Skip to content

Passo a passo para abrir empresa em Itajaí

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Muitos brasileiros têm o sonho de abrir um negócio próprio, porém a burocracia para sair da informalidade as vezes assusta. Porém, não tenha medo, os processos para abrir empresa em Itajaí não são tão complicados quanto parecem.

Nesse artigo, mostramos para você que ter o seu próprio negócio pode estar mais perto do que você imagina. Confira a seguir todas as etapas para deixar sua empresa na legalidade e realizar esse sonho!

Sobre Itajaí

A cidade se encontra no litoral centro norte catarinense e pertence ao Vale Europeu. Abriga uma população estimada em 208.958 de habitantes, e possui o segundo maior PIB e maior renda per capita do estado. Apresenta uma economia muito forte, e padrão de qualidade de vida impressionante.

O ponto econômico mais forte da cidade é o Porto, por isso diversas empresas de Logística, Transportes e Comércio Exterior atuam na região. Além disso, se tornou referência nacional em infraestrutura voltada à instalação de empresas, graças ao incentivo da Prefeitura de Itajaí para que empreendedores individuais saiam da informalidade.

Principais ideias de negócios para abrir empresa em Itajaí

1. E-commerce

O e-commerce é um setor que vem crescendo ano após ano. Um estudo realizado pela Ebit/Nilsen constatou, por exemplo, que somente no primeiro semestre as vendas online cresceram 12% no Brasil, o que representa um total de R$ 26,4 bilhões.

Neste sentido, o setor pode ser uma ótima opção para quem deseja investir em algo que pode gerar um bom retorno. Lembrando que não basta apenas criar uma loja online e acreditar que isso será o suficiente. O e-commerce, assim como qualquer negócio, exige plano de negócio, marketing etc.

2. Alimentação

Outro setor que apresenta significativo crescimento é de alimentação. Não por acaso, muitos empreendedores investem em restaurantes inovadores, food trucks etc. Contudo, algo interessante que deve ser destacado é que inovador neste setor é essencial.

Por proporcionar um bom lucro, muitos empreendedores acabam criando negócios que são mais do mesmo. Diante disso, investir em algo diferente é um passo que pode proporcionar muito mais resultado.

3. Mercado pet

Um dos segmentos que mais crescem no Brasil, o mercado pet obteve um faturamento de R$ 20 bilhões em 2018. Por conta dos ótimos resultados, o mercado brasileiro de pet se tornou o seguindo maior do mundo.

Além do faturamento, o Brasil alcançou este posicionamento, pois atualmente há mais animais de estimação nos lares brasileiros do que crianças, segundo o IBGE. Sendo assim, pode ser interessante investir e abrir um negócio direcionado para pets.

4. Economia compartilhada

Uber, IFood e Coworking são modelos de negócios que se popularizam rapidamente por proporcionar serviços de qualidade e com preço justo. Todos eles conseguem atuar por meio desses pilares, pois tem como modelo de negócio a economia compartilhada.

Essa está em alta, pois atua na em questões que refletem as mudanças sociais, como tecnologia, compartilhamento e experiência. Especialistas acreditam que a economia compartilhada veio para ficar. Por isso, investir em um negócio nesse setor pode ser uma excelente ideia.

5. Franquias

O desempenho do setor de franquia também é relevante. Somente no terceiro trimestre de 2019, por exemplo, houve um crescimento de 6,1%. Algumas franquias que são destaque no mercado brasileiro são: McDonald’s; Cacau Show; Subway; Kumon; CVC Brasil etc.

6. Venda de cosméticos e produtos de beleza

O mercado brasileiro tem um alto potencial de aceitação para produtos de beleza e cosméticos. Diante disso, uma ideia interessante, para quem tem familiaridade com o setor, é investir em revenda de produtos, loja de cosméticos etc.

7. Infoprodutos

Os infoprodutos são materiais educativos e que proporcionam conhecimentos valiosos para resolver problemas dos usuários. Atualmente, é comum que o cliente procure por soluções de problemas no em site de buscadores.

Só que nem sempre há uma resposta que realmente auxilie. É por isso que muitos empreendedores estão investindo no desenvolvimento de infoprodutos. Eles são excelentes, pois ajudam o consumidor a obter novos conhecimento e resolverem problemas.

