Você quer abrir uma serralheria? Tudo o que você precisa saber está aqui!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você quer empreender e está pensando em abrir uma serralheria? Este tipo de negócio caracteriza-se por uma pequena indústria ou fábrica, onde se produz peças de metal como grades, portões, portas, janelas, entre outros.

Fatores positivos do empreendedorismo brasileiro vêm contribuindo para o planejamento e realização do desejo de ter o negócio próprio. O ramo da serralheria pode ser um ótimo negócio, porém por se tratar de uma atividade específica é importante que se conheça muito bem a parte técnica do negócio. Também é fundamental que se tenha percepção do mercado que se pretende atuar. Quer iniciar na área? Continue lendo:

NÃO PERCA MAIS TEMPO! SAIBA COMO ABRIR UMA SERRALHERIA

SOBRE O MERCADO

O mercado de serralheria está proporcionalmente ligado ao setor da construção civil e é composto de clientes variados, tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. Os clientes pessoa jurídica tende a acompanhar o mercado da construção que atualmente está em fase de recuperação devido a recente crise no país. Dados do IABr (Instituto Aço Brasil) mostra um crescente na produção de ferro nas siderúrgicas brasileiras, com aumento de 6,2% de 2016 para 2017, contra um aumento de 3,9% para o mesmo período entre 2015 e 2016. Um dos principais setores de consumo dessa matéria prima é a construção civil. A previsão da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC é que a economia registre expansão de 2,5% em 2018.

No entanto existe sempre a opção para o empreendedor investir e focar nos clientes pessoa física que necessitam desse serviço para pequenas e grandes reformas residenciais, manutenções e renovação de imóveis. Pesquisa da Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, mostra um aumento na retomada das reformas e obras residenciais. O varejo de material de construção fechou o ano de 2017 com crescimento de 6% sobre 2016 e prevê um crescimento de 8,5% para 2018.

O ideal é o empreendedor que deseja abrir uma serralheria, focar a sua empresa na possibilidade de atender aos dois tipos de público, analisando as tendências do mercado e da economia, planejando as estratégias e tendo sucesso no seu empreendimento.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

Um dos principais fatores de sucesso é a localização do empreendimento e para o empresário que deseja abrir uma serralheria, não é diferente.

Para encontrar uma boa localização para a serralheria, o empreendedor pode considerar locais mais afastados do centro da cidade, já que este negócio não necessita uma grande circulação de pessoas.

É importante que a Prefeitura ou órgão responsável da cidade seja consultada para a verificação das normas da região. É interessante verificar também se serão necessárias as adaptações no local como por exemplo uma possível preocupação com isolamento acústico. Além disso, é preciso analisar se o estabelecimento possui área disponível para o recebimento de caminhões para carga e descarga de materiais.

Mas, independentemente da região, lembre-se de estar atento as questões de fachada, visibilidade e acessibilidade ao seu negócio.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

A contratação de colaboradores para abrir uma serralheria dependerá de dois fatores: necessidade e tamanho do empreendimento.

Inicialmente, o empreendedor deverá contratar: vendedor; recepcionista; auxiliar administrativo; serralheiros; auxiliar de limpeza.

É essencial que na hora da escolha, o empresário priorize a contratação de profissionais qualificados para atuar na área.

Imagem de um profissional trabalhando em um projeto depois que ele decidiu abrir uma serralheria

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendável para abrir uma serralheria é de 150m², com flexibilidade para expansão conforme o empreendimento for se desenvolvendo. Neste espaço, deverão ser distribuídos as áreas de circulação e produção, estoque e administração.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Materiais para o processo de produção, como por exemplo: máquina de corte; furadeiras, esmerilhadeira, moto esmeril, lixadeira, entre outros;
  • Arame Mig;
  • Tocha mig;
  • Eletrodo;
  • Jogo de chave Allen;
  • Tesoura de cortar chapa;
  • Equipamentos de pintura;
  • Armários ferramentas;
  • Capacete;
  • Abafador de ruídos;
  • Respirador com filtro;
  • Bota de segurança;
  • Óculos de segurança;
  • Máscara de Solda;
  • Mangote de raspa;
  • Avental de raspa;
  • Luva de raspa;
  • Mesa e cadeiras;
  • Computador, impressora e telefone;

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma serralheria, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, os meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades de produtos e promoções; materiais impressos como por exemplo cartões de visita, flyer e folders e, finalmente investir em um bom site, onde constarão as principais informações sobre a loja e seus produtos.

Como dica de negócio, o empreendedor precisa saber que o mercado no setor de serralheria caracteriza-se pela alta competitividade. Por isso, é recomendável que o mesmo tenha conhecimento do ramo e mão-de-obra especializada. Outro fator importante é a busca constante de inovações tanto no processo produtivo como também nos produtos ofertados. Além disso, é preciso estudar sempre o mercado e a concorrência para descobrir quais pontos você pode oferecer ao seu cliente como um diferencial. Para se manter no ramo, é preciso oferecer produtos de boa qualidade, preço acessível e principalmente ser pontual nas entregas.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma serralheria são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma serralheria realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR UMA SERRALHERIA[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário