Quero abrir uma loja de souvenirs. O que eu preciso saber?

Quero abrir uma loja de souvenirs. O que eu preciso saber?

Está pensando em abrir uma loja de souvenirs? Para muitas pessoas a mera lembrança não é o suficiente para guardar um momento especial, um local visitado, seu personagem ou personalidade preferida ou seu time do coração. Muitas vezes, o melhor a se fazer é a aquisição de algo que o remete àquilo que lhe é especial, algo que seja palpável. Continue lendo:

SOBRE O MERCADO

As lojas de souvenirs vendem produtos especializados de personagens infantis, times esportivos, entre muitos outros temas e são perfeitas para aqueles consumidores que gostam de presentear entes queridos com alguma lembrança de uma viagem especial.

Geralmente essas lojas trabalham com dois tipos de produtos: os licenciados e os não licenciados. Mas, você deve estar se perguntando qual a diferença entre os dois? A diferença é que o licenciado é um mecanismo legal pelo qual se autoriza e cede-se o direito de utilização de uma marca/imagem para reprodução e exploração comercial. Existe o conceito de que a marca é uma “propriedade”. Assim, ela tem um dono, que tem por direito auferir resultado com sua marca.

Um ponto que deve ser observado no momento de se definir o plano de negócio, são os custos envolvidos com o licenciamento. As taxas de royalties são os valores pagos sobre o uso do direito de propriedades industriais e marcas.

Sobre o preço de venda no Varejo, aplicam-se os seguintes percentuais, caso sejam produtos licenciados: Alimentos de 3 a 5%, Roupas e Calçados10%, Acessórios de 8 a 12%, Eletrônicos de 8 a 10%, Cosméticos de 5 a 8%, Cadernos 10%, Brinquedos de 10 a 12%, Artigos de Bazar 7 a 10%, Editorial (publicações) de 4 a 8%, Serviços (cartões de crédito e conteúdo para celular) de 10 a 30% e Fraldas de 2 a 4%.

CONFIRA COMO ABRIR UMA LOJA DE SOUVENIRS NA SUA CIDADE:

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A escolha da localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Sendo assim, um dos primeiros elementos a ser considerado pelo empreendedor é quais os produtos ele vai comercializar em sua loja, ou seja, se vão possuir temas específicos, atingindo todas as idades, classes, gostos, etc. Depois de ter feito essa definição, é importante considerar também: se a região é movimentada, se viabiliza o fácil acesso dos consumidores, como por exemplo pontos de ônibus, metrô e estacionamento próximos, se o estabelecimento está de acordo com as documentações legais da prefeitura local, entre outros.

Além disso, é muito importante considerar fatores de demanda, oferta e de custos. Por isso, estude o seu público alvo e veja se a característica populacional em torno do estabelecimento é o principal fator a ser contemplado; se aquela região possui muita concorrência, ou seja, tem muita oferta aos consumidores e por último, a análise do melhor ponto deve envolver também as condições de sua utilização, inclusive aquelas que influenciam diretamente nos custos, seja no investimento inicial (“luvas”, obras, reformas, comunicação), seja no custo operacional (aluguel, impostos etc.).

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

A contratação dos colaboradores dependerá muito da necessidade e do tamanho do empreendimento. Geralmente o empreendedor que deseja abrir uma loja de souvenir pode iniciar seu negócio com um ou dois funcionários, concentrando-se em vendas e auxílios administrativos.

Imagem de uma mulher que está viajando e parou em uma loja para inspirar o empreendedor que deseja abrir uma loja de souvenirs

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura física mínima recomendável para quem deseja abrir uma loja de souvenirs é de 40m², com flexibilidade de aumento conforme o empreendimento for se desenvolvendo.

Já para as escolhas dos equipamentos, o empreendedor deverá levar em consideração o público alvo e os produtos que irá oferecer na loja. Para iniciar um empreendimento básico, ele necessitará:

  • Computador, impressora e telefone;
  • Armário alto e baixo;
  • Mesas e cadeiras;
  • Cestas plásticas;
  • Balcão para atendimento;
  • Periféricos;
  • Leitor de código de barras;
  • Impressora Fiscal;
  • Gaveta de dinheiro automática (caixa);
  • Balcão de vidro para exposição dos produtos;
  • Gôndola central;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja de souvenirs, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

Recomenda-se o investimento em materiais impressos como por exemplo flyers e folders para serem distribuídos junto aos clientes e também em vias movimentadas. Outra forma de divulgação que o empreendedor pode optar são os anúncios em revistas de bairro, bussdoor e, principalmente, meios digitais. Invista na criação de um bom site e em perfis nas redes sociais, pois não se esqueça: a internet atualmente é um dos principais meios de pesquisa e recomendações que os consumidores buscam ativamente.

Como dica de negócio, é importante que o empreendedor esteja antenado as tendências de produtos do segmento, busque investir na qualidade do produto e serviço, no bom atendimento e que também busque parcerias com fornecedores para trazer diversos benefícios ao seu estabelecimento.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma loja de souvenirs são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma loja de souvenirs realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR UMA LOJA DE SOUVENIRS[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta