Skip to content

Você sabe quais são os elementos do balanced scorecard? Confira!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você quer saber como os elementos do balanced scorecard pode ajudar a maximizar os resultados da sua empresa? Descubra quais as vantagens e entenda mais sobre a ferramenta!

Aqui você aprenderá:

  • O que é Balanced Scorecard?
  • As vantagens do Balanced Scorecard
  • Os elementos do Balanced Scorecard

Boa Leitura!

Entenda o que é Balanced Scorecard

Criado pelos professores da escola de negócios de Harvard David Norton e Robert Kaplan, o balanced scorecard logo caiu nas graças dos gestores por ser capaz de proporcionar uma análise mais complexa e detalhada da conjuntura da empresa, auxiliando no processo gerencial. 

Muitas ferramentas utilizadas por empreendedores antes da criação do balanced scorecard, faziam as análises partindo apenas critérios financeiros, como por exemplo o lucro imediato ou dinheiro em caixa. 

Segundo os criadores do balanced scorecard, essas ferramentas não davam conta da complexidade das questões operacionais de uma empresa, que envolvem recursos financeiros e humanos.

Esses métodos usados anteriormente ao balanced scorecard também não levavam em conta fatores externos, como por exemplo as mudanças no nicho de mercado em que a empresa atua ou a percepção do público consumidor sobre os produtos e serviços oferecidos por sua marca.

Portanto, o balanced scorecard foi criado com o intuito de ser um procedimento gerencial que ajuda a aprimorar a gestão de desempenho no que se refere aos indicadores, objetivos e metas do seu negócio.

Dessa forma, os professores de Harvard criaram esse procedimento operacional levando em consideração muitas variáveis, para assim proporcionar uma análise mais aprofundada do que as ferramentas que se baseiam apenas nos indicadores contábeis.   

Descubra as vantagens do Balanced Scorecard

  • implementar o balanced scorecard garante transparência nos objetivos da empresa afetando de forma positiva  todo o processo gerencial e operacional do seu negócio;
  • Outro ganho que a sua empresa terá são melhorias na comunicação interna e externa. No dia a dia da empresa a  relação entre o gestor e os colaboradores tende a melhorar e no que se refere ao  público consumidor há um fortalecimento da sua marca;
  • Com os objetivos do seu negócio mais definido e um olhar mais apurado para o mercado em geral você conseguirá alinhar a sua equipe em torno de um projeto coeso e dessa forma garantir o comprometimento de todos
  • Ao analisar os fatores externos propostos pelo balanced scorecard você conseguirá perceber as tendências e mudanças na dinâmica do nicho de mercado em que atua e dessa forma garantir novos clientes enquanto garante que os que já possui se sintam cada vez mais contemplados por suas ofertas. 
  • Com a visão mais apurada sobre a totalidade de sua empresa e as influências externas que ela recebe você terá muito mais informações. E é isso que te garantirá mais segurança na hora de traçar as metas e objetivos futuros de acordo com as reais necessidades de sua empresa.

Descubra quais são os elementos do balanced scorecard

O livro “Gulf Professional Publishing”, ou na versão em português “A estratégia em ação: balanced scorecard”, lançado no ano de 1997, traz uma síntese dos principais elementos que compõem o balanced scorecard. 

  1. Mapa estratégico: o mapa estratégico é a parte do documento que contém uma versão sintetizada e direta dos objetivos da empresa. 
  1. Quadro de metas e objetivos: nessa parte do documento o gestor precisa especificar as metas e objetivos que foram apresentadas de maneira geral na etapa anterior, de forma a viabilizar que elas sejam atingidas. 
  1. Avaliação de indicadores da empresa:  Durante o processo operacional da sua empresa é preciso acompanhar os indicadores, a partir deles inferir se a empresa está caminhando em direção aos objetivos que devem ser alcançados e mapear possíveis obstáculos a serem superados. 
  1. Plano de ação: Agora é hora de especificar a quem compete cada tarefa e também definir o quanto de recursos humanos e financeiros devem ser empenhados para a execução de cada uma delas.  

Já falamos sobre os elementos básicos que devem compor o balanced scorecard e agora te contaremos mais algumas vantagens que ele trará para a sua empresa.  Agora que você já está por dentro do que é, quais são os elementos do balanced scorecard, chegou a hora de implementá-lo em sua empresa. Para te ajudar nessa tarefa, te convidamos a ler esse artigo que explica direitinho as perspecivas do Balanced Scorecard. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.