Conheça os 7 passos para abrir uma lan house de sucesso!

 em Novos Negócios, Para Empreendedores

Está pensando em abrir uma lan house, mas não sabe por onde começar? Então continue lendo para saber mais sobre o assunto e abrir o seu próprio negócio!

REALIZE O SONHO DE ABRIR UMA LAN HOUSE COM ESSES 7 PASSOS!

SOBRE O MERCADO

O termo lan house é comumente usado para nomear um estabelecimento comercial onde as pessoas pagam para utilizar um computador com acesso à internet e a uma rede local. Os frequentadores atuais possuem necessidades específicas e podem ser divididos em dois grandes grupos. O primeiro possui acesso à internet por aparelhos móveis e busca exclusivamente serviços de conveniência: impressão, fotocópia, fax, acesso a segunda via de contas, realização de cursos on-line, digitalização e envio de documentos, registro de boletim de ocorrência, elaboração da declaração de imposto de renda, consulta de multa de trânsito, acompanhamento de processos jurídicos e as mais variadas consultas.

Já o segundo grupo não possui acesso à internet, e além dos serviços de conveniência, busca prioritariamente inclusão digital: navegação, participação de redes sociais, educação à distância, ferramentas do pacote Microsoft Office ou equivalentes, entretenimento, dentre outros.

Segundo estimativas da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (Abcid), houve uma retração de 45% em três anos no número de lan houses, em função da mudança radical do perfil do público-alvo. Dos 108 mil estabelecimentos existentes em 2010 restam estimados 60 mil (2013). São frequentados majoritariamente por consumidores das classes D e E (90% dos usuários), com média de idade de 20 anos. As pesquisas ainda apontam que a procura por centros pagos de acesso a internet é preponderante nas regiões nordeste e norte e em locais com população de baixa renda.

De acordo com a Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o perfil geral das lan houses é composto de estabelecimentos de natureza familiar, pequenos, informais e compartilhados com outras atividades comerciais. A maioria opera com grandes riscos na informalidade, têm até três funcionários e dividem o espaço com atividades complementares, como comércio de informática, papelaria e lanchonete. Há o caso ainda das que se declaram formalizadas, mas hoje estão sob a personalidade jurídica de outras atividades comerciais.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

LOCALIZAÇÃO

A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Na hora de fazer a seleção, é necessário levar diversos aspectos que influenciam diretamente no faturamento do seu negócio. O ponto ideal para abrir uma lan house é aquele que favorece a visibilidade, a comodidade e acessibilidade do público a sua empresa.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu hortifrúti poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Imagem de uma mulher mexendo no computador para remeter ao empreendedor que deseja abrir uma lan house

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendada para abrir uma lan house é de 40m² para instalar a área onde ficarão as mesas com os computadores, balcão de atendimento, sanitário e pequena copa para os funcionários.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Ar condicionado;
  • Computadores;
  • Teclados, mouses, fones de ouvido, webcam, caixas de som, estabilizadores;
  • Impressoras;
  • Suprimentos de rede;
  • Cadeiras;
  • Baias;
  • Balcão de atendimento;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma lan house, o uso das estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio.

A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim. O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu serviço conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo, cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais onde ele divulgara a sua empresa.

Como dica de negócio, é recomendado realizar com frequência pesquisas de mercado, público-alvo e concorrência para tentar identificar pontos de desejo que ainda não foram entregues por ninguém no mercado e claro, oferecê-los em seu negócio como diferencial.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma lan house são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma lan house realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de um empreendedor conversando com colaboradores, representando como empreender na MoócaImagem da Moóca, representando como abrir empresa na Moóca.