Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar em SEO. Essa é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para mecanismos de Busca, em tradução livre. Tratam-se de, basicamente, técnicas de otimização para páginas na web, que visam, organicamente, alcançar boas posições no Google e nos demais mecanismos de busca.
O SEO é uma ótima estratégia para quem produz conteúdo e quer se destacar sem precisar pagar para aparecer no topo das páginas de busca. Isso é possível graças à otimização de palavras-chave definidas de acordo com a estratégia de marketing da sua empresa.
A premissa é básica: quanto melhor ranqueada estiver o seu site nos mecanismos de busca, maiores são as chances da página ser encontrada por um cliente em potencial. E, para isso, as técnicas de SEO são perfeitas. Mas, é claro, quando bem trabalhadas.
Quer ficar nas primeiras páginas de resultados nos mecanismos de busca? Então, continue a leitura e descubra como o SEO pode te ajudar a alcançar essa meta!
O que é SEO?
O SEO é um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego orgânico e autoridade para um site ou blog.
Em outras palavras, o SEO é considerado uma estratégia de marketing confiável e com menor custo. Se bem trabalhada, a estratégia ajudará você a trazer tráfego para o seu site e aumentar as suas taxas de conversão.
É importante ter em mente que o principal objetivo dos mecanismos de busca é trazer sempre os melhores resultados e a melhor experiência para o usuário. Para isso, são levados em consideração diversos fatores, como o tempo de resposta da página, a qualidade do conteúdo e a adaptação da informação em diferentes dispositivos.
Com isso, percebe-se que o processo de SEO de um site não é algo que possa ser feito em um curto período de tempo, tampouco de maneira simples. A otimização de uma página nos mecanismos de busca é um processo que deve sofrer uma manutenção periódica e que deve ser atualizado constantemente. Isso garantirá que seu conteúdo seja considerado sempre o melhor resultado para a busca da palavra-chave desejada.
Como funciona o SEO?
O Google e os demais mecanismos de busca funcionam para coletar, organizar e exibir informações relevantes que respondam às pesquisas dos usuários. Em contrapartida, o SEO melhora a sua presença na internet, fazendo com que a sua página seja mais atraente para os buscadores.
Juntos, eles funcionam para determinar o quão bem o seu site vai performar. Essa análise é feita a partir de três processos primários. São eles:
- Crawling: tratam-se de bots especializados em encontrar conteúdo atualizado na internet. Também conhecidos como web crawlers, spiderbots, essas são ferramentas que ajudam a descobrir e coletar as informações necessárias para indexar uma página;
- Indexação: esse é o processo onde mecanismos de busca armazenam e organizam as informações e páginas coletadas na internet. A partir do momento em que os web crawlers encontram informações em um site, como palavras-chaves, ou key-words, e conteúdos frescos, eles irão adicionar aquele site para os índices de buscas. No momento em que usuários consultarem informações relevantes, o mecanismo de busca irá pesquisar o site indexado.
- Ranqueamento: Nos resultados de pesquisas, ranqueadas a partir do conteúdo mais relevante para o menos relevante, serão exibidas as páginas da web do índice de buscas.
O SEO funciona para determinar o quão bem o seu site passará por uma série de passos, desde o crawling até o ranqueamento, melhorando a sua presença na internet ao fazer com que seu site seja mais atraente nos mecanismos de buscas, como o Google.
Otimizar o conteúdo do seu site pode melhorar significativamente os seus resultados de buscas. Como, por exemplo, ao posicionar links internos bem estruturados nos seus conteúdos, faz com que web crawlers pulem de uma página para a outra, sem dificuldade, permitindo que o seu site seja explorado de maneira profunda. Além disso, os algoritmos dos sites de busca também consideram uma série de outros fatores de ranqueamento, como palavras-chave, qualidade de backlinks e o quão atualizado é o conteúdo do seu site.
Algoritmo e atualizações
Os algoritmos são responsáveis por filtrar o que é mais relevante para o usuário e não simplesmente jogar todo o conteúdo disponível na página, sem nenhum critério de classificação.
O Google, por exemplo, usa mais de 200 fatores de ranqueamento para definir a ordem das páginas apresentadas ao usuário para cada busca realizada. E para melhorar cada vez mais as buscas do usuário e sua relevância, esse algoritmo está em constante atualização.
Conheça abaixo as principais atualizações do Google e seus impactos:
FLORIDA (2003)
A Florida foi a primeira grande atualização do Google e é considerada a atualização que colocou o SEO no mapa.
Quando lançada, removeu entre 50 e 98% dos sites listados anteriormente. O alvo eram sites de baixa qualidade (principalmente de afiliados), que praticavam keyword stuffing, com domínios que continham palavras-chave exatas e com uma rede de links apontando para a página inicial do site.
PANDA (2011)
Esta atualização afetou quase 12% dos resultados de pesquisa. O objetivo era penalizar sites com conteúdo de baixa qualidade, explorando muitos anúncios e sites presentes em content farms. No total, o Panda contou com 27 atualizações, sendo a última delas em 2015. O Panda 4.2 foi apenas uma atualização de banco de dados, mas que acabou impactando muitos sites que ainda produziam conteúdo de baixíssima qualidade.
PENGUIN (2012)
Também conhecido na época como Webspam Update, o Penguin foi a atualização responsável por conter o excesso de otimizações no conteúdo. O objetivo desta atualização é identificar e penalizar sites que praticam keyword stuffing e que participam de esquemas para gerar links, conhecidas como black hat.
HUMMINGBIRD (2013)
A atualização Hummingbird foi uma completa revisão do algoritmo do Google. Os resultados de buscas para os usuários vão muito além da palavra-chave: o buscador considera não só os termos buscados, mas também todo o seu universo semântico, como o significado daquela busca, incluindo sinônimos e o contexto em que os termos estão inseridos nas páginas, além de outros fatores mais complexos, como a localização do usuário e até mesmo pesquisas anteriores realizadas por ele.
HTTPS/SSL UPDATE (2014)
Em 2014, o Google anunciou que o HTTPS estava se tornando um fator de ranqueamento, sendo uma forma de incentivar a migração da comunidade online e assim tornar a web mais segura. Isso aconteceu porque sites que possuem certificado SSL utilizam informações criptografadas, impedindo que, caso os dados sejam interceptados no meio do caminho, eles sejam identificados.
MOBILE FRIENDLY UPDATE – MOBILEGEDDON (2015)
Esta atualização começou a priorizar sites amigáveis para mecanismos de busca nas pesquisas realizadas em dispositivos móveis, ou seja, se o site era mais ou menos adaptado em dispositivos móveis.
FRED (2017)
A atualização Fred foi lançada para identificar sites com conteúdo de baixa qualidade e muitos banners de propaganda.
Segundo John Mueller, webmaster trends analyst do Google na época, “se você estiver seguindo boas práticas de SEO, o único motivo para penalização do seu site é a baixa qualidade de conteúdo”.
Quais são os diferentes tipos de SEO?
Existem quatro principais tipos de SEO, abaixo, você verá as definições de cada um desses tipos, como eles funcionam e suas implementações.
SEO On-page
Quando falamos de SEO On-page, estamos falando do processo de otimização de páginas individuais de um site, com o objetivo de aumentar o ranqueamento nos resultados de buscas.
Alguns exemplos são:
- Conteúdo;
- Título e Meta descrição;
- Heading tags;
- Imagens;
- URLs;
- Rich snippets.
O SEO On-page foca tanto no conteúdo da página quanto no código-fonte HTML, para que ela tenha apelo tanto para usuários quanto para os crawlers dos sites de busca. Além disso, o SEO On-page também ajuda a organizar o conteúdo do seu site para que os web crawlers do mecanismos de pesquisa possam facilmente analisar sobre o que é o seu conteúdo e indexá-lo em pesquisas relevantes.
Quer saber algumas das principais práticas de otimização do SEO On-page? Veja abaixo!
Conteúdo do site
O Google usa um framework de expertise, autoridade e confiabilidade, conhecido como E-A-T, para avaliar a qualidade dos sites, das páginas e dos conteúdos. Ele favorece conteúdos de alta qualidade, de autores confiáveis e sites de maior credibilidade. Por esta razão, caso você queira ranquear melhor nos resultados de busca, você deve garantir que o seu conteúdo atenda a esses critérios.
Otimização de palavras-chave
Posicionar palavras-chave no seu conteúdo ajuda o algoritmo de buscas a identificar o tipo de informação que ele oferece. Execute uma busca de palavras-chave com ferramentas de SEO como o Ahrefs Keywords Explorer ou o Planejador de Palavras-chave da Google para encontrar uma palavra-chave alvo e construir seu conteúdo ao redor dela. Contudo, assegura que a distribuição de palavras-chave será natural para evitar uma penalidade do Google por keyword stuffing.
Tag de Título
A Tag de Título, ou título da página, aparece para as pessoas como um link clicável nas páginas de resultados de buscas. É ele que determina a relevância da página para o usuário. Quando bem escrito, um título bem pode gerar mais cliques e trazer mais tráfego para o conteúdo do seu site. Além disso, os mecanismos de pesquisa, como o Google, preferem um título conciso e que use palavras-chave. Ao fazer isso, a página ranqueia mais alta nos resultados orgânicos.
Tags de cabeçalho
As tags de cabeçalho proporcionam uma melhor experiência ao seu usuário, além de fazer com que web crawlers indexem a sua página. Quando um usuário digitar um termo de busca presente, o mecanismo de pesquisa irá procurar por informações relevantes e usará estas tags como um guia.
Alt text da imagem
O alt text é a descrição dos elementos visuais de uma imagem. É importante realizar o preenchimento dessas informações para que os mecanismos de buscas entendam o que aquele recurso visual representa. Além disso, ele é útil para usuários com deficiência visual, pois os leitores de tela usam a informação do alt text para descrever a imagem. O alt text também informa ao mecanismo de busca que a imagem é uma peça valiosa para o conteúdo da sua página, trazendo oportunidades de ranqueamento adicionais para a sua página, já ela pode aparecer nos resultados do Google Imagens.
Meta descrição
Refere-se à descrição da página que aparece nos resultados de pesquisa. As meta descrições incluem palavras-chave e servem para descrever, de forma clara e direta, o conteúdo que a página oferece. Uma boa meta descrição também pode gerar mais cliques e reduzir a taxa de rejeição.
SEO Off-page
O SEO Off-page consiste em otimizar a autoridade do site diante dos usuários e de outros sites da web, com foco na aquisição de backlinks. Ele dá uma indicação para o mecanismo de pesquisa do quão bem o público percebe um site, uma empresa ou um produto.
Ou seja, o SEO Off-page são elementos de fora da página que mostram se ela é uma referência.
Estes são alguns exemplos de fatores:
- Quantidade de backlinks;
- Diversidade de backlinks;
- Contexto dos backlinks;
- Menções à marca;
- Sinais sociais;
- Buscas diretas.
Uma estratégia de SEO off-page bem construída pode ajudar o seu site a aumentar a autoridade das suas páginas e ranquear melhor nos resultados de busca.
Veja alguns fatores de SEO off-page que você deve ter em mente:
Link building
Refere-se ao processo de conquistar links que vêm de outros sites para o seu site. O algoritmo da Google depende bastante dos links. Cada link que você recebe serve como um voto de confiança para o seu site. No entanto, sempre valorize qualidade sobre quantidade, então garanta que só vai obter links de alta qualidade vindos de sites confiáveis.
Marketing em redes sociais
Independente do seu ramo de atuação, nos dias de hoje, é importante construir para a sua empresa uma presença forte nas redes sociais. Elas servem como um recurso para que os usuários verifiquem a sua reputação. Além disso, postar conteúdos que gerem engajamento ajuda o seu negócio a alcançar um público mais amplo.
Contato com influenciadores
Uma forma excelente de construir consciência de marca é estabelecendo relações com marcas ou pessoas influentes, também conhecidas como influencers, ou influenciadores. Quando feita da maneira correta, esta prática de marketing pode aumentar a autoridade da sua marca e trazer novos públicos para o seu site e para as suas redes sociais, obtendo mais tráfego e reconhecimento.
Fóruns
Os fóruns são ótimas oportunidades de promoção do seu site. Neles, é possível construir um relacionamento com o seu público, por meio de conversas reais entre usuários ao responder perguntas. Além disso, nos fóruns, é possível adicionar links para o seu site e levar um tráfego orgânico.
SEO Técnico
O SEO Técnico é o nome dado às estratégias de otimização da estrutura de um site. A intenção é que as páginas tornem-se mais rápidas, compreensíveis, rastreáveis e indexáveis, sendo mais funcionais e escaneáveis pelos algoritmos de busca. Ou seja, ele garante que a sua página se encaixe nos critérios do algoritmo de determinado mecanismo de busca.
Ao otimizar o SEO Técnico, ele guiará os mecanismos de pesquisas para detectar e identificar as suas páginas com maior facilidade e, consequentemente, te recompensar com um maior ranqueamento nos resultados de busca. Além disso, o SEO Técnico também irá determinar a experiência dos usuários. Isso acontece porque, não só os mecanismos de busca, como os usuários preferem um site estruturado e com um carregamento rápido, além de segurança, e o SEO Técnico proporciona todos esses fatores.
Existem diversos fatores de SEO técnico que você precisa considerar na hora de otimizar o seu site:
Tempo de carregamento da página
Sites com páginas que demoram para carregar terão maiores taxas de rejeição e estarão mal ranqueadas nos mecanismos de busca. Algumas maneiras efetivas para otimizar a velocidade da página são o uso de cache, compressão de imagem e redução de redirecionamentos.
Ferramentas como, por exemplo, GTmetrix e PageSpeed Insights podem determinar quais componentes você deve otimizar para trazer uma maior fluidez para o seu site.
Schema markup
Refere-se às tags que você pode adicionar no seu código HTML para ajudar o motor de busca a identificar o seu conteúdo com maior facilidade. Além disso, o schema markup pode ajudar a melhorar as prévias das suas páginas nos resultados de busca, podendo trazer mais tráfego e melhorar a taxa de cliques do seu site.
Linkagem interna
Esse é o processo de posicionar hiperlinks que apontam para outras páginas do mesmo site. Ao utilizar links internos, os crawlers dos motores de busca vão encontrar e indexar mais páginas no seu site. Quando implementados corretamente, os links internos também podem melhorar a autoridade do seu site, melhorar a experiência de navegação e aumentar o tempo de permanência das suas páginas.
Sitemaps em XML
Um sitemap em XML é a coleção das URLs das suas páginas. Ele serve como um mapa e permite que os crawlers dos mecanismos de pesquisa encontrem páginas importantes do seu site com maior agilidade. O plugin Yoast SEO, por exemplo, oferece uma maneira fácil de construir um sitemap em XML para sites no WordPress.
SEO Local
SEO Local é o conjunto de ações de otimização de mecanismos de busca, que visa melhorar a visibilidade de empresas locais nos resultados de busca, trazendo mais exposição e permitindo que os negócios promovam suas marcas, produtos e serviços para as comunidades locais.
Esse tipo de otimização é focado no site da empresa, mas também na sua página no Google Meu Negócio, que vamos conhecer melhor ainda neste artigo. O SEO local é pensado para pesquisas que contêm um componente geográfico, e é isso que o diferencia do SEO geral.
Se você quiser destacar a sua empresa nos resultados de pesquisa locais, preste muita atenção nos diferentes aspectos do SEO local:
Perfil no Google Meu Negócio (GMN)
O mapa exibido no topo dos resultados da busca local do Google vem de perfis do GMN. Você precisa primeiro criar uma conta. Preencha os campos com informações precisas e completas como o seu nome, endereço e número de telefone — pois esses dados servirão como fatores de ranqueamento. Adicionalmente, o Google também ranqueia um perfil do GMN com base na sua distância, na notoriedade e na relevância para a pesquisa feita pelo usuário.
Pesquisa de palavras-chave locais
Quando feito do jeito certo, incluir palavras-chave locais nas suas páginas pode trazer um impulsionamento nos SERPs. Faça uma lista das palavras-chave que descrevem os seus produtos e serviços, e então adicione modificadores baseados em localização. Uma ferramenta como o Ahrefs pode ajudar você a identificar o quão bem as palavras-chave se saem com base no seu volume de busca e na sua dificuldade.
Conteúdo localizado
Ao mirar num público-alvo específico, o conteúdo localizado pode ajudar a sua empresa a ter mais visibilidade. Crie conteúdo relevante para a sua região, que pode ajudar o seu site de negócios a melhorar a sua visibilidade. Escolha aqueles que vão se encaixar no seu nicho de negócio, não importa se são postagens em blogs, guias, estudos de caso ou recomendações.
Avaliações de clientes
Avaliações mostram que os clientes confiam na sua empresa, e a Google vai notar isso. Portanto, comece a encorajar os seus clientes a deixarem seus comentários. Você pode fazer isso ao enviar um email para eles ou oferecendo uma página de análises. Como o Google também considera avaliações vindas de terceiros, não se esqueça de monitorar as suas análises online.
Como começar uma estratégia de SEO?
Assim como qualquer outra estratégia do marketing, a estratégia de SEO começa com o planejamento. Para isso, é preciso responder às seguintes questões:
- Quais os resultados que você quer atingir com o SEO?;
- Quem deseja alcançar?;
- Como você pretende alcançar o seu objetivo?
A partir dessas perguntas, você conseguirá pavimentar o caminho para o sucesso da sua estratégia.
Vamos ver os tópicos citados de forma mais aprofundada abaixo, confira!
Definição de objetivos
Durante o planejamento estratégico de SEO, é preciso definir quais são os seus objetivos ao otimizar seu site. Para isso, é preciso saber o que o SEO é capaz de oferecer, por exemplo:
- Aumentar o tráfego orgânico;
- Gerar mais leads;
- Gerar mais vendas;
- Reduzir o custo de aquisição de clientes (CAC);
- Educar o mercado;
- Aumentar a autoridade da marca.
Tente manter os objetivos de SEO sempre alinhados aos objetivos da empresa. Como, por exemplo, se a sua empresa quer aumentar o brand awareness, ao utilizar o SEO, é possível colocar o site da empresa nas primeiras posições do Google.
Definição da persona
A persona é a descrição de um personagem semi fictício que representa um cliente ideal da sua marca, com dúvidas, dores e necessidades reais, que você pode ajudar a resolver. Ela deve ser construída com base em dados reais de clientes, por meio de pesquisas, questionários e entrevistas.
A definição da persona é outro passo importante do planejamento, afinal, você precisa identificar com que você precisa se comunicar, para quem a sua estratégia será destinada e quem você quer atrair para o seu negócio.
A construção da persona deve levar em consideração as etapas do funil de vendas, que geram diferentes demandas para as pessoas. Elas ficam evidentes nos tipos de palavras-chave que são utilizadas nas pesquisas, pois elas tendem a ser mais abrangentes no início e se tornam mais específicas até o final.
Ferramentas iniciais e básicas de SEO
As ferramentas de SEO ajudam a fazer um diagnóstico da situação atual do site e, dessa forma, embasar o planejamento. A partir disso, é possível fazer as primeiras otimizações e começar a acompanhar os impactos de cada ação.
Existem duas ferramentas gratuitas essenciais de SEO, o Google Analytics e o Google Search Consoles. Saiba mais sobre elas abaixo!
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados que avalia o desempenho de estratégias digitais. A principal função dessa ferramenta é coletar dados de acesso, comportamento e navegação por meio de códigos de rastreamento e organizar as informações coletadas em relatórios. No SEO, ela pode ajudar de diferentes formas:
- Conhecer melhor seu público para construir a persona;
- Identificar quais são as páginas mais visitadas e com melhor desempenho;
- Monitorar os números de tráfego orgânico;
- Identificar os canais que mais geram tráfego (e-mail, social, orgânico etc.);
- Entender o engajamento (taxa de rejeição, páginas por visita, duração da sessão);
- Monitorar as conversões geradas pela estratégia de SEO.
Essas são apenas algumas análises que você pode fazer com o Google Analytics e que podem auxiliar desde o planejamento até o monitoramento do SEO.
Mas você vai encontrar muitos outros dados na ferramenta para ajudar na sua estratégia.
Google Search Console
O Google Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google. Ele permite que os webmasters verifiquem o status de indexação e otimizem a visibilidade de seus sites. Essa ferramenta facilita a comunicação entre o site e o Google e oferece relatórios valiosos para SEO. Estes são alguns recursos que ele oferece:
- Saber se existem problemas de indexação no site;
- Saber se o site foi hackeado ou penalizado pelo Google;
- Monitorar a posição média das suas páginas na SERP;
- Identificar a taxa de cliques (CTR orgânico) das suas páginas na SERP;
- Identificar quais palavras-chave ativaram o seu site na SERP;
- Identificar quais sites direcionam backlinks para o seu;
- Solicitar ao Google a rejeição de backlinks duvidosos para o seu site.
O Google Search Console é um pouco mais técnico, por isso é voltado para webmasters. No entanto, a interface é bastante amigável, então qualquer pessoa pode usá-la para fazer diagnósticos e direcionar demandas mais complexas para profissionais especializados.
A ferramenta também pode gerar vários insights para otimizações em conteúdos, além de ser a principal fonte para identificar as consultas que levam tráfego para suas páginas e a taxa de cliques das suas principais palavras-chave.
Técnicas Black Hat e White Hat de SEO
Como falamos mais acima, o algoritmo do Google, que é constantemente atualizado, trabalha arduamente para melhorar a experiência de busca dos usuários. O algoritmo não busca somente melhorar os resultados de buscas, mas também combater conteúdos duvidosos e de baixa qualidade, que são chamados de black hat.
Antigamente, quando o algoritmo era novo e não contava com tantos recursos, era possível burlar o sistema e conseguir as melhores posições nas pesquisas, mesmo que o seu conteúdo não fosse tão bom. Confira algumas práticas de black hat, que embora ainda existam, são mais difíceis de serem praticadas, pois o algoritmo do Google está cada vez mais complexo e inteligente:
- Doorway pages: a página é otimizada apenas para redirecionar a páginas maliciosas;
- Cloaking: a página apresenta conteúdos diferentes para o usuário e para o robô;
- Link farms: a página contém apenas backlinks para outras páginas;
- Keyword stuffing: a página contém repetição excessiva de palavras-chave;
- Textos e links ocultos: a página esconder textos e links do usuário, mas não do robô;
- Spam nos comentários: a página comenta em blogs apenas para ganhar backlinks.
Portanto, se você quer ganhar confiança no Google e garantir melhores posições constantemente, fuja do black hat SEO.
Essas diretrizes coincidem com o white hat, que são as estratégias de SEO aceitas e recomendadas pelos buscadores. Como, por exemplo, de melhorar a usabilidade do site, usar palavras-chave naturalmente nos conteúdos, ganhar backlinks de parceiros confiáveis, entre outras estratégias que comentamos acima!
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