Skip to content

Entenda como os escritórios podem competir com a contabilidade online

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A contabilidade online entrou no mercado e muitos escritórios não sabem como competir com a modalidade. Por isso, decidimos compartilhar algumas dicas. Confira!

Especialistas acreditam que a contabilidade online tenha surgindo em 2012. Desde então, muitos contadores começaram a perceber que a modalidade praticava preços muito abaixo do mercado e que isso impactava em uma desvalorização da profissão.

Eles também acabaram perdendo clientes para o serviço contábil 100% online. Diante desse cenário, muitos começaram a entender que precisavam fazer algo para competir com a contabilidade online. É sobre eles que vamos falar neste artigo.

Mas, afinal, você realmente sabe o que é contabilidade online?

Muitos profissionais definem que contabilidade online é um conceito, lançado por volta de 2012, utilizado para definir empresas que oferecem um serviço 100% online. Ou seja, o cliente entra em uma plataforma e solicita os serviços.

A plataforma, automaticamente, envia a solicitação para um escritório de contabilidade ou contador autônomo. Nessa jornada, não há qualquer atendimento humanizado para esclarecer dúvidas etc. Tudo é feito a partir de uma plataforma.

As desvantagens da contabilidade online

Para conseguir competir com a contabilidade online, é importante que o profissional saiba quais são as desvantagens dela. Isso permite que ele possa contra-argumentar caso um cliente questione as vantagens e desvantagens de cada modalidade.

Atendimento precário

A contabilidade online acaba oferecendo aos clientes um atendimento precário. Isso acontece, pois, geralmente, não há uma central de atendimento, na qual o cliente pode entrar em contato para esclarecer suas dúvidas. Todo o contato entre cliente e contador é realizado por meio da plataforma, ou seja, não há atendimento humanizado.

Concorrência desleal

O Código de Ética é enfático ao destacar que é proibido “oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal”. A contabilidade online acaba ferindo este ponto do código.

Isso porque os serviços são ofertados por um valor muito abaixo do mercado. O cliente acaba achando que isso é algo benéfico. No entanto, se decepciona ao perceber que muitos serviços da contabilidade online não são realizados como ocorre em um escritório.

Serviços incompletos

A contabilidade online funciona, na verdade, como uma consultoria. Exemplificando: o cliente entra na plataforma e solicita a abertura de uma empresa. O contador envia as informações explicando quais são os documentos necessários.

No entanto, o cliente terá que comparecer, por exemplo, até a prefeitura para realizar os processos burocráticos. Nesse sentido, a contabilidade online pode ser considerada, em muitos aspectos, como consultoria contábil.

Confira algumas dicas para competir com a contabilidade online

Agora que você sabe o que é contabilidade online e quais são as desvantagens,  é hora de como seu escritório deve atuar para conseguir competir com essa modalidade. Vamos lá?

# Mantenha um bom relacionamento

Uma das desvantagens da contabilidade 100% online é não ter atendimento humanizado. Sendo assim, os escritórios podem usar isso para conquistar os clientes. Cada vez mais o consumidor quer se sentir especial, quer conversar e ter alguém com quem realmente possa contar.

O contador pode usar isso para promover um bom relacionamento. Por exemplo, ele pode ligar, ao menos, uma vez por semana para o seu cliente. Perguntar se está tudo bem, se ele tem alguma dúvida. Além disso, pode realizar reuniões ou até mesmo chamar para um happy hour. O cliente deve sentir que realmente é importante.

# Tenha um diferencial competitivo

Qual é o diferencial do seu escritório? Caso seja nenhum, é hora de pensar em criar algo. Atualmente, por exemplo, muitos escritórios acabam se especializado em um segmento, ou seja, acaba nichando.

Essa é uma maneira de conseguir oferecer um diferencial competitivo. No entanto, não é a única alternativa. Pense no seu escritório e serviços e veja o que pode ser feito para oferecer algo diferente ao mercado.

# Entregue um serviço de valor

Não basta mais oferecer um serviço simples. O cliente deseja um serviço de valor, ou seja, aquele que ele recebe mais do que imaginava. Por isso, os escritórios podem estruturar um atendimento que realmente surpreenda seus clientes.

# Invista na contabilidade digital

O conceito “contabilidade digital”, criado por volta de 2014, é utilizado para definir escritório de contabilidade que utiliza a tecnologia para otimizar diversos processos contábeis e também para divulgar seus serviços.

Por exemplo, João tem um escritório de contabilidade e emprega um sistema de integração com o seu cliente. Além disso, ele usa as mídias e redes sociais, por exemplo, Google, Facebook etc, para prospectar novos clientes por meio de marketing compartilhado.  Diante do que foi mencionado, a contabilidade digital é uma ótima maneira de competir de igual para igual com a online.

Agora que você já sabe como competir com a contabilidade online, que tal começar a investir na contabilidade digital com o marketing compartilhado? Você pode começar, agora mesmo, entrando em contato com o Abertura Simples.

O portal desenvolve estratégica de marketing para escritórios de contabilidade. Por meio de um posicionamento de qualidade, o portal faz com que os escritórios consigam prospectar clientes com muita mais agilidade. Clique abaixo e entre em contato com um dos consultores do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário