Skip to content

Trabalho remoto: afinal, ele é benéfico para o empreendedor?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O trabalho remoto já é uma realidade para diversas empresas e isso vem gerando diversos benefícios tanto para elas quanto para os colaboradores. Entenda!

A presença do profissional no ambiente de trabalho já não é algo extremamente importante. Ocorre que, atualmente, é possível que determinados colaboradores possam desenvolver suas atividades em casa. Afinal, a Internet possibilita uma comunicação rápida e fácil.

É por isso que somente em 2017, os Estados Unidos já contavam com 3,4 milhões de funcionários trabalhando principalmente em casa, de acordo com os dados do Federal Reserve Bank de St. Louis.

Empresas, como Appen e Amazon, por exemplo, já contam com equipes que atuam, principalmente, em home office. Esses negócios entenderam que o trabalho remoto pode proporcionar diversos benefícios internos. Alguns deles, citados pelo site Highfive, são:

Mais produtividade

Muitas empresas estão descobrindo que suas equipes remotas não apenas realizam mais, mas estão dispostas a ir além para obter o privilégio de trabalhar de onde quiserem. Um estudo recente constatou que 53% dos funcionários remotos dizem que estão dispostos a trabalhar horas extras, em comparação com apenas 28% dos funcionários no local. Essa mesma pesquisa também descobriu que:

  • 45% dos trabalhadores domésticos relatam que conseguem trabalhar de maneira mais inteligente e em menos tempo.
  • 44% dizem que estão menos distraídos e realizam mais do que no escritório.
  • 90% dos gerentes relatam que os funcionários são mais produtivos quando recebem a flexibilidade de escolher quando e como trabalham.

Menos rotatividade

Quem sabia que enviar trabalhadores para casa é uma das melhores maneiras de mantê-los por perto nos próximos anos? HojUma pesquisa dos EUA constatou que 73% dos trabalhadores remotos relatam maior satisfação com seus empregos. Além disso, 53% dos trabalhadores remotos nos EUA relatam que NÃO estão pensando em deixar o emprego no próximo ano, enquanto 54% dos funcionários internos estão procurando um novo local para trabalhar.

Mais economia

Capacitar os funcionários a se envolverem em trabalho remoto economiza uma quantia significativa de dinheiro para a empresa e para os funcionários. Quanto às empresas, a economia ocorre na forma de menos dinheiro gasto em imóveis para escritórios, móveis, serviços de zeladoria, eletricidade e outros custos indiretos.

Além disso, um dos benefícios dos trabalhadores remotos é que as empresas podem reduzir os gastos com a compra e manutenção de tecnologia. Os funcionários remotos podem usar seus próprios dispositivos, gerenciar projetos através de software baseado em nuvem e conectar-se pessoalmente para colaborar com colegas a qualquer momento, em qualquer lugar.

A Inc. Magazine relata que os funcionários remotos economizam entre US $ 2.000 e US $ 7.000 por ano em transporte, roupas, alimentos e creches, do que aqueles empregados no escritório.

O Global Workplace Analytics relata que se 50% da força de trabalho dos EUA trabalhasse em casa metade do tempo, a economia seria superior a US $ 700 bilhões por ano.

Mais bem-estar

As pessoas que trabalham em casa também desfrutam de níveis mais baixos de estresse e maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, o que lhes permite gastar mais tempo sendo produtivo e menos tempo decolando do trabalho para ir ao médico. De acordo com a pesquisa:

  • 75% dos trabalhadores remotos dizem que poderiam continuar trabalhando em caso de gripe, terrorismo, problemas nas estradas e desastres relacionados ao clima, em comparação com 28% dos não-trabalhadores teletrabalhadores
  • Ausências não programadas custam às empresas americanas mais de US $ 300 bilhões por ano, ou US $ 1.800 por funcionário
  • Empresas com opções de trabalho remoto relatam 63% menos ausências não programadas.

Afinal, quais profissionais podem trabalhar como home office?

Infelizmente, não são todas as profissionais que podem trabalhar como home office. Isso porque há muitas que precisam, necessariamente, estar na empresa para exercer suas atividades. Algumas que PODEM fazer isso com tranquilidade são:

  • Jornalista
  • Contador
  • Desenvolvedores de softwares e websites
  • Designer Gráfico
  • profissionais do Marketing digital
  • Tecnologia da Informação
  • profissionais de venda
  • Representantes e consultores comerciais

Outros benefícios para engajar e reter bons talentos

Todos os colaboradores contratados a partir da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) contam com proteção legal, como seguro desemprego, auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria, vale transporte, férias e 13º salário.

No entanto, há outros benefícios, que não são garantidos pela lei, e que podem ser ofertados aos funcionários visando sua valorização. Você, empreendedor, pode pensar na possibilidade de oferecer, por exemplo:

1. Plano de saúde e odontológico

Ainda que tenhamos um Sistema Único de Saúde (SUS) que é 100% gratuito, as limitações impostas para os usuários fazem com que muitos trabalhadores tenham interesse em ter um plano de saúde. Pensando nisso, as empresas podem oferecer um plano para sua equipe. Outro diferencial seria um plano odontológico.

2. Auxílio educação                    

Este benefício oferece vantagens tanto para o colaborador, que irá de capacitar, quanto a empresa, que terá colaboradores muito mais atualizados e capacitados. Basicamente, o auxílio educação é quando a empresa decide arcar com o custo total ou parcial dos cursos realizados por seus funcionários.

3. Auxílio creche

Há muitas colaboradoras que têm filhos e não tem com quem deixar seus filhos para trabalhar. Diante disso, pensando em ajudá-las, a empresa pode oferecer um auxílio creche. Certamente, isso será essencial para o desenvolvimento delas no trabalho.

4. Vale cultura         

O benefício é um programa oferecido pela Caixa Econômica Federal e consiste em um cartão com um valor de R$50 para que o trabalhador tenha acesso aos programas culturais brasileiros.

5. Vale alimentação ou refeição

Amplamente utilizado pelas empresas, o vale alimentação ou refeição é um ótimo benefício para os colaboradores. Isso porque permite que eles possam economizar, consideravelmente, com as refeições realizadas durante o expediente.

Agora que você já sabe mais sobre o trabalho remoto, o que acha de ir além? Confira nosso artigo saiba como aumentar a produtividade dos colaboradores.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário