Veja como promover a sustentabilidade no escritório de contabilidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você acredita que seu escritório está produzindo um impacto negativo no meio ambiente? Saiba como promover a sustentabilidade no escritório de contabilidade!

A sustentabilidade é um conjunto de ações que visam suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a futura. Para ter uma ideia da importância do tema, em julho de 2019, a Global Footprint Network (GFN), organização responsável por realizar pesquisa sobre a sobrecarga da terra, alertou que começamos a utilizar mais recursos do que a terra é capaz de regenerar.

A instituição, na época, alertou que se continuarmos consumindo desenfreadamente estaremos consumindo 1,7 dos recursos naturais da terra até o fim de 2019. Diante dos dados mencionamos, é essencial que todos os atores sociais atuem para reduzir o consumo visando o bem-estar na próxima geração.

Neste caso, promover sustentabilidade na empresa é uma responsabilidade social e que também pode acabar impactando na agregação de valor para a marca. Já que a preocupação social poderá ser bem vista por seu público-alvo.

No artigo “A sustentabilidade empresarial como vantagem competitiva em branding”, os autores Larissa Fontoura Berlato, Fabiane Saussen e Luiz Salomão Ribas Gomez, explicam que “a sustentabilidade como prática no setor empresarial, além de contribuir para melhorias no meio ambiente e para a construção de uma sociedade mais justa, possibilita novas políticas de estratégia em branding”.

Conheça algumas dicas simples que podem promover a sustentabilidade no escritório de contabilidade

Muitos gestores acabam deixando de lado a questão da sustentabilidade, pois acreditam que a implantação de mudanças pode impactar em um alto investimento financeiro. Contudo, esta é uma ideia errônea e que deve ser desconstruída visando o bem-estar social.

A verdade é que por meio de algumas atitudes simples já é possível reduzir o impacto negativo que a empresa gera no planeta. Para provar o que afirmamos, decidimos compartilhar 5 atitudes simples que vão ajudar iniciar a implantar a sustentabilidade na empresa. Confira!

1. Adotar papéis recicláveis

Ainda que muitos processos já não exijam a impressão, há muitas empresas que ainda precisam disso para desenvolver suas tarefas. Com isso, elas acabam usando uma elevada quantidade de papel.

Para reduzir este impacto, a recomendação é adotar o uso de papéis recicláveis. Esses são importantes, pois reduzem o desmatamento e o uso de água para suas produções.

2. Incentivar que cada tenha seu copo

Imagine que cada colaborador utiliza dois copos por dia. Se uma empresa tem, por exemplo, 20 colaboradores, a empresa estará consumindo 200 copos nos cinco dias da semana e 4.000 durante os dias úteis mensais. Muito né? Ainda mais quando pensamos que um copo descartável demora até 400 anos para de decompor.

Para que a empresa não prejudique o meio ambiente, ela pode incentivar que seus colaboradores levem para o trabalho suas próprias garrafinhas de água e suas canecas para tomar café.  

3. Adote a coleta seletiva

A coleta seletiva faz com que os recursos possam ser reutilizados e isso é essencial para reduzir o consumo. Além disso, a coleta ainda reduz a contaminação, promove empregos e educação. Para colocar em prática, basta que a empresa faça um planejamento, veja onde possa descartar adequadamente o lixo separado e coloque as latas para que os colaboradores possam fazer o descarte correto.

4. Incentive a redução de água, papel e energia

É fundamental que a empresa divulgue para os seus colaboradores que haverá mudanças e explique os motivos para que todos possam se conscientizar da importância das mudanças. Na comunicação interna, é interessante trabalhar para incentivar a redução de água, energia e papel.

5. Respeite a diversidade

Para finalizar, é necessário lembrar que sustentabilidade na empresa também está ligada ao respeito às diversidades, como racial, de gênero, orientação sexual etc. Afinal, a mudança que geramos agora, de respeito ao próximo, terá um impacto para um futuro melhor.

Curtiu conhecer como colocar em prática a sustentabilidade no escritório de contabilidade? Que tal continua estudando outros pontos que você pode melhorar no seu escritório? Leia nosso artigo e “saiba mais sobre marketing digital para escritório de contabilidade”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário