprio Google, é uma forma de atrair tráfego para o seu site e também uma estratégia de Outbound. O essencial é ter uma página com formulário, onde seus visitantes se transformem em leads.
Saiba tudo sobre o que são leads com o nosso ebook exclusivo:
Anúncios em mídias sociais
Além dos links patrocinados, é possível também fazer anúncios nas redes sociais e fazer a prospecção ativa de leads. Assim como nos links patrocinados, você consegue chegar até as pessoas certas, segmentando por local, interesse, faixa etária e muito mais.
Mala direta
Alguns acham que o correio é uma coisa antiquada, mas ainda pode ser uma forma de cativar o seu público. Todo mundo gosta de receber coisas, e com a era da internet, ter algo palpável para mandar aos seus potenciais clientes pode fazer toda diferença.
Eventos
Eventos também são uma ótima oportunidade de alcançar seu público, especialmente aqueles eventos de nichos, voltados a empreendedores. Quando puder, participe de algum e leve sua marca com você. Seja fazendo networking e entregando o seu cartão de visitas, oferecendo um brinde, como uma caneta, ou seja com um estande.
Bônus – LinkedIn
Essa rede social é muito utilizada para o ramo profissional, e alguns contadores escolhem ela para aumentar sua carteira de clientes. Como o LinkedIn é uma rede mais segmentada pois trata somente de relações profissionais, é um pouco mais fácil identificar o público que você deseja lidar e também de conseguir prospectar novos leads. Saiba como utilizar essa tecnologia para melhorar seus negócios clicando aqui.
Pronto para começar a estratégia de Outbound Marketing para contadores? Já conhecia esse método de captação de novos clientes? Se ficou com alguma dúvida, não esqueça de comentar abaixo e acompanhar os outros materiais do Abertura Simples.
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