8. Energia Fotovoltaica

O aumento consecutivo da conta de luz faz com que muitos consumidores busquem por alternativas. Uma delas é a energia fotovoltaica, que é um sistema que utiliza a luz do dia para produzir energia elétrica. Além de produzir energia de forma economia, o setor permite um impacto muito mais positivo no meio ambiente, já que não utiliza, por exemplo, água na produção.

9. Mercado Fitness

A busca por uma vida saudável vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e impactando na indústria fitness. O mercado tem uma receita que cresce, anualmente, cerca de 8,7% no mundo. Diante dos dados, algumas ideias de negócio que podem prosperar são: loja de produtos naturais, academia, comida saudável etc.

Quais os passos para abrir empresa em Itajaí?

Planejamento

O primeiro passo, e talvez o mais importante para abrir uma empresa de sucesso, é planejar. Muitas vezes, o empreendedor se precipita pensando em abrir uma empresa, conseguir um CNPJ, tirar as licenças, e acaba esquecendo dessa etapa.

Para fugir das estatísticas (de acordo com o IBGE, seis de cada dez empresas não sobrevivem aos primeiros cinco anos de atividade), é necessário fazer um bom planejamento. Esse é o ponto de partida para determinar o público alvo do seu negócio, estudar a concorrência, o mercado, etc.

A depender desses fatores, isso pode interferir diretamente na estrutura da sua empresa, na forma de atender os clientes, no seu produto ou serviço.

Tipos de atividade

Antes mesmo de decidir abrir empresa em Itajaí, é necessário identificar qual o segmento de atividade que deseja. Existem três distinções:

  • Prestação de Serviços: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Industria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio atacadista: direcionado para lojistas e Comercio Varejista, direcionado ao consumidor final.

Tipos de Natureza Jurídica

Em seguida, é preciso verificar qual o tipo de natureza jurídica de sua empresa. Este, representa o regime jurídico no qual ela se enquadra, isso é, a relação da pessoa jurídica pública ou privada com a fiscalização no determinado empreendimento, junto aos dados cadastrados na administração pública.

Informar a natureza jurídica no momento de formalizar a empresa é uma questão indispensável, logo que cada uma possui formas diferentes de aplicação das normas. Existem diversas espécies de natureza jurídica, mas às entidades empresariais, são atribuídas:

  • Empresário Individual, ou MEI: Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada: É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples, ou SS: Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI: Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente.
Foto da costa de Itajaí, representando abertura de empresa
Fonte: Wikipedia

Documentos necessários

Os documentos necessários para dar início ao processo de abertura de empresa em Itajaí são simples. Para os sócios, basta apresentar 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um, 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada, e 1 cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Já para a empresa em si, é preciso apresentar apenas 2 cópias simples do IPTU do Imóvel, e 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Qual o processo para abrir empresa em Itajaí?

Assim que toda a documentação for acertada, as informações são enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial e é iniciado o processo de abertura. A aprovação leva de 3 a 5 dias úteis após o envio, significando que você já terá o número do CNPJ. Porém, para emitir notas, é necessário estar cadastrado também na Prefeitura. No total, a média para completar esse processo é de 7 a 10 dias.

Porém, para abrir empresa em Itajaí, é necessário também realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização. Essa análise é feita pela Prefeitura para determinar se a empresa pode ou não utilizar determinado imóvel para determinado comércio.

Algumas pessoas escolhem um local que desejam se instalar, investem nesse imóvel, e só depois descobrem que não podem atuar ali. É muito tempo e dinheiro perdido, sendo que se contassem com o apoio de um profissional ligado nessa área, evitariam esse transtorno. Por isso, não se esqueça de fazer o pedido de Análise Prévia de Viabilidade do local.

Quanto custa abrir empresa em Itajaí?

Saiba que o valor dependerá muito do escritório de contabilidade e da cidade na qual está localizado. No entanto, é interessante destacar que o valor pode variar de zero a R$1.200.

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que sua empresa seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender a todos as etapas da abertura de empresa.

Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir empresa em Itajaí conosco. Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo.

Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie sua empresa com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário