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Entenda como a SWOT para contadores pode ajudar na sua estratégia

O que você verá neste artigo:

Investir em uma solução ou em uma mudança exige uma análise criteriosa do mercado. A SWOT para contadores é uma ferramenta fundamental para entender o cenário no qual a mudança será realizada

Imagine viajar para um país no qual você não domina o idioma, não entende a cultura e não tem GPS para se locomover? É muito provável que você se perca e acabe passando por diversas dificuldades.

Quando pensamos em uma mudança dentro da empresa ou até mesmo o lançamento de um projeto, produto ou serviço, a lógica é a mesma.

Realizar o investimento sem qualquer noção do cenário é como se arriscar em uma viagem no qual você não faz ideia do que pode acontecer.

Por isso, é fundamental ter o conhecimento do cenário interno e externo no qual o projeto, produto ou serviço será implantado.

A análise SWOT para contadores é justamente uma ferramenta que atua como um GPS, ou seja, ela permite que o profissional consiga analisar o cenário como um todo e encontre o caminho mais adequado para o sucesso.

Afinal, como funciona a análise SWOT para contadores?

A ferramenta é utilizada em gestão de projetos e auxilia na tomada de decisão. Em português, as siglas SWOT significam: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

Ou seja, durante a SWOT o profissional consegue analisar, por exemplo, quais são as forças do projeto, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças.

De forma prática, a análise possibilita entender o mercado, a economia, as questões sociais e culturais e muito mais. Diante disso, é possível ter uma ideia completa dos cenários internos e externos que favorecem ou desfavorecem a implantação do projeto.

Como desenvolver uma análise SWOT para contadores?

Supondo que um contador decida lançar o serviço de contabilidade consultiva em seu escritório. Para isso, ele decide realizar uma análise SWOT para verificar se realmente vale a pena ou não lançar o serviço.

Neste caso, ele precisará realizar seis passos para desenvolver a análise SWOT para contadores. Abaixo listamos cada passo e explicamos mais sobre cada um.

Brainstorm

A análise não deve ser algo trabalhoso e demorado. Longe disso. Deve ser algo simples e rápido. Desta forma, o contador deve reunir a equipe e deixar que as ideias sobre o projeto sejam expressadas livremente.

A reunião deve levar em conta também os conhecimentos da equipe sobre a gestão e o marketing da empresa. Afinal, essas informações serão essenciais para criar um panorama do cenário.

Lista dos fatores internos

Aqui a Força e Fraqueza devem ser investigadas, mas isso deve ser feito para o ambiente interno da empresa. Por exemplo, o contador que deseja lançar o serviço consultivo, deve analisar quais são os fatores dentro do seu escritório que podem ser positivos e negativos para isso.

Neste caso, ele deveria verificar questões, como: o escritório tem um profissional adequado para realizar a consultoria? Há um software adequado para isso? Os clientes do escritório realmente querem o serviço? E por aí vai..

Lista dos fatores externos

Neste tópico é necessário analisar os fatores externos (as oportunidades e ameaças) nos quais as empresas não podem influenciar. Tudo que não pode ser influenciado pela empresa e pode impacta-lá deve ser analisado. Por exemplo, concorrentes, economia, mercado, cliente, sociedade, cultura etc.

Desenvolvimento da matriz

Todas as informações adquiridas durante as reuniões e análises devem ser resumidas dentro de uma matriz que permita visualizá-las de forma rápida.

Selecione as informações, resuma em tópicos e em ordem de relevância. Em seguida, desenvolva a matriz. No quadro acima, selecione os fatores internos (forças e fraquezas). Já na parte de baixo os fatores externos (oportunidades e ameaças).

Confira a viabilidade do projeto

Após a obtenção das informações, o profissional conseguirá compreender se o projeto realmente tem viabilidade. Por exemplo, supondo que ao realizar a análise, a equipe chegou à conclusão que não há público para o serviço. Neste caso, não faz sentido realizar o lançamento.

Crie estratégias

A partir dos dados obtidos, será necessário entender quais problemas deverão ser enfrentados para a implantação do projeto. Neste caso, a equipe deverá criar estratégias eficientes para superar os obstáculos e conquistar o sucesso.

Agora que você sabe o que é uma análise SWOT para contadores e como realizar a sua, que tal continuar lendo sobre conteúdo de gestão contábil? Leia nosso artigo com 5 dicas fundamentais sobre como ser um gestor contábil. 

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