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Gestão de Inovação: O que é e qual a sua importância?

O que você verá neste artigo:

Você sabe o que é Gestão de Inovação? Saberia dizer qual a sua importância? E por que algumas marcas famosas faliram ao não optarem por inovação? Saiba todas as respostas neste artigo!

Como empresas que faliram por falta de gestão de inovação conseguiram chegar nesta fase? E mais, quer saber como evitar que o fantasma da falência assombre a sua empresa? Neste artigo, falaremos sobre a experiência de algumas empresas que não conseguiram inovar. E, também, como evitar a estagnação do seu negócio por meio de uma gestão que promova a inovação. Aqui você entenderá:

  • Implementar a gestão de inovação é fundamental para o seu negócio;
  • A importância da gestão de inovação no seu negócio;
  • Quais empresas faliram por falta de gestão de inovação? 

Boa leitura!

O que é inovação?

Basicamente, inovar é a criação de algo inusitado a partir de uma coisa preexistente. Esta criação pode ser uma tecnologia, um processo, produto, serviço ou modelo de negócio. Gerando valor a partir da criatividade, tornando essa coisa melhor, abrindo novos mercados e oportunidades de negócio que a concorrência não podia sequer imaginar.

O processo de inovação aproveita algo que já tem viabilidade e demanda e o torna ainda mais viável e interessante para os seus consumidores, maximizando a lucratividade. 

O que é gestão de inovação?

A gestão de inovação consiste em estabelecer meios e métodos que gerem valor e concretizem ideias.

Identificar novas demandas e oportunidades no mercado fará com que sua empresa saia na frente. Por meio dessa conduta, o gestor consegue criar ou aperfeiçoar produtos e serviços, assim como modificar processos.

A gestão de inovação é capaz de sistematizar o processo de inovação, determinando quantas etapas e rotinas ele terá, assim como os materiais, recursos financeiros e tecnológicos deverão ser aplicados. Além de estabelecer a estrutura hierárquica e decisória que será praticada para viabilizar a geração de resultados.

Implementar a gestão de inovação é fundamental para o seu negócio

A gestão de inovação tem capacidade da organização intensificar seu nível produtivo e competitivo. Por meio da inovação, é possível revigorar a empresa ano após ano. Enquanto uma empresa que não consegue inovar, irá perder seu espaço no mercado para um concorrente.

Pensar no futuro da sua empresa a partir da implementação da gestão de inovação é um passo fundamental para que seu negócio sobreviva em um mercado competitivo. Empresas investem em gestão de inovação, conquistam posições melhores no mercado e vão mais longe.    

Nesse contexto, uma organização deve contar com uma agenda de inovação para sistematizar, organizar e impulsionar a capacidade de promover avanços e conquistar novos espaços.

Mas este objetivo não é apenas de obter retorno econômico e financeiro, mas também um social, ambiental e cultural. Assim, a organização deve saber como reter talentos, usar esse potencial criativo e dirigir as atividades. Também como plano de fundo para trabalhar em benefício de outras pessoas.

História da gestão de inovação

Entre a década de 30 e 40, o economista austríaco Joseph Schumpeter identificou a inovação como um fator significativo para o crescimento econômico. Já em 1979, Ralph Biggadike publicou um artigo na revista Harvard Business Review, abordando sua pesquisa sobre o que os empreendedores poderiam esperar ao inovar em suas empresas, intitulado “The Risky Business of Diversification”, em português “O negócio arriscado da diversificação”. A pesquisa foi realizada utilizando dados de 68 inovações realizadas por 35 empresas.

Em seus estágios iniciais, inclusive nos trabalhos de Schumpeter, a inovação ainda era vista como um processo individual e era resultado de uma combinação entre inteligência, experiência e intuição. Já na década de 80, ganhou força a visão de que a inovação exige envolvimento das pessoas dentro da empresa. O resultado foi o surgimento da caixa de sugestão, uma ferramenta que promove o envolvimento dos colaboradores neste processo.

Na mesma época, surgiu o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento. No entanto, este processo andava em contramão com a proposta de envolvimento de todos. Pois, ele limitava a inovação a apenas um grupo de pessoas dentro da empresa. E como resultado, as criações não tinham relevância mercadológica e, consequentemente, não traziam resultados concretos para o negócio. 

Em razão disso, surgiu a gestão da inovação, que permite que as organizações inovem de maneira sistemática, em vez de deixar a questão ao acaso. Somente sendo consistente e previsível, a inovação pode tornar-se, de fato, uma ferramenta para obter uma posição mais vantajosa no mercado.

Enquanto a inovação sistemática é uma resposta ao crescimento da concorrência. Por meio dessa ferramenta, a empresa consegue conquistar mais clientes, explorar novos nichos, reduzir custos, e assim preservar seu espaço no mercado. Empresas que não inovam são eventualmente superadas, direta ou indiretamente. Podemos utilizar como exemplo a substituição do táxi pelo Uber, ou dos hotéis tradicionais pelo AirBNB. 

A importância da gestão de inovação no seu negócio 

Quando a concorrência aumenta localmente ou nacionalmente não tenha dúvidas: é hora de inovar! 

A inovação também se destaca como forma de combater a perda de dinamismo nos mercados. Portanto, sempre que a concorrência aumentar em nível local ou nacional a empresa precisa investir em inovação.

Segundo o teórico Jorge Miguel que pesquisa estratégias de inovação em sete países diferentes, quando o mundo atravessa profundas crises financeiras a inovação garante seu destaque como ferramenta para combater e superar a perda de dinamismo nos mercados. 

Como implementar a gestão de inovação nas empresas?

Os passos essenciais para fazer a gestão de inovação nas empresas são muito práticos e extremamente fáceis de implementar. Veja, a seguir, quais são eles.

Destaque a inovação no organograma da sua empresa

A gestão de inovação nas empresas precisa ser designada a uma área específica dentro do organograma empresarial, idealmente em nível gerencial. Afinal, inovação não combina com falta de autonomia.

Forme a cultura de inovação

A gestão de inovação só prospera onde há abertura para novas ideias. Pois isso vai determinar o quanto sua empresa está disposta a investir para obter um retorno estimado, mesmo que incerto. 

Para isso, é preciso desenvolver a cultura de inovação, o que requer a disponibilização de cursos, palestras e treinamentos sobre o assunto. E, acima de tudo, que a alta direção da organização demonstre que incentiva e valoriza o espírito inovativo.

Vale ressaltar que a formação da cultura de inovação requer um investimento de médio a longo prazo, o que não se faz da noite para o dia.

Inclua a inovação na estratégia empresarial

O direcionamento estratégico da empresa precisa abranger ações de inovação alinhadas com os objetivos do negócio, para promover a sinergia entre os recursos disponíveis.

Isso provoca a atualização, racionalização ou disrupção dos processos produtivos, operacionais e gerenciais da organização, tornando mais atrativas e eficazes as entregas proporcionadas aos clientes e melhorando os resultados obtidos.

Mostre para a empresa a importância de inovar

Ter acesso a casos de sucesso e de fracasso serve para tirar insights e lições fabulosas sobre a importância da inovação. Por isso, propicie aos seus colaboradores momentos para a prática do benchmarking e estudos de caso, como:

  • O caso da Toyota, que dá autonomia aos funcionários de todos os níveis para exercerem a sua criatividade no desenvolvimento de soluções inovadoras;
  • A história da Kodak, que patenteou a máquina fotográfica digital antes de todos os concorrentes e nunca a lançou no mercado. Acabou sendo derrotada pelo comodismo e a falta de apetite de risco.

Descubra e implemente novas ideia

A mola propulsora da inovação é a ideia criativa, mas ela não surge em um ambiente inóspito. Ideias criativas precisam de terreno fértil para florescer.

Os colaboradores precisam ver as suas ideias saindo do papel para o mundo real — sendo implementadas. Então, nada de colocá-las na gaveta! Se uma ideia não for boa, ajude a melhorá-la ou prove a sua inviabilidade. Assim, não haverá frustração e nem descrédito quanto à gestão da inovação.

Estruture o processo de inovação

A gestão de inovação nas empresas será responsável por sistematizar o processo de criação, seleção, análise e viabilização econômica, técnica e tecnológica de ideias que tragam solução para problemas e expectativas da empresa e de seus clientes.

Por isso, é fundamental que haja ferramentas tecnológicas de gestão de projetos. Pois a inovação é uma ferramenta importante que precisa ser gerenciada em nível físico, financeiro, técnico, temporal, humano, intelectual e mercadológico, dentre outros aspectos específicos do tipo de inovação pretendido.

A ferramenta de gestão de projetos possibilita medir de forma dinâmica os esforços e mudanças alcançadas, permitindo gerar relatórios, indicadores e gráficos analíticos.

Desenvolva projetos paralelos

No campo da inovação, desenvolver parcerias é fundamental. Com elas, é possível desenvolver projetos paralelos de inovação, tendo, como parceiros, fornecedores, clientes e instituições de pesquisa e desenvolvimento.

Cada um desses agentes de inovação tem uma perspectiva de visão diferente da vigente no ambiente interno da organização. O que amplia as possibilidades de inovar mais rápido, compartilhando os riscos e os retornos financeiros.

Entenda o ambiente legal

Inovar tem diversos aspectos interessantes que precisam ser considerados. Como, por exemplo: mecanismos de acesso a crédito e financiamento, proteção e comercialização de propriedade intelectual ou industrial. E o principal: seus benefícios devem ser bem aproveitados.

Saiba vender as suas ideias

As ideias inovadoras terão que ser vendidas em diversos momentos. Para as equipes de inovação, produção ou serviços, a diretoria, os investidores e, por fim, para o mercado. Nesse sentido, é preciso saber falar a linguagem de cada um desses públicos e argumentar de forma assertiva para efetivar a venda.

Viabilize novas formas de monetização

Desde o início de um projeto, a forma de monetização deve ser vislumbrada e planejada, para que haja um bom retorno sobre o investimento. No entanto, este retorno pode não ser muito óbvio. Ele pode vir na forma de melhoria da imagem da empresa, na ampliação da base de clientes ou refletir em um melhor posicionamento no mercado, que vai se converter em ganhos monetários ao longo do tempo.

Determine indicadores de desempenho

A gestão de inovação nas empresas tem o objetivo de gerar resultados. E, como o que não é medido não é gerenciado, é imprescindível definir indicadores de desempenho para acompanhar cada etapa do processo de inovação.

A gestão de inovação nas empresas contribui significativamente para alavancar os resultados e o crescimento de uma organização. Para que realmente funcione, é preciso haver uma estrutura profissional de comando do processo de inovação, que envolva todos os colaboradores e gere valor para o público interno e externo da empresa.

Quais empresas faliram por falta de gestão de inovação?

Veja, a seguir, 4 exemplos de grandes empresas que já foram muito conhecidas, mas mesmo assim declararam falência por conta da falta de inovação!

Blackberry

É inegável o legado que a Blackberry carrega quando pensamos em tecnologia telemóvel. A marca RIM foi a inventora dos smartphones que precederam os que conhecemos hoje.

No final da década de 2000, por exemplo, a empresa detinha aproximadamente a metade do mercado de telefonia móvel nos Estados Unidos. Apesar disso, logo a empresa viria a falência. 

A chegada do Iphone no ano de 2007, trazendo diversas tecnologias que os smartphones da blackberry não ofereciam, capturou o olhar do consumidor com as novidades apresentadas pela Apple. 

Você deve estar se perguntando como a Blackberry perdeu o posto de maior detentora do mercado e chegou à falência. Isso aconteceu, basicamente, porque a marca não inovou!

A Blackberry não foi capaz de acompanhar as tecnologias oferecidas pelo Iphone, como touchscreen, por exemplo, entre outras estratégias de inovação. O resultado? Os smartphones da maçã caíram no gosto popular e a Blackberry veio à falência. 

My Space

Quem acompanhou as primeiras redes sociais sabe bem que o MySpace esteve entre as queridinhas de toda uma geração. Nascida nos Estados Unidos, a empresa teve o êxito de ser a primeira rede social e logo se espalhou pelo mundo.

Contudo, o pioneirismo não foi suficiente para manter a empresa viva. Com a chegada do Facebook, oferecendo muitas funcionalidades a mais, a empresa não durou muito tempo e logo foi vendida. 

Atari

Embora a empresa tenha sido imensa nos anos 80, ela suportou uma crise na indústria tendo uma perda significativa de produtos. Depois disso, mesmo com uma melhora no mercado perdeu espaço para concorrentes que ousaram inovar, à exemplo da Nintendo. A Atari faliu e retornou diversas vezes até ser vendida no final da década de 2000. 

Yahoo

O Yahoo! já chegou a ser uma das mais valiosas companhias do mundo. O mais famoso portal de pesquisas na internet, em meados de 2000, é um caso interessante de falta de estratégia ao inovar. 

Após decidir focar em ser um portal voltado para mídia, perdeu seu posto e sua popularidade como mecanismo de pesquisa e acabou sendo vendida.   

Abertura Simples

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