Conheça os 7 passos para abrir uma lan house de sucesso!

Está pensando em abrir uma lan house, mas não sabe por onde começar? Então continue lendo para saber mais sobre o assunto e abrir o seu próprio negócio!

REALIZE O SONHO DE ABRIR UMA LAN HOUSE COM ESSES 7 PASSOS!

SOBRE O MERCADO

O termo lan house é comumente usado para nomear um estabelecimento comercial onde as pessoas pagam para utilizar um computador com acesso à internet e a uma rede local. Os frequentadores atuais possuem necessidades específicas e podem ser divididos em dois grandes grupos. O primeiro possui acesso à internet por aparelhos móveis e busca exclusivamente serviços de conveniência: impressão, fotocópia, fax, acesso a segunda via de contas, realização de cursos on-line, digitalização e envio de documentos, registro de boletim de ocorrência, elaboração da declaração de imposto de renda, consulta de multa de trânsito, acompanhamento de processos jurídicos e as mais variadas consultas.

Já o segundo grupo não possui acesso à internet, e além dos serviços de conveniência, busca prioritariamente inclusão digital: navegação, participação de redes sociais, educação à distância, ferramentas do pacote Microsoft Office ou equivalentes, entretenimento, dentre outros.

Segundo estimativas da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital (Abcid), houve uma retração de 45% em três anos no número de lan houses, em função da mudança radical do perfil do público-alvo. Dos 108 mil estabelecimentos existentes em 2010 restam estimados 60 mil (2013). São frequentados majoritariamente por consumidores das classes D e E (90% dos usuários), com média de idade de 20 anos. As pesquisas ainda apontam que a procura por centros pagos de acesso a internet é preponderante nas regiões nordeste e norte e em locais com população de baixa renda.

De acordo com a Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o perfil geral das lan houses é composto de estabelecimentos de natureza familiar, pequenos, informais e compartilhados com outras atividades comerciais. A maioria opera com grandes riscos na informalidade, têm até três funcionários e dividem o espaço com atividades complementares, como comércio de informática, papelaria e lanchonete. Há o caso ainda das que se declaram formalizadas, mas hoje estão sob a personalidade jurídica de outras atividades comerciais.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

LOCALIZAÇÃO

A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Na hora de fazer a seleção, é necessário levar diversos aspectos que influenciam diretamente no faturamento do seu negócio. O ponto ideal para abrir uma lan house é aquele que favorece a visibilidade, a comodidade e acessibilidade do público a sua empresa.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o seu hortifrúti poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Imagem de uma mulher mexendo no computador para remeter ao empreendedor que deseja abrir uma lan house

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendada para abrir uma lan house é de 40m² para instalar a área onde ficarão as mesas com os computadores, balcão de atendimento, sanitário e pequena copa para os funcionários.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Ar condicionado;
  • Computadores;
  • Teclados, mouses, fones de ouvido, webcam, caixas de som, estabilizadores;
  • Impressoras;
  • Suprimentos de rede;
  • Cadeiras;
  • Baias;
  • Balcão de atendimento;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma lan house, o uso das estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio.

A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim. O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu serviço conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo, cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais onde ele divulgara a sua empresa.

Como dica de negócio, é recomendado realizar com frequência pesquisas de mercado, público-alvo e concorrência para tentar identificar pontos de desejo que ainda não foram entregues por ninguém no mercado e claro, oferecê-los em seu negócio como diferencial.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma lan house são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma lan house realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta