Saiba como abrir empresa em Caldas Novas e tenha sua própria empresa!

Abrir empresa em Caldas Novas é um sonho que já está cada vez mais próximo da realidade de algumas pessoas. Porém, muitas pessoas ainda se assustam com a burocracia que todo esse processo leva.

Por isso, separamos aqui todos os passos e documentos necessários para obter sua independência financeira e começar um negócio próprio sem preocupações! Confira a seguir tudo o que você precisa saber para abrir empresa em Caldas Novas:

Sobre Caldas Novas

Caldas Novas é um município do estado de Goiás, com aproximadamente 89 mil habitantes, segundo IBGE. O município é conhecido por ser a maior estância hidrotermal do mundo, com águas que brotam do chão em temperaturas de 43º a 70º.

A principal fonte de renda do município é o turismo, principalmente por conta desse fator. Na alta temporada, a cidade chega a abrigar mais de 500 mil turistas.

A estrutura da cidade conta com muitos hotéis, parques aquáticos, estações de ecoturismo, bares, boates, pousadas, chalés, restaurantes e clubes.

Quais os passos para abrir empresa em Caldas Novas ?

Planejamento

O primeiro passo, e talvez o mais importante para abrir uma empresa de sucesso, é planejar. Muitas vezes, o empreendedor se precipita pensando em abrir o negócio, conseguir um CNPJ, tirar as licenças, e acaba esquecendo dessa etapa.

Para fugir das estatísticas (de acordo com o IBGE, seis de cada dez empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade), é necessário fazer um bom planejamento. Esse é o ponto de partida para determinar o público alvo do seu negócio, estudar a concorrência, o mercado, etc.

A depender desses fatores, isso pode interferir diretamente na estrutura da sua empresa, na forma de atender os clientes, no seu produto ou serviço.

Para desenvolver o seu plano de negócios, separe todos os investimentos que você necessitará para equipamento, material, maquinário e pagamento de funcionários. Além disso, inclua, em escrito, uma pesquisa sobre o mercado, seus principais concorrentes, o seu público alvo e tudo mais que considerar relevante para sua nova empresa.

Principais pontos do Plano de Negócios:

  • Quem é sua empresa, o que ela faz, missão, visão e valores;
  • O que você vende? Descreva os principais produtos ou serviços;
  • Quem serão os seus clientes? Informações sobre o público-alvo;
  • Onde sua empresa ficará localizada? Localização ideal e dados sobre a região em que irá se instalar;
  • Qual estrutura operacional necessária? Todos os investimentos essenciais para iniciar as operações;
  • Quem serão os seus fornecedores? Faça uma lista com potenciais fornecedores e busque o contato de cada um;
  • Montante de capital para investimento e todo dinheiro gasto no início do negócio;
  • Qual será o seu faturamento mensal? Previsão de quanto você pretende receber em retorno à venda dos produtos ou prestação de serviços;
  • Em quanto tempo? Qual será o tempo para que esse capital investido retorne?

Tipos de atividade

Em seguida, é necessário identificar qual o segmento de atividade que deseja. Existem três distinções:

  • Prestação de Serviços: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Industria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio atacadista: voltado à lojistas e Comercio Varejista, direcionado ao consumidor final.

Tipos de Natureza Jurídica

O próximo passo é preciso verificar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Isso representa uma classificação simples que os órgãos públicos criaram para poder identificar as empresas.

Por meio da natureza jurídica, a organização pode ser enquadrada em diferentes programas e receber diferentes benefícios e exigências.

Informar a natureza jurídica no momento de formalizar a empresa é uma questão indispensável, logo que cada uma possui formas diferentes de aplicação das normas. Existem diversas espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas principalmente:

  • Empresário Individual: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples, ou SS: Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.
Foto do Sesc da cidade, representando a contabilidade em Caldas Novas
Fonte: Sesc

Documentos necessários para abrir empresa em Caldas Novas

Os documentos necessários para dar início ao processo de abrir empresa em Caldas Novas são simples.

Para os sócios:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um;
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada;
  • Cópia do certidão de casamento, caso seja casado;
  • 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa:

  • 2 cópias simples do IPTU do Imóvel;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Qual o processo para abrir empresa em Caldas Novas?

Junta Comercial

O primeiro procedimento para abrir empresa em Caldas Novas é reunir a documentação e fazer o registro da empresa na Junta Comercial do seu Estado. Você deverá apresentar uma série de documentos e formulários, e para a região de Caldas Novas, são eles:

  • 3 vias (no caso de empresário, 4 vias) Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto;
  • 1 via do FNC (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2;
  • 1 via do Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial)
  • Documentos requisitados acima;
  • Pagamento de taxas por meio de Guia de Recolhimento (JC) e DARF (CNE).

Assim que aprovado, você receberá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa), contendo o número fixado no ato constitutivo, feito pela Junta Comercial ou Cartório.

CNPJ

Já com o NIRE em mãos, é necessário seguir para o registro da empresa como contribuinte. Ou seja, obter o número do seu CNPJ.

Todo esse processo é feito na Receita Federal, pela internet ou presencialmente. Se preferível de maneira física, é necessário apresentar alguns documentos, que podem ser entregues no ato ou por Sedex para a Secretaria da Receita Federal.

Vale lembrar que Microempreendedores Individuais não precisam seguir esse procedimento. Os MEIs podem fazer a solicitação do CNPJ de maneira automática pelo Portal do Empreendedor.

Inscrição Estadual

Empresas que atuam com a produção de bens e/ou venda de mercadorias precisam da Inscrição Estadual, registro feito na Receita Estadual ou Secretaria Estadual da Fazenda. Este número serve para o recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Esse documento é exigido para empresas dos setores de:

  • Comércio
  • Indústria
  • Serviços de transporte intermunicipal e interestadual
  • Energia
  • Comunicação

A solicitação dessa inscrição deve ser feita pela internet por um contador devidamente pré-autorizado (com senha de acesso).

Inscrição Municipal

Já a Inscrição Municipal é o registro feito junto a Prefeitura Municipal, que serve como uma espécie de permissão de funcionamento. Ela é exigida para empresas que prestam serviços, e tem relação direta com o recolhimento do ISS (Imposto Sobre Serviços).

Alvará de Funcionamento

Todo estabelecimento de prestação de serviços, comércios ou industrias necessita de uma licença prévia do município para poder atuar. O Alvará de Funcionamento é um documento que autoriza a empresa de exercer suas atividades, e ele deve ser solicitado na Prefeitura ou outro órgão governamental municipal.

O empreendedor precisa se atentar a esse documento antes de qualquer locação ou compra de um imóvel para seu novo negócio, logo que é o Alvará quem alega o direito de exercer certas atividades em determinados locais.

Após a concessão do Alvará de Funcionamento, a empresa já está apta para inciar suas operações e seguir com os outros procedimentos específicos, como Cadastro na Previdência Social, Alvará do Corpo de Bombeiros, Alvará da Vigilância Sanitária, CADAN, INPI, entre outros.

Clique no banner e baixe um ebook completo de como abrir empresa em Caldas Novas!

Banner do ebook de como abrir empresa em 2019
Baixe o ebook completo clicando no banner acima!

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que sua empresa seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender a todos as etapas da abertura de empresa sem que você precise sair de casa.

Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e abra sua empresa com a Abertura Simples de forma fácil clicando no botão abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta