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Como abrir uma loja de souvenirs? Manual completo

O que você verá neste artigo:

Abrir uma loja de souvenir é uma tendência de negócio atemporal! Quer saber o passo a passo para montar uma? Então, confira o passo a passo neste artigo!

Está pensando em abrir uma loja de souvenir? Saiba que essa é uma tendência de negócio atemporal, que não sai de moda nunca. Isso porque, para muitas pessoas, a mera lembrança não é suficiente para guardar um momento especial, um local visitado, seu personagem ou personalidade preferida. Ou, ainda, para guardar a lembrança da visita ao estádio do seu time do coração. Muitas vezes, o melhor a se fazer é adquirir alguma coisa que remete àquilo que lhe é especial, algo que seja palpável.

Se você já viajou para algum lugar, ou já visitou um local que era muito especial, eu tenho certeza que você voltou com, pelo menos, uma lembrança física daquele local. Acertei? A prática é muito comum!

Assim como você, a maioria das pessoas que viajam a lazer não dispensa uma boa lembrancinha do lugar que visita, independentemente de onde seja. Esses itens podem ter formatos mais específicos, de acordo com o local ou com os pontos turísticos daquela região. É um mais bonito do que o outro, fica até difícil levar um só!

Essa prática fez com que uma tendência fosse lançada há alguns anos: a abertura de lojas de souvenir! Esse tipo de estabelecimento desperta a atenção não só de clientes, como, também, de futuros empreendedores, que veem na ideia uma ótima oportunidade de negócio.

De fato, o negócio pode ser muito atrativo e rentável, principalmente para empreendedores que desejam abrir o modelo de negócio em regiões turísticas. Esse é o seu caso? Então, continue a leitura e confira o passo a passo de como abrir uma loja de souvenir!

abrir uma loja de souvenir

O que é loja de souvenir?

Um souvenir é um objeto que resgata memórias que estão relacionadas a um destino turístico. Geralmente, estes artigos remetem a pontos turísticos, costumes e cultura do local em questão, fazendo com que o cliente remeta, automaticamente, aquele item à sua viagem.

Também conhecido como a famosa “lembrancinha”, normalmente, os souvenir são comercializados em feirinhas ou no comércio central da região, que são áreas que atraem turistas nacionais e estrangeiros.

A palavra tem origem francesa. Na tradução livre, souvenir significa “memória”, pois é algo que resgata as memórias afetivas e culturais a respeito do destino ao qual o item está relacionado.

Um fato interessante sobre os souvenirs é que eles variam bastante entre um lugar e outro. Isso, justamente, pelo fato de que estes itens devem representar, de alguma maneira, a cultura local.

No Brasil, cada estado e região tem uma representação da cultura local em forma de souvenir. Por exemplo: as miniaturas de jangadas da Beira Mar em Fortaleza; as fitas de Nossa Senhora do Bonfim em Salvador; os berimbaus usados na roda de capoeira; e os vasos de cerâmica com pinturas marajoaras e tapajônicas em Belém.

Ainda, os souvenir também podem ser de origem alimentícia, como os chocolates da Suíça ou o tradicional vinho do Porto de Portugal.

Sobre o mercado de souvenir

As lojas de souvenirs vendem produtos especializados de personagens infantis, times esportivos, entre muitos outros temas e são perfeitas para aqueles consumidores que gostam de presentear entes queridos com alguma lembrança de uma viagem especial.

Geralmente essas lojas trabalham com dois tipos de produtos: os licenciados e os não licenciados. Você deve estar se perguntando: “qual a diferença entre os dois?”

 A diferença é que o licenciado é um mecanismo legal pelo qual se autoriza e cede-se o direito de utilização de uma marca e imagem para reprodução e exploração comercial. Existe o conceito de que a marca é uma “propriedade”. Assim, ela tem um dono, que tem por direito auferir resultado com sua marca.

Um ponto que deve ser observado no momento de se definir o plano de negócio, são os custos envolvidos com o licenciamento e as taxas de royalties, que são os valores pagos sobre o uso do direito de propriedades industriais e marcas.

Sobre o preço de venda no Varejo, aplicam-se os seguintes percentuais:

Caso sejam produtos licenciados: 

  • Alimentos: 3 a 5%;
  • Roupas e Calçados: 10%;
  • Acessórios: 8 a 12%;
  • Eletrônicos: 8 a 10%;
  • Cosméticos: 5 a 8%;
  • Cadernos: 10%;
  • Brinquedos: 10 a 12%;
  • Artigos de Bazar: 7 a 10%;
  • Editorial (publicações): 4 a 8%;
  • Serviços (cartões de crédito e conteúdo para celular): 10 a 30%;
  • Fraldas: 2 a 4%.
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Como montar uma loja de souvenir?

Se você se interessou pelo modelo de negócios, é importante saber que, assim como em qualquer outro negócio, montar uma loja de souvenir exige muito planejamento, disposição, organização e, claro, muitas exigências a serem cumpridas. Por isso, é preciso contar com a ajuda de um contador especializado em abertura de lojas de souvenirs, para que este processo seja o menos burocrático possível.

Dito isso, com a decisão tomada de abrir seu próprio negócio neste segmento, vamos à lista de tudo o que é necessário para montar uma loja de souvenir!

1 – Elabore um plano de negócios

O plano de negócios é um documento que traçará a trajetória da empresa, proporcionando uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual ela está inserida. É por meio do plano de negócios que o empreendedor deverá traçar seus objetivos e metas a serem alcançados, bem como os caminhos que ele deverá seguir para conquistá-los.

Também é no plano de negócios que o empreendedor deverá definir quais souvenir serão vendidos em sua loja, os serviços adicionais oferecidos e o modelo de atendimento. Sua loja terá uma página de vendas na internet? Descreva isso, também, no modelo de negócios.

A premissa de um plano de negócios bem feito é que, quanto mais completo ele estiver, mais informações você terá para lhe ajudar na tomada de decisões futuramente. Alguns itens indispensáveis para este documento são:

  • Detalhamento financeiro;
  • Os serviços oferecidos pela sua empresa;
  • As fontes de recurso;
  • Definir o público-alvo;
  • Análise de concorrência;
  • Pesquisa de mercado;
  • Plano de marketing.

2 – Defina o que vender na loja de souvenir

Sem dúvidas, uma das primeiras coisas que você deve pensar na hora de planejar a sua loja de souvenirs é nos tipos de produtos que você irá vender. As duas melhores opções são adquirir as lembrancinhas de artesãos regionais e revendê-las ou fabricá-las você mesmo.

As lembrancinhas artesanais estão entre os itens preferidos dos turistas e, por isso, é um ótimo investimento.

Caso você opte por comercializar artesanatos terceirizados, é importante conhecer bem os produtores da região e os itens que eles comercializam. Assim, será mais fácil escolher entre os melhores e, assim, agregar valor ao seu negócio.

Opte sempre por produtos de qualidade, criativos, que tenham bons preços, sejam bem feitos e, o principal, que fabriquem pelas únicas que deixarão as pessoas apaixonadas logo à primeira vista.

Agora, se você quer fabricar seus próprios produtos, saiba que essa também é uma vantagem competitiva muito interessante. Afinal, você dará, aos seus produtos, o toque especial da sua marca, o que agregará ainda mais valor ao seu negócio. Essa é uma opção perfeita para quem possui habilidades manuais.

Mas, mesmo que você não possua nenhum conhecimento em artesanato e artes manuais, não desanime: hoje, o mercado conta com diversos cursos voltados à área para se especializar. Este é um investimento que, com certeza, fará muita diferença na sua loja de souvenir.

3 – Encontre o ponto de vendas certo

Assim como em qualquer outro comércio, e talvez até um pouco mais, escolher a localização de um negócio para uma loja de souvenir será determinante para o seu sucesso a curto e a longo prazo.

Sendo assim, um dos primeiros elementos a ser considerado na escolha do ponto de vendas é quais produtos serão comercializados em sua loja. Serão itens com temas específicos? Os produtos atingem todas as idades, classes e gostos? Qual será a variedade oferecida?

Com esses temas bem definidos, também é importante considerar algumas questões a respeito do local pretendido: a região é movimentada? Possui fácil acesso para os consumidores? Está próximo a pontos de ônibus, metrô e estacionamento? Ele está de acordo com as documentações legais da prefeitura local

Além disso, também é muito importante considerar os fatores de demanda, oferta e custos. Por isso, antes de definir o público-alvo, estude sobre ele para que, assim, possa lhe oferecer a melhor experiência possível. Verifique se há alguma característica populacional em torno do estabelecimento, se aquela região possui muita concorrência ou uma vasta oferta aos consumidores. Um bom ponto comercial para uma loja de souvenir deve estar próximo à:

  • Hotéis;
  • Aeroportos;
  • Restaurantes;
  • Pontos turísticos da região;
  • Praças;
  • Praias;
  • Parques.

Todos esses quesitos influenciam na escolha de um bom local para sediar o seu negócio. Por isso, essa deve ser uma escolha realizada com muita cautela e análise.

Para a instalação desse tipo de negócio, é necessário que se realize uma prévia consulta de endereço junto à Prefeitura Municipal e a Administração Regional. Isso garantirá que as condições do local atendam às exigências da Lei de Zoneamento.

abrir uma loja de souvenir

4 – Contrate os colaboradores

A contratação de colaboradores dependerá muito da demanda, necessidade e do tamanho do empreendimento. Inicialmente, para uma loja de souvenir pequena, a contratação de um ou dois funcionários, focados em vendas e parte administrativa, pode ser o suficiente.

Opte por pessoas que sejam moradores da região ao qual a sua loja está localizada. Esse também se tornará um diferencial competitivo importante. Afinal, o vendedor, por exemplo, poderá agregar valor aos seus produtos contando histórias da região, curiosidades e fatos interessantes que o envolvam. Isso despertará ainda mais o interesse dos turistas em seus produtos.

5 – Estrutura e equipamentos para uma loja de souvenir

A estrutura física mínima recomendada para quem deseja abrir uma loja de souvenir é de 40 m², com flexibilidade de aumento conforme o desenvolvimento do negócio. O espaço deve ser amplo, claro, bem ventilado e iluminado. Isso proporcionará uma experiência muito mais completa e confortável para os clientes.

Já para as escolhas dos equipamentos, o empreendedor deve levar em consideração o público-alvo escolhido e os produtos que irá oferecer em sua loja. Para montar uma loja de souvenirs, serão necessários:

  • Computador, impressora e telefone;
  • Armários alto e baixo;
  • Mesas e cadeiras;
  • Leitor de código de barras;
  • Impressora Fiscal
  • Periféricos;
  • Balcão para atendimento;
  • Cestas plásticas;
  • Gaveta de dinheiro automática (caixa);
  • Gôndola central;
  • Balcão de vidro para exposição dos produtos;
  • Maquininha de cartão.

Como abrir uma loja de souvenir?

Abrir um negócio não é nada fácil. Isso porque, além de todo o planejamento, também será necessário cumprir uma série de exigências a respeito das questões fiscais, tributárias e legais que envolvem a abertura de uma empresa.

Por isso, é necessário contar com a consultoria de um contador especializado em abrir lojas de souvenir. Assim, é possível garantir a eficiência em cada um dos processos para que você foque no que realmente importa: o seu sucesso!

Continue a leitura para descobrir o passo a passo para abrir uma loja de souvenir.

1 – Identifique o tipo de atividade

Definir o tipo de atividade que a sua loja terá é uma das primeiras decisões que devem ser tomadas, antes mesmo de decidir quaisquer outras questões fiscais ou tributárias. Existem três diferentes designações. Porém, as que melhor se encaixam para o setor é o comércio, uma vez que este é destinado para a venda dos produtos e, também, a de indústria, para os comerciantes que transformarão uma matéria prima em souvenir.

2 – Escolha a natureza jurídica

A natureza jurídica da sua loja ajudará a definir o regime jurídico que melhor se enquadra com o seu tipo de negócio.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é indispensável, uma vez que cada uma dessas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira a seguir alguns tipos de naturezas jurídicas para empresas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. A pessoa física é titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): Modelo que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular.

3 – Defina o porte da loja de souvenir

O porte de uma empresa é definido a partir do faturamento dela. As opções e exigências são:

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R $ 81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R $ 360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R $ 360 mil e vai até R $ 4,8 milhões.

4 – Separe os documentos necessários para abrir uma loja de souvenir

Para abrir uma loja de souvenir é obrigatório a apresentação de documentos importantes. Alguns desses documentos possuem data de validade e, por isso, contam com prazos determinados para serem entregues. Por isso, é importante contar com a ajuda de um contador especializado no ramo.

Os documentos necessários para abrir uma empresa são:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Contrato Social;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade ou da área de atuação.

Após reuni-los, deve-se levar os documentos até a Junta Comercial do Estado para que eles possam ser protocolados. Assim, sua empresa será registrada perante os órgãos oficiais.

Também é importante ressaltar que para solicitar o Alvará de Funcionamento será preciso apresentar alguns outros documentos, que são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

O alvará de funcionamento pode ser solicitado gratuitamente pela internet e este documento será emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

5 – Abra um CNPJ para a loja de souvenir

Abrir um CNPJ para uma loja é muito simples. Ao registrar a empresa na Junta Comercial, o empreendedor receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado ao entrar no site da Receita Federal no ato de abertura do CNPJ.

Dentro do site, faça o download do Programa Básico de Entrada, imprima, preencha o documento e o envio pelos Correios para a Receita Federal. O empreendedor também pode levar o documento pessoalmente.

Como montar uma loja de souvenir com sócios?

Caso você queira abrir uma loja de souvenir com sócios, além dos documentos já citados, será necessário apresentar alguns outros de cada sócio. São eles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Há diversos tipos societários que o empreendedor pode escolher. O ideal é avaliar o momento e as condições da empresa antes de realizar essa importante escolha.

Como divulgar uma loja de souvenir

Além da localização, como citamos anteriormente, outro fator determinante para o sucesso de um negócio são as formas de divulgação. Para uma loja de souvenir, a melhor opção é usar a internet e as redes sociais ao seu favor.

Antes de viajar, todos nós procuramos por boas referências de lojas, pontos turísticos e demais estabelecimentos na região de destino. Esse é o principal motivo pelo qual a sua loja deve estar presente na internet. Afinal, seu público são os turistas que nunca viram o seu produto, muito menos o seu estabelecimento. Para despertar o interesse de compra neles, antes mesmo de embarcarem rumo ao destino, o uso das mídias digitais é indispensável.

Crie estratégias de divulgação baseadas em um plano de marketing conciso. Use técnicas de persuasão e agregue valor aos seus produtos por meio das redes sociais. Todos esses fatores são grandes diferenciais para o seu negócio, principalmente em épocas de alta temporada.

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