Skip to content

Principais erros de gestão financeira para pequenas empresas

Índice

Sabemos que mesmo pequenas empresas podem se tornar grandes ao ocupar um espaço importante dentro do mercado no qual atua, ou ganhar respeitabilidade e confiança da sua clientela.  Mas mesmo tendo esses dois aspectos ao seu favor, os erros de gestão financeira para pequenas empresas podem prejudicar o crescimento.

Você pode estar se perguntando: o que essa empresa que tem tudo para dar certo tem feito, que tem prejudicado seu crescimento saudável? Muitas vezes a resposta está mais perto do que o empreendedor imagina, em hábitos operados no dia a dia do seu negócio que parecem não oferecer riscos, mas na verdade são ruins para a empresa. 

Para evitar a queda no desempenho e desenvolvimento da sua pequena empresa, neste artigo vamos abordar os principais erros de gestão financeira cometidos e te explicar os benefícios que uma boa gestão financeira pode trazer para o seu negócio. 

Boa leitura!

Para que você empreendedor supere os desafios na hora de empreender, evite cair em pequenas armadilhas cotidianas e para que seu negócio tenha longa vida no mercado e dê lucro é necessário ficar de olho nas finanças. 

O segredo para não cair nessas ciladas está em investir em uma boa gestão financeira, e para te ajudar a entender como isso funciona conceituaremos o que é gestão financeira. 

Mas, afinal… o que é gestão financeira? 

Podemos conceituar a gestão financeira como uma série de procedimentos que viabilizam os recursos financeiros para que a empresa possa executar suas atividades com tranquilidade e ainda garantir uma boa margem de lucro. 

Alguns exemplos de operações financeiras que ficam a cargo da área de gestão financeira são: o acompanhamento das entradas e saídas, dos indicadores financeiros do negócio, o pagamento de contas e também a avaliação constante das despesas, a fim de evitar gastos desnecessários dentro do seu negócio. 

Portanto, é a partir de uma gestão financeira competente que a empresa consegue fazer a gestão do seu capital e assim atingir os objetivos ligados ao lucro e a expansão do negócio dentro do mercado em que atua. 

Abaixo te contaremos quais são os 5 principais erros de gestão financeira que podem atrapalhar o seu negócio. 

5 erros de gestão financeira para pequenas empresas e como não cometê-los 

Gastos de pessoa física misturados com o de pessoa jurídica

É importante que o empreendedor entenda que mesmo pequenas retiradas no caixa da empresa para cobrir necessidades pessoais podem prejudicar a gestão financeira do negócio. 

Isso acontece pois causa confusão tanto no orçamento pessoal quanto no da empresa. 

Portanto, evite este hábito! 

Não ter definido um “salário fixo”

Para manter o capital de giro da sua empresa saudável é importante que você defina um teto de retirada baseado na sua margem de lucro. 

É dessa forma que o empreendedor consegue cobrir seus gastos pessoais e ainda assim suprir o que sua empresa necessita para continuar operando e crescendo. 

Portanto, defina um valor fixo de retirada para você!

Não atualizar o fluxo de caixa

O fluxo de caixa precisa ser constantemente atualizado, pois é dessa forma que as análises de saída e entrada serão o mais precisas possíveis para que você consiga entender a quantas anda a saúde financeira do seu negócio.

Portanto, mantenha o fluxo de caixa atualizado e os registros em um único lugar para facilitar o controle! 

Fazer muitos empréstimos para manter o negócio

Na hora de conseguir crédito a sua empresa pode enfrentar algumas dificuldades, mas é preciso analisar onde estão as menores taxas disponíveis e quais linhas de crédito representam de fato o melhor custo-benefício para o seu empreendimento.

Portanto, evite empréstimos frequentes e com juros altos, num primeiro momento podem parecer uma salvação, mas a longo prazo prejudicam e muito a saúde financeira da sua empresa! 

Não reservar o suficiente para obter maiores margens de lucro

Aqui duas situações são possíveis e nenhuma delas é boa para a empresa: tanto reservar “de menos” quanto reservar “demais” podem representar prejuízo ou perda de oportunidades.  Portanto, entenda a realidade do seu negócio e faça reservas de acordo com a necessidade que o fluxo pede em cada determinado período do ano! 

Você já percebeu que a gestão financeira é o segredo para que seu negócio deslanche, certo? Portanto, para que isso seja possível é importante que o empreendedor invista em um bom serviço de contabilidade, pois é ele que garantirá isonomia e precisão nas operações financeiras da sua empresa. Entenda mais sobre gestão financeira com este artigo!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.