Todo investidor é um anjo? Entenda o que é investidor anjo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O que é investidor anjo? Tem como encontrar um para minha empresa? Aqui nesse vídeo eu vou explicar justamente para você o que é o investidor anjo. Continue lendo:

O que é o investidor anjo?

Geralmente é uma pessoa física que possui recursos para investir em uma empresa, geralmente startups. Ou seja, eles buscam empresas que tem alto potencial de crescimento e estão em sua fase nascente, começando a engatinhar. Além do recurso financeiro, esse investidor anjo traz também conhecimento, toda sua expertise corporativa, sua rede de relacionamento e mais.

É comum que esse investidor tem participação minoritária no investimento. Ele não tem posição executiva dentro da empresa, mas sempre apoia o empreendedor, seja através de mentorias e conselhos. Esse investidor anjo geralmente separa de 5 a 15% do patrimônio dele para investir nessas empresas.

Eu gostaria que você pensasse que essa pessoa não é necessariamente uma grande detentora de grandes fortunas. Esse capital dele não é feito aleatoriamente; realmente, ele vai realmente apostar em ideias, empresas e pessoas que consigam fazer o investimento dele gerar retorno. Entendeu o que é o investidor anjo? Agora eu vou mostrar para você as etapas do investimento e aonde entra o anjo, para você poder entender e utilizar na sua empresa.

Etapas do investimento

Exploração

Você teve a ideia e está explorando, às vezes precisa fazer um treinamento e pesquisas para entender melhor aquele mercado. Nesse momento você provavelmente utilizará o seu capital próprio. Isso porque o anjo de verdade, que vem com o Smart Money, dificilmente irá apostar na ideia, porque se ele o fizer, terá grandes chances de errar, e vai acabar perdendo seu dinheiro.

Validação

Nesse momento você provavelmente já até abriu seu CNPJ, a empresa já está nascendo e a ideia está sendo validada. Você ainda não traz o investidor anjo, porque ele não quer entrar na etapa da validação. Aqui você traz apenas os três F’s: Family, Friends and Fools (amigos, família ou tolos que vão investir dinheiro com grande risco de perder).

Construção

O investidor anjo entra apenas no projeto na parte da construção e lançamento da empresa. É nesse momento que o investidor anjo irá olhar para sua empresa para pensar se vale a pena investir e colocar recurso para essa empresa realmente iniciar o tracionamento dela ou não.

Lançamento

Agora sim você vai estar preparado para começar a fazer os pitchs de apresentação da sua empresa para o investidor anjo.

Crescimento

Quando a empresa começa a entrar na fase de crescimento você já pode chamar um Venture Capital para investir nela e fazê-la impulsionar.

Maturidade

Quando ela entra na fase de maturidade, está na hora de trazer o Private Equity, que tem mais apetite e começa a falar na casa dos milhões.

Então eu queria te mostrar exatamente onde entra o investidor anjo. Você que tem dúvidas sobre como funciona esse tipo de investimento, espero ter te ajudado com esse conteúdo. Você precisa estar preparado para saber que um anjo não investe na ideia nem na validação, ele começa na construção do negócio. Antes disso, você pode trazer sócios, investidores capitalistas, que entram apenas com o recurso financeiro e que vão te ajudar também. Mas o anjo é aquele que, como disse antes, vêm não só com recurso financeiro, mas também com a expertise, rede de relacionamento e com aquilo que chamamos de Smart Money, o dinheiro inteligente.

Para você que está iniciando seu projeto, pense não em trazer um sócio ou um investidor capitalista, mas sim um anjo que te ajudará com conselhos e mentoria. Assim, você vai conseguir trilhar um caminho de sucesso para seu projeto.


Gostou desse conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

1 Comment


Faça um Comentário