Skip to content

Saiba como aplicar o balanced scorecard no seu negócio!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quer ver sua empresa seguir a rota para o sucesso? Aplicar o balanced scorecard garante uma ferramenta capaz de fazer a sua empresa chegar no ponto exato em que deseja. 

Mas afinal, o que é o Balanced Scorecard? 

Costumamos dizer que existe um antes e depois do Balanced Scorecard no mundo dos negócios. Isso porque a ferramenta mudou o cenário quando o assunto é gestão do desempenho das empresas.

Antes dos professores Robert Kaplan e David Norton, da escola de negócios de Harvard, criarem esse procedimento gerencial, muitas análises levavam em conta somente indicadores contábeis ao analisar as operações das empresas. 

Ao optarem por olhar a conjuntura do negócio, apenas por um prisma apenas contábil, muitas empresas perdiam informações importantes que seriam cruciais para traçar as suas estratégias para o futuro.  Como as que envolvem recursos humanos, as transformações do mercado e a opinião do público consumidor. 

Portanto, podemos definir o balanced Scorecard como uma ferramenta de gestão de desempenho que pretende ajudar os gestores a aprimorar os procedimentos relacionados aos indicadores, objetivos e metas dos negócios. 

Os especialistas em negócio Robert e David, apontam que o diferencial do balanced scorecard está em considerar diversas variáveis e dessa maneira proporcionar ao gestor uma maneira mais completa de enxergar a conjuntura da sua empresa para depois traçar suas metas e objetivos.  

Algumas vantagens ao aplicar o balanced scorecard no seu negócio 

  1. Melhora a transparência em todo o processo gerencial do seu negócio;
  2. Evita ruídos melhorando a comunicação tanto externa quanto interna do seu negócio;
  3. Promove maior comprometimento da equipe com o atingimento das metas e objetivos 
  4. Garante a inovação contínua ao mapear fatores externos e internos que envolvem a realidade da sua empresa e do nicho de mercado em que atua
  5. Garante maior segurança na hora de investir no seu negócio e assim evita gastos desnecessários ou aventuras financeiras que não trarão respaldo. 

Mas afinal, como aplicar o Balanced Scorecard? 

Antes de aplicar o balanced scorecard você precisa estar atento aos elementos básicos que o compõe, baseado nos apontamentos do livro de 1997 “Gulf Professional Publishing”, selecionamos os seguintes elementos: 

  1. Construindo o Mapa estratégico: Nesta etapa, você deve traçar uma versão mais geral e dos objetivos da empresa. 
  1. Detalhando o quadro objetivos e metas: Agora é hora de o gestor detalhar todos os objetivos que delimitou na etapa anterior.  
  1. Analisando os indicadores da empresa: O gestor precisa acompanhar de perto os rumos que a empresa vem tomando naquele período, dessa maneira conseguirá entender se as estratégias adotadas estão funcionando.
  1. Definindo o plano de ação: Ao colocar o plano de ação no seu balanced scorecard você precisa deixar claro quem deve executar cada tarefa e também quem será responsável pela supervisão de determinadas operações. Nesse momento também é preciso evidenciar quanto de recurso financeiro será empregado para cada tarefa. 

Agora que você já colocou a mão na massa nos passos iniciais para implementar o balanced scorecard na sua empresa, aprofundaremos na próxima etapa que deve englobar três diferentes perspectivas sobre a realidade do seu negócio:

  1. Perspectiva do público consumidor
  2. Perspectiva dos processos internos
  3. Perspectiva de inovação 
  4. Perspectiva de infraestrutura e recursos 

Acompanhe a seguir um breve passo a passo onde te explicaremos como montar o seu balanced scorecard levando em conta os elementos e perspectivas anteriormente citados.

Agora é hora de colocar o mestre na arte dos negócios que há dentro de você na ativa e desenhar o seu mapa estratégico. Lembre-se que o mapa estratégico desenhado deve caber em uma página.

Passo a passo: 

  1. Trace uma faixa na horizontal para cada perspectiva, totalizando quatro faixas
  2. Em cada faixa você deve desenhar caixas e dentro de cada caixa anotar os objetivos que foram definidos
  3. Agora você precisa olhar para o que já foi colocado no quadro e utilizar setas para ligar as metas em cada faixa que apresentam uma relação de interdependência. 

Recomendação extra: lembre-se sempre que esse tipo de planejamento é interdependente, ou seja, apresenta relação de causa e efeito entre os objetivos e metas delimitados. 

Por fim, vale lembrar que aplicar o balanced scorecard no seu negócio, também exigirá um planejamento estratégico de qualidade. Neste artigo, explicamos como fazer!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.