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Conheça a psicologia das cores e sua influência no marketing das empresas de sucesso

 em Marketing e Inovação

Confira aqui a importância da psicologia das cores no marketing e como elas podem interferir nos clientes e nos negócios

Desde a antiguidade até os dias de hoje, as cores sempre fizeram parte de nossas vidas e são uma representatividade do nosso mundo. O homem busca as cores para se expressar, e muitas vezes, dependendo da região, podem ter um significado sem uma descrição ou sendo conhecidos universalmente como os sinais de trânsito, definidos pelo verde, amarelo e vermelho.
Expressões como “roxo de raiva” ou “vermelho de vergonha” com certeza já foram ouvidas. Não há como negar, o homem é atraído por uma infinidade de tons e cores, que são usadas para estimular, acalmar e no caso do marketing, vender!
Quando a agência de publicidade escolhe a cor para a campanha ou peça publicitária, tenha certeza de uma coisa: foram horas pesquisando a cor correta para atingir o público e ficar equilibrado com a arte. Por isso, explicaremos a seguir a importância da psicologia das cores no marketing e como elas interferem nos negócios! Continue lendo:

O que é a psicologia das cores

A psicologia das cores é o estudo que mostra a forma como nosso cérebro identifica e transforma as cores em sensações. Os primeiros estudos tiveram inicio em 1666, quando Isaac Newton descobriu que a luz branca, ao passar por um prisma, separava-se em diversas cores. Mais tarde descobriu-se que a mistura e suas combinações resultavam em outros tons: o amarelo é a combinação do vermelho e do verde, por exemplo.
Porém, foi o alemão Johann Wolfgang Von Goethe que criou a “Teoria da Cor” como a conhecemos. Segundo o cientista, a cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto. A identificação dos tons é subjetivo, porém os efeitos das cores são universais. As cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja são dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias (azul, roxo e verde) possuem propriedade calmante, são suaves e estáticas.
É importante ressaltar que os estímulos proporcionados sofrem alteração de acordo com sua aplicação e combinação.

Significados das cores no Marketing

Mesmo sabendo da importância que as cores possuem, é comum vê-las junto ao “tópico” design deixados como fatores de baixa prioridade em estratégias de empresas dos mais variados setores. Porém, pesquisas afirmam que para 93% dos consumidores a aparência visual é o fator principal na decisão final de compra. Ou seja, uma escolha equivocada da cor da sua marca, embalagem ou anúncio pode culminar em resultados não satisfatórios.
As pessoas respondem de forma diferente à cores diferentes, e se você souber como, isso poderá ser uma grande vantagem para seu negócio. Agora, você aprenderá um pouco mais sobre o conceito de cada cor e como é necessário levá-los em consideração para alcançar melhores resultados nas estratégias de marketing:

Vermelho

A cor do fogo e da paixão também é muito utilizada na indústria de alimentos, pois o seu simbolismo remete à fome. Além disso, essa cor também é usada em campanhas de promoção, pois traz um senso de urgência. Ela estimula a ação, chama a atenção dos consumidores e se destaca em qualquer ambiente.
Significados: Raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra, violência.

Amarelo

Essa cor também é associada à fome e funciona como um estimulador de apetite. É por isso que podemos vê-la em destaque, junto ao vermelho no McDonald’s e Burger King. Quando utilizado separadamente, o amarelo pode transmitir otimismo, esperança e acolhimento. Além disso, é usado também para chamar a atenção das pessoas e ajudá-las com a sua concentração.
Significados: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, verão.

Laranja

Unindo a energia do vermelho e a felicidade do amarelo, o laranja é uma cor vibrante que passa a sensação de energia, desperta a criatividade e ainda ajuda a atrair clientes. As empresas utilizam o laranja especialmente para passar confiança. As marcas jovens dão muita relevância a essa cor para se mostrarem ativas, dinâmicas e convidativas.
Significados: Humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagancia, excessivo, flamejante.

Verde

O verde sempre foi muito associado à natureza e meio ambiente. Mas seu significado pode ser ainda mais amplo, por trazer um forte apelo à cura, harmonia e equilíbrio. Por isso, é comum ver hospitais e centros de saúde que utilizam dessa cor para passar uma sensação de calma e tranquilidade aos pacientes. Já para os ambientes corporativos, o verde passa a ideia de ponderação e coerência.
Significados: Cura, calma, perseverança, tenacidade, auto-consciência, orgulho, imutabilidade natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor.

Azul

Já o azul pode trazer dois sentimentos diferentes, dependendo da tonalidade utilizada. O azul-claro provoca a sensação de higiene e frescor, além de sucesso e produtividade. Por sua vez, o azul-escuro é mais relacionado à confiança e poder, sendo utilizado frequentemente em marcas corporativas. É certo que o azul é uma cor mais sóbria e profunda, que pode ter um efeito real de tranquilidade nos clientes.
Significados: Fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança.

Roxo

O roxo é conhecido como uma cor da realeza e da nobreza há muito tempo, que também pode remeter à respeito e sabedoria. Por issom é muito utilizado em clinicas de estética, produtos de beleza, moda feminina e negócios que visam o bem-estar. Além disso, o roxo é muito utilizado em projetos relacionados à espiritualidade, misticismo e criatividade.
Significados: Erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação.

Preto

É uma cor neutra que transmite a sensação de poder, força, elegância, além de sugerir mistério e memória emocional. Quando combinado a outras cores, pode refletir diversas simbologias. O preto é muito usado em tipografias, por se destacar das cores de fundo e ser mais legível.
Significados: Sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo.

Branco

Também é uma cor neutra e, nesse caso, “pura”, que passa a ideia de limpeza e tranquilidade. O branco proporciona harmonia quando combinado a outras cores e cria uma impressão de luminosidade. No marketing de conteúdo, a cor branca é utilizada em blogs, materiais ricos e CTAs para dar maior destaque a eles.
Significados: Proteção, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais).

Como a psicologia das cores afeta as vendas?

  • Reconhecimento de marca: Além de aumentar em 80% o reconhecimento da sua marca, as cores influenciam diretamente na confiança do seu cliente;
  • Razão de Compra: 85% dos consumidores colocam a cor como a principal razão de compra de um determinado produto;
  • Aspecto visual: No lançamento de novos produtos, um dos pontos mais importantes a ser considerado é o aspecto visual. Ele é o fator principal para chamar a atenção e conquistar a confiança do cliente, e consequentemente levá-lo a comprar.

Imagem com um botão do ebook de Marketing Digital

Escolhendo a cor certa

Quando se trata de escoher a cor ideal, pesquisas mostram que identificar se o consumidor achará que a cor se adequa ao produto é muito mais importante do que a cor em si. Apesar de algumas cores realmente representem alguns traços, a maioria dos estudos acadêmicos sobre cores e marcas provam que é mais importante que a cor escolhida sustente a personalidade que você quer retratar do que tentar alinhar com associações de cores estereotipadas.
Lembre-se de que o contexto faz toda a diferença. O verde, por exemplo, pode significar calma, mas também pode ser relacionado à natureza ou ao dinheiro. O marrom, por sua vez, pode significar resistência ou abrir seu apetite, como nas propagandas de chocolate. No final das contas, é o humor, o sentimento e a imagem que influencia a persuasão. Ou seja, a psicologia das cores só entra em jogo quando pode ser usada em harmonia com a personalidade da marca.


E aí, já sabe tudo sobre a psicologia das cores? Sabe como escolher as melhores para o seu negócio? Está pensando em mudar a identidade visual da sua marca mas não sabe quais cores utilizar? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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