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Como abrir uma assistência técnica de informática

O que você verá neste artigo:

Você está com planos para abrir uma assistência técnica de informática? Então, confira tudo o que é necessário e o passo a passo para abrir o seu negócio!

Abrir uma assistência técnica de informática é uma das tendências de negócio do momento. A tecnologia da informação (TI) mudou completamente a forma como as pessoas trabalham, se comunicam e se divertem. O computador tornou-se o personagem central do salto produtivo das empresas, da redução de custos de comunicação e da transmissão de conteúdos interativos.

Essa mudança pôde ser ainda mais notada durante o isolamento social causado em decorrência da pandemia da Covid-19. Afinal, os escritórios passaram a adotar a modalidade home office, o que fez com que mudasse ainda mais o comportamento do usuário dentro das redes.

Foi por meio do universo digital que, nesse período de isolamento, as pessoas mantiveram contato, criaram novas conexões, trabalharam e se informaram ainda mais. Essa ligação entre as pessoas e o mundo tecnológico é, de fato, um processo que não possui volta.

Em vista disso, percebe-se uma grande oportunidade de negócio para técnicos e profissionais com formação em T.I: abrir uma assistência técnica de informática.

abrir assistência técnica de informática

Sobre o mercado de assistência técnica de informática

A dependência que as pessoas possuem sobre os computadores e suas redes é enorme. Hoje, quem necessita desses meios tecnológicos não poupam esforços e nem recursos financeiros para investir em uma boa manutenção dos equipamentos. Assim, eles garantem um bom funcionamento do seu negócio.

Além disso, o mundo digital vive um processo de renovação constante. Rotineiramente, novos softwares, recursos e formas de interatividade são lançados. Atrelado à isso estão as novas necessidades do consumidor, que acabam exigindo a atualização constante dos equipamentos, o que fomenta o mercado cada vez mais.

O mercado de assistência técnica vem acompanhando o forte crescimento da venda de produtos e serviços de tecnologia da informação. De acordo com os dados da Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o mercado brasileiro de software e serviços ocupa hoje a 12ª posição no mercado mundial. Em 2008, o mercado movimentou, aproximadamente, US$15 bilhões.

Deste total, foram movimentados cerca de US$5 bilhões em software e US$10 bilhões em serviços relacionados, incluindo assistência técnica em informática.

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, foi constatado um crescimento de 57,1% em 5 anos neste mercado, bem como um crescimento de 60,2% em lojas que vendem produtos de informática.

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O mercado de TI pós-pandemia

Os impactos causados pela pandemia da Covid-19 fizeram com que o mercado de T.I crescesse significativamente. De acordo com o relatório “Covid-19 – Impact on IT Spending Survey”, realizado no final de 2020 pelo ICS, empresa especializada em inteligência de mercado, apontou crescimento de 7,1% no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). E, também, apontou um crescimento de 9,7% para a área empresarial.

Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 42% das empresas brasileiras disseram que a expectativa é investir ainda mais no setor de tecnologia da informação do que o previsto antes da pandemia. O relatório apontou uma média de crescimento de 6% ao ano em um cenário pré-covid. Agora, essa previsão espera um aumento de 6,8% até o final de 2021.

Esses números apontam um óbvio e constante crescimento no mercado. E a expectativa para os próximos anos também é alta. Principalmente depois que os usuários perceberam o quão necessário é contar com uma boa assistência técnica de informática.

O que é necessário para abrir uma assistência técnica de informática?

Com um mercado que só tende a crescer, para abrir uma assistência técnica de informática é preciso muito mais do que conhecimento, dedicação e boa vontade. É preciso organização, planejamento e boas ideias.

Para ter sucesso no mercado, é indicado seguir uma série de procedimentos, para que o negócio se consolide o quanto antes. Confira a seguir o que é necessário para abrir uma assistência técnica de informática.

1 – Elabore um plano de negócio para a assistência técnica

Nenhum negócio consegue ser levado adiante sem um bom planejamento. Por isso, o plano de negócio é essencial e indispensável para todo aquele empreendedor que almeja o sucesso. É no plano de negócios que deverão ser definidos os tópicos mais importantes da sua empresa, aqueles que nortearão o caminho que a sua empresa percorrerá, tais como:

  • Quais serviços sua empresa irá oferecer;
  • Detalhamento financeiro;
  • As fontes de recurso;
  • O público-alvo;
  • Análise de concorrência;
  • Pesquisa de mercado;
  • Plano de marketing.
abrir Assistência técnica de informática

2 – Escolha a localização do seu negócio

A localização de um negócio é um dos principais requisitos que medirão o sucesso da empresa. O ponto ideal para abrir uma assistência técnica em informática é um local com grande fluxo de pessoas, com boa visualização da sua loja e fácil acesso para os clientes.

Também é indicado que o local seja em grandes centros e, de preferência, em locais próximos a terminais de ônibus ou metrô. Verifique também se o cliente terá facilidade para estacionar, se é próximo aos seus fornecedores e, principalmente, se a região é segura.

Caso opte por bairros residenciais, pesquise se aquela região apresenta interesse e tendência de compra no seu segmento.

Por último, mas não menos importante, também é necessário ficar atento se os aspectos legais e as regularizações estão de acordo com as exigências. Antes de fechar o contrato, consulte a Prefeitura para confirmar se a sua assistência técnica de informática poderá funcionar naquele endereço escolhido.

3 – Defina seu quadro de colaboradores

O número de colaboradores para uma assistência técnica dependerá do tamanho do empreendimento. Porém, geralmente, é necessário que, no início, elenque os seguintes cargos:

  • Gerente: responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque e de comercialização;
  • Recepcionista: responsável pelos atendimentos presencial e telefônico aos clientes;
  • Técnico em informática: responsável pelo conserto dos equipamentos.

Lembre-se que o atendimento é um item que merece uma atenção especial do empreendedor. Afinal, nesse segmento há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com clientes e empresas. Além disso, um bom relacionamento também ajudará na indicação de novos clientes. Por isso, a qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhista com a rotatividade de pessoal.

4 – Invista em estrutura e equipamentos

Para uma estrutura mínima de uma assistência técnica de informática, estima-se ser necessária uma área de 150 m², com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio.

Ao fazer o layout da empresa, o empreendedor deverá levar em consideração a ambientação, decoração, circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, também é importante atentar-se a fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento. Todos esses detalhes causarão uma boa primeira impressão nos clientes.

Já quanto aos equipamentos necessários para abrir uma assistência técnica de informática, destacam-se:

  • Computadores;
  • Estabilizadores;
  • Impressoras;
  • Monitores;
  • Multímetros;
  • Softwares e sistemas operacionais;
  • Ferramentas (chaves Philips, chaves de fenda, alicate, etc);
  • Mesas;
  • Cadeiras;
  • Telefone fixo e celular;
  • Rede de internet;
  • Máquina de cartão;
  • Equipamentos para escritório;
  • Caixa;
  • Balcões.

Como abrir uma assistência técnica de informática?

Assim como qualquer outro negócio, abrir uma assistência técnica de informática demanda diversas etapas burocráticas e exigências que devem ser seguidas. Seguindo o passo a passo, é possível abrir uma empresa 100% regularizada, evitando problemas com o Fisco e possíveis imprevistos desagradáveis.

Por isso, destacamos a importância de se contar com a consultoria de um contador especializado em abrir assistência técnica de informática. Ele deixará todo o processo muito mais fácil, tirará todas as suas dúvidas a respeito de assuntos tributários, fiscais e contábeis e, ainda, agilizará todo o processo. Conte com a ajuda do Abertura Simples para dar esse importante passo na sua carreira!

Pensando em abrir uma assistência técnica de informática, mas não sabe como? Confira o passo a passo a seguir!

1 – Identifique o tipo de atividade

Antes de decidir qualquer questão fiscal ou tributária, é preciso identificar o segmento de atividade que a sua assistência técnica atuará. Existem três diferentes designações. Porém, a que melhor se encaixa para o setor é a de prestação de serviços, onde o trabalho é realizado a título de mão de obra física ou intelectual.

2 – Escolha a natureza jurídica da assistência técnica

A definição do regime tributário no qual a empresa será enquadrada depende da escolha da natureza jurídica da mesma.

Informar a natureza jurídica do ato de formalização é imprescindível. Cada uma delas possui diferentes formas de aplicação e normas e, por isso, é importante estar bem atento às suas normas e exigências. Existem diversas naturezas jurídicas para empresas, tais como:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da empresa

O porte de uma empresa é definido a partir do faturamento dela. As opções e exigências são:

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$ 81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$ 360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$ 360 mil e vai até R$ 4,8 milhões.

4 – Os documentos necessários para abrir uma assistência técnica de informática

Para abrir uma assistência técnica é obrigatório a apresentação de documentos importantes. É importante ter em mente que alguns desses documentos possuem data de validade e, por isso, contam com prazos determinados para serem entregues. Por isso, é importante contar a ajuda de um contador especializado no ramo.

Os documentos necessários para abrir uma empresa são:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Contrato Social;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Após reuni-los, deve-se levar os documentos até a Junta Comercial do Estado para que eles possam ser protocolados. Assim, sua empresa será registrada perante os órgãos oficiais.

Também é importante ressaltar que para solicitar o Alvará de Funcionamento será preciso apresentar alguns outros documentos, que são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

O alvará de funcionamento pode ser solicitado gratuitamente pela internet e este documento será emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

5 – Abra um CNPJ para assistência técnica de informática

Abrir um CNPJ para assistência técnica é muito simples. Ao registrar a empresa na Junta Comercial, o empreendedor receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado ao entrar no site da Receita Federal no ato de abertura do CNPJ.

Dentro do site, faça o download do Programa Básico de Entrada, imprima, preencha o documento e o envio pelos Correios para a Receita Federal. O empreendedor também pode levar o documento pessoalmente.

Como montar uma assistência técnica de informática com sócios?

Caso você queira abrir uma assistência técnica de informática com sócios, além dos documentos já citados, será necessário apresentar alguns outros de cada sócio. São eles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Há diversos tipos societários que o empreendedor pode escolher. O ideal é avaliar o momento e as condições da empresa antes de realizar essa importante escolha.

Como divulgar uma assistência técnica de informática?

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma assistência técnica de informática, a propaganda pode ser feita utilizando os mais variados meios de comunicação.

Além dos meios convencionais, como folders e flyers, também é recomendado que o empreendedor invista na criação de um site e perfis nas redes sociais. Lembre-se: você trabalhará com tecnologia e, por isso, pode, e deve, utilizá-la a seu favor para conseguir mais clientes!

As redes sociais são as maiores ferramentas de busca e referências por algo. Ao investir em um bom plano de marketing, em boas estratégias de comunicação, design e produção de conteúdo, pode apostar que a sua assistência técnica terá muito sucesso!

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