Tem sonhado em abrir uma empresa em Toledo? Saiba que essa é uma excelente oportunidade de negócio e o momento para realizar este sonho nunca foi tão perfeito.
Abrir o próprio negócio é a oportunidade de mudar de vida e, por isso, tem sido um objetivo tão almejado por grande parte dos brasileiros. Entretanto, é necessário que, desde o início, você, que vai abrir uma empresa em Toledo, saiba que empreender exige um alto nível de conhecimento para que o negócio possa, de fato, prosperar.
É muito provável que você esteja pensando agora que o processo para abrir uma empresa no Brasil seja burocrático. E, de certa forma, você tem toda a razão.
Abrir uma empresa envolve uma série de detalhes e fatores que vão impactar diretamente no destino do seu negócio. É preciso, sim, lidar com muitas burocracias, papeladas, tomadas de decisões e rotinas que te farão sair da sua zona de conforto. Afinal, todo cuidado é pouco na hora de começar um negócio. Mas, acredite: toda essa etapa trará resultados muito positivos para a sua empresa.
Foi pensando nisso que o Abertura Simples produziu este artigo exclusivo para que você, que vai abrir uma empresa em Toledo, possa entender todas as etapas que envolvem a abertura de uma empresa e, também, os processos estratégicos que farão o seu negócio prosperar a longo prazo.
Boa leitura!
Conheça Toledo (PR)
O município de Toledo fica localizado na região oeste do estado do Paraná. De acordo com os últimos dados do IBGE, obtidos em 2019, o município conta com 140 mil habitantes, tornando-se o 12º município mais populoso do Paraná e o 36º da região Sul do Brasil.
Conhecido por seu solo plano e super fértil, Toledo se tornou um dos maiores produtores de grãos do Paraná, sendo um grande produtor de milho, soja e, também, de suínos, frango, gado de corte e leiteiro. Por esse feito, o município possui uma concentração muito forte de empresas do ramo agropecuário, motivo pelo qual é considerada a Capital do Agronegócio do Paraná.
Hoje, o município de Toledo se prepara para a chamada Indústria do Terceiro Milênio, contando com diversas opções de lazer, turismo, gastronomia, esporte, cultura e eventos de negócios. O município possui selos da EMBRATUR, que o credenciam como uma cidade com potencial e prioridade para o desenvolvimento turístico.
Com todas essas informações, você já percebeu que abrir uma empresa em Toledo tem tudo para ser uma ótima ideia, né? O movimento da cidade é grande, tem muito dinheiro circulando pelo município e, ao que tudo indica, o turismo está cada vez mais forte em Toledo.
Com este artigo, você vai aprender que a abertura de uma empresa é uma das etapas mais importantes que o seu negócio vai passar, tornando-se determinante no sucesso do empreendimento. Por isso, é importante tratar desse assunto com quem entende do assunto. Continue a leitura e saiba como abrir uma empresa em Toledo.
Ideias de negócios para abrir empresa em Toledo
Você já tem certeza do tipo de negócio que deseja abrir em Toledo? Já tem ideia do formato de empreendimento que deseja e o quê precisará para tornar esse sonho real? Ainda não? Então, essa é a primeira etapa que você deve cumprir.
Abrir loja de roupas em Toledo
O segmento de vestuário é um dos setores que mais cresce no Brasil. E o cenário vai continuar assim por muito tempo. Afinal, a cada dia que passa surgem novas tendências, os gostos pessoais mudam e o que era extremamente estiloso até ontem, amanhã já não será mais.
Por isso, se você está pensando em abrir uma loja de roupas em Toledo, saiba que essa é uma ideia excelente. Embora este seja um mercado muito competitivo, o setor de moda é uma aposta promissora. Por isso, se jogue de cabeça nessa ideia!
A principal vantagem de abrir uma loja de roupas é o fato de que esse nicho possui uma versatilidade que permite adaptar seus produtos para absolutamente qualquer época do ano. Se o seu negócio for antenado às tendências, você, provavelmente, vai vender o ano todo!
Montar um e-commerce em Toledo
O e-commerce também é um setor que está crescendo ano após ano. Só para você ter uma ideia de como esse mercado tem crescido: de acordo com o relatório da NeoTruste, realizado pelo Compre&Confie, em parceria com o E-commerce Brasil, no ano de 2019 o e-commerce brasileiro atingiu um faturamento de R$750,1 bilhões. O valor representa um crescimento de 22,7% quando comparado ao ano anterior.
Os números impressionam, né? E eles só tendem a crescer. Afinal, o consumidor está sempre mudando seus hábitos e cada vez mais as pessoas estão realizando compras pela internet. Por isso, se você pensa em montar um e-commerce em Toledo, saiba que não há momento melhor para isso!
Abrir uma academia em Toledo
É fato que a pandemia aumentou significativamente a procura por cuidados pessoais. Cada vez mais o brasileiro está focado em cuidar de si, do seu corpo e da sua mente. E é exatamente por este motivo que abrir uma academia em Toledo é uma excelente ideia!
Se você for investir nessa ideia, aproveita para pensar em um serviço completo, que envolvam, por exemplo:
- Bons profissionais;
- Aulas de dança, yoga, musculação e outros;
- Acompanhamento one a one com cada aluno.
Todos esses são diferenciais que darão um destaque maior ao seu negócio.
Abrir um pet shop em Toledo
Por último, mas não menos importante, o mercado para pets também cresceu significativamente nos dois últimos anos. Afinal, os bichinhos são e sempre foram ótimas companhias e, durante o período do isolamento social, isso ficou cada vez mais evidente para todos nós.
Além disso, também devemos destacar que as pessoas estão mais tempo em casa e, com isso, tem aumentado o número de adoções e o interesse dos consumidores em tratarem ainda melhor os seus animais de estimação.
Por isso, se você está pensando em abrir um pet shop em Toledo, pense, principalmente, em formas de diferenciá-lo da concorrência. Ah, e claro, para agradar os seus clientes mais importantes: os animaizinhos.
Existem ótimas opções de investimento nessa área, como:
- Banho e tosa;
- Acessórios para cachorros e gatos;
- Adestramento;
- Alimentação.
Como se planejar para abrir uma empresa em Toledo?
Você sabia que um dos principais motivos que causa a falência das empresas é a falta de planejamento? Isso mesmo! O planejamento tem sido um dos maiores desafios, principalmente para os pequenos empreendedores que, em vista da falta de capacitação, ainda não sabem como planejar o seu negócio de uma maneira eficaz.
É muito comum que os empreendedores pensem que o planejamento é opcional, ou que precise ser feito uma única vez na vida do negócio. Porém, esse é um pensamento equivocado e que pode determinar a falência da sua empresa.
Um planejamento específico, claro e detalhado é o ponto de partida para qualquer empresa. Planejar significa dar forma ao seu negócio, em todos os âmbitos possíveis, nos mostrando quais ações e quando deverão ser tomadas para que você alcance seus objetivos.
O planejamento servirá como um guia para a sua empresa. Não utilizá-lo seria equivalente a viajar sem ter um destino certo.
Deu para perceber a importância de um planejamento para abrir uma empresa, né? Pensando nisso, confira a seguir como você deve realizar esse planejamento no seu negócio.
Elabore um plano de negócios
O plano de negócios de uma empresa é o documento que descreve, detalhadamente, todas as ações que envolvem a criação, construção, desenvolvimento e resultado de um negócio que está em fase de abertura, ou que pretende se transformar e expandir suas atividades.
Esse é, talvez, um dos documentos mais importantes que a sua empresa terá. Trata-se de um planejamento indispensável para que um negócio ganhe vida e, por isso, nele devem ser descritos todos os detalhes que envolvem o seu negócio.
Normalmente, o plano de negócios é composto por, no mínimo, 6 partes, que podem ser subdivididas em outros tópicos. Isso dependerá da complexidade e do tamanho da empresa que você pretende abrir em Toledo.
Um plano de negócios é composto pelas seguintes seções:
Sumário executivo
Essa é a primeira parte do seu plano de negócios. No Sumário Executivo você deverá inserir as seguintes informações:
- A missão da sua empresa;
- Descrição do seu negócio e o diferencial que ele traz para o mercado;
- Os produtos ou serviços e os principais benefícios que ele traz;
- Descrição do perfil do empreendedor e de funcionários;
- O seu perfil de cliente ideal;
- A localização da empresa, caso exista uma sede física;
- Enquadramento tributário;
- Formato jurídico;
- O investimento total.
Análise de mercado
Na etapa de análise de mercado, você terá que entender melhor quem são seus clientes, como está a concorrência e como trabalhar com seus fornecedores. Essa é uma importante etapa, afinal, te ajudará a compreender melhor os aspectos importantes do mercado em que pretende atuar.
Para isso, você deverá responder às seguintes perguntas:
- Meus clientes são pessoas físicas ou jurídicas?;
- Qual o gênero, faixa etária, escolaridade e estado civil deles?;
- Onde eles costumam comprar?;
- Com que frequência eles costumam comprar o produto ou serviço que eu ofereço?;
- O que os leva a procurar esse produto ou serviço em específico?
Faça uma análise da concorrência
Seus concorrentes são aqueles que atuam no mesmo mercado que você e, em caso de estabelecimentos físicos, em localizações próximas a sua. Ao observar a concorrência, você saberá exatamente o que fazer, e o que não fazer, na sua empresa.
Para isso, você precisará verificar alguns pontos fortes e fracos e realizar comparações com o que está planejado para a sua empresa. Alguns dos tópicos que deverão passar por essa análise são:
- Qual é a qualidade do produto ou serviço dos meus concorrentes?;
- Como é o atendimento dele?;
- Ele oferece flexibilidade sobre pagamento, horário de funcionamento, descontos e outros para os clientes?;
- O que faz com que os clientes comprem com eles? E o que faz com que clientes deixem de comprar?;
- Qual é o diferencial do seu negócio? O que fará com que os clientes comprem com você e não com seu concorrente?
Faça uma análise dos seus fornecedores em Toledo
Os fornecedores são aqueles que irão disponibilizar matéria-prima ou os equipamentos necessários para o funcionamento da sua empresa em Toledo. Por isso, é importante encontrar bons fornecedores e crie parcerias com eles, também, que sempre tenha em mãos um plano B.
Pesquise contatos pela internet, catálogos ou sindicatos e mantenha sempre uma lista atualizada e diversificada de fornecedores. Assim, você poderá comparar e decidir quais deles apresentam o melhor custo-benefício para a sua empresa.
Ao escolher os seus fornecedores, você precisa levar em consideração alguns aspectos:
- Do que eu preciso? Quem são os fornecedores que oferecem isso na região?;
- Quais deles estão oferecendo o melhor preço e condições de pagamento?;
- Qual o prazo de entrega?;
- Quais são as quantidades mínimas de pedido para cada um deles? A quantidade se enquadra no meu orçamento?;
- Onde os fornecedores estão localizados?
Elabore um planejamento operacional
Já no plano operacional, é importante descrever o funcionamento da sua empresa. Para isso, você precisará demonstrar os passos necessários para a venda do seu produto ou para a prestação de serviço.
Para isso, será necessário pensar nos seguintes pontos:
- Qual o tempo estimado para a realização do processo de venda ou para a prestação do serviço?;
- Quais materiais e equipamentos serão necessários?;
- Qual a quantidade e qualificação dos funcionários?;
- Disponibilidade e prazos dos fornecedores;
- Qual a capacidade de distribuição e armazenamento?
Planejamento financeiro para abrir uma empresa em Toledo
Nesta etapa você anotará todos os gastos, investimentos e capital de giro em torno de cada uma das ações planejadas.
Um bom plano financeiro deve ser elaborado com base em todos os custos que você já escreveu até aqui: equipamentos, matéria-prima, fornecedores, estabelecimentos físicos, salários, domínios e hospedagens para lojas online e etc.
A junção de todos esses fatores será o seu plano financeiro. Com essas respostas, você terá uma noção do investimento total que deverá fazer na sua empresa.
Escolha a localização da sua empresa em Toledo
A localização de um negócio é um dos fatores que mais influenciam no faturamento e no sucesso da empresa. Por isso, na hora de fazer a seleção dos possíveis locais para sediar a sua empresa, é necessário levar em conta alguns aspectos. O público-alvo que se deseja atingir é um desses pontos, por exemplo.
Uma má localização pode acarretar em prejuízos irreversíveis a vida útil da empresa, assim como uma boa localização pode te ajudar a subir vários degraus rumo ao sucesso.
Antes de qualquer coisa, avalie se o local pretendido possui fácil acessibilidade e visibilidade ao público.
Portanto, a primeira dica que podemos te dar é: fuja de aluguéis baratos e que não garantem esses dois aspectos importantes. Afinal, o que parece uma boa economia em um primeiro momento, pode acarretar em grandes prejuízos no futuro.
Além disso, você também deve pensar em alguns aspectos como:
- O ponto comercial oferece segurança aos clientes e funcionários?;
- Este local favorece a venda por impulso? Ou seja, mesmo sem intenção de compra, os clientes se sentem estimulados a comprar apenas ao ver o produto?;
- Qual o fluxo de pedestres no local?;
- O local conta com estacionamento?;
- A área em questão concentra mais atividades comerciais que podem ser consideradas concorrentes?;
- O público-alvo tem acesso garantido à loja?
Teste a viabilidade da sua ideia
Ter uma ideia realmente interessante nem sempre é sinônimo de sucesso. Algumas vezes, mesmo que a ideia pareça genial, quando é aplicada a realidade, não faz nenhum sucesso. E isso pode acontecer por inúmeros motivos: a falta de um bom planejamento, a escolha errada do público-alvo e da localização, a precificação incorreta e etc.
É exatamente por essa imprevisibilidade que recomendamos que você faça um teste de viabilidade da sua ideia. Ela permitirá que você teste o seu negócio e, assim, possa aperfeiçoar seu produto ou serviço.
Como abrir uma empresa em Toledo?
Com todos os processos e o plano de negócio bem estruturados, chegou a hora de dar início ao processo de abertura de empresa em Toledo. Abrir um negócio envolve muitas burocracias e diversas exigências que devem ser cumpridas. O passo a passo a seguir garantirá que o seu negócio funcione 100% regularizado.
Algumas dessas etapas consistem na definição do tipo de negócio que você deseja abrir em Toledo, o tipo societário e demais informações que impactam diretamente no regime tributário da empresa.
Por isso, é indispensável contar com a ajuda de um escritório de contabilidade em Toledo especializado em abertura de empresas. Somente um profissional capacitado poderá agilizar todo esse processo para você. Um bom contador pode também, inclusive, diminuir as taxas de tributação que deverão ser pagas.
Dito isso, vamos ao passo a passo de como abrir uma empresa em Toledo!
1 – Escolha o tipo de atividade da empresa
Antes de decidir abrir uma empresa, você precisará identificar o segmento da atividade que deseja atuar. Atualmente, você pode escolher entre três opções: prestação de serviços, comércio e indústria.
2 – Escolha a natureza jurídica
O segundo passo é definir o tipo de natureza jurídica da sua empresa. Isso ajudará a definir o melhor enquadramento de regime tributário.
Esse é um procedimento indispensável. Cada uma das modalidades possui diferentes formas de aplicação às normas, por isso, é importante que se tenha muito cuidado. Existem diversas naturezas jurídicas para empresas, são elas:
- Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas.
3 – Escolha qual o porte de empresa abrir
A escolha do porte da empresa em Toledo é uma etapa importantíssima e que deve ser realizada com muita cautela. Se essa escolha não for bem feita, o empreendedor pagará impostos além do que é devido, ou pagará menos do que deveria. Em ambos os casos, isso trará inúmeros problemas com o Fisco.
Atualmente, os portes mais comuns de empresas que o empresário pode escolher são: MEI, ME e EPP.
Para que a escolha seja assertiva, é importante que as especificações da empresa se adequem às exigências do porte desejado e respeitem o teto de faturamento estipulado em cada um dos portes.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito dos tipos de porte de empresa.
- Microempreendedor Individual (MEI): modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
- Microempresa (ME): são permitidos empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil;
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.
4 – Documentos necessários para abrir uma empresa em Toledo
Para abrir um negócio em Toledo, você precisará apresentar uma série de documentos importantes. É preciso ter muita atenção às datas e prazos determinados para que eles sejam entregues. Isso porque, alguns desses documentos possuem data de validade e, por isso, devem ser entregues de acordo com ela.
Confira a lista dos documentos necessários para abrir uma empresa.
Para os sócios
Caso a sua empresa tenha sócios, será necessário reunir os seguintes documentos de cada um deles:
- Certidão de casamento (se casados);
- 1 cópia simples do comprovante de residência;
- 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (CNH também é válida);
- 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
Para a empresa
- CNPJ;
- 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
- 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda do imóvel.
Alvará de funcionamento
Um dos documentos mais importantes de uma empresa é o seu alvará de funcionamento. É ele que indicará se você poderá exercer as suas funções no local em que deseja instalar o seu negócio.
Na maioria dos Estados brasileiros é possível solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal.
Para emitir um alvará de funcionamento, você precisará dos seguintes documentos:
- Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
- Cópia do recibo do IPTU pago;
- CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
- Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
- O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
- Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
- Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.
5 – Realize o registro da empresa na Junta Comercial
A sua empresa só funcionará legalmente após ser registrada na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do Estado do Paraná.
O registro é a verdadeira certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Para isso, é necessário apresentar no cartório o Contrato Social e os documentos dos sócios da empresa.
6 – Abra o CNPJ da empresa
O processo para abrir um CNPJ de empresa é muito simples. Após registrá-la na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir um CNPJ.
No site, faça o download do Programa Básico de Entrada. Em seguida, imprima, preencha e envie o documento pelos Correios para a Receita Federal ou leve pessoalmente.
Abertura Simples
Nós, do Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma empresa em Toledo realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa e muito mais.
Baixe o e-book completo “Como abrir uma empresa”
Abrir uma empresa demanda de muitos processos, como você pôde perceber ao longo deste artigo. Mas, o Abertura Simples descomplica todas essas etapas para você. Faça o download gratuito do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e confira o passo a passo para você abrir seu próprio negócio em Toledo. Baixe agora mesmo, é grátis!
No comment yet, add your voice below!