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Passo a passo para criar um planejamento estratégico para o seu negócio

O que você verá neste artigo:

Já sabe quais vantagens e decidiu que é interessante criar um planejamento estratégico para o seu negócio? Saiba que está no lugar certo!

É preciso enfatizar que criar um planejamento estratégico exige pesquisa, estudo e muita dedicação. Não basta apenas criar um documento de qualquer maneira e sem levar em consideração critérios de qualidade, pois o resultado pode ser abaixo do esperado. Pensando em oferecer um caminho inicial para quem deseja criar um bom planejamento, destacamos alguns passos. Vamos lá? Neste artigo, apresentaremos:

  • O que é planejamento estratégico?
  •  5 vantagens do planejamento estratégico
  • Como desenvolver um bom planejamento.

Boa leitura!

 O que é planejamento estratégico?

Quando conceituamos um termo, nada melhor do que contar com a ajuda de especialistas. Peter Drucker, autor do livro Introdução à Administração, define que planejamento estratégico é um processo contínuo e que permite o maior conhecimento possível do futuro.

“[Para] tomar decisões atuais que envolvam riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução destas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”, explica.

 5 vantagens do planejamento estratégico

Para definir o futuro e onde o negócio quer chegar em dois, cinco ou dez anos, por exemplo, o empreendedor precisará conhecer muito bem a identidade do próprio negócio.

Afinal, quando não se sabe quem se é, dificilmente saberá onde se quer chegar.  Neste sentido, o planejamento estratégico faz com que o empreendedor tenha uma reflexão sobre o propósito, missões, valores e visões da sua empresa.

Definir onde está e onde chegar

Já mencionamos isso, mas vale a pena reforçar. Por meio de planejamento estratégico, o empreendedor conseguirá definir seus objetivos. A partir disso, também definirá quais metas devem ser alcançadas para conquistá-lo.

Traçar estratégia para alcançar objetivos

Após traçar os objetivos, será necessário criatividade para que a equipe consiga desenvolver estratégias realmente eficientes.

Exemplificando: supondo que uma empresa de marketing deseja se especializar somente em moda e tem como objetivo captar 10 contas em três anos.

Neste sentido, como estratégia, a empresa define que fará um reposicionamento da marca e desenvolverá ações de divulgação em eventos de moda.

Proporciona vantagem competitiva

A verdade é que a maioria das empresas não atua com planejamento estratégico. Inclusive, 55% das empresas que fecham, em menos de dois anos, é por falta de planejamento prévio, segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).  

Isso demonstra que empresas que realmente atuam com um bom planejamento tem mais chances de continuar firmes no mercado e também de se tornarem competitivos, já que estarão sempre pensando em como se destacarem e conquistarem seus objetivos.

Promove o engajamento dos colaboradores

O desenvolvimento do planejamento é realizado, normalmente, pelo líder. Contudo, pode, e deve, contar com a ajuda da equipe. Inclusive, é algo fundamental que a equipe participe do seu desenvolvimento.

Isso porque a participação de todos será essencial para ter outras visões do negócio. Além disso, quando a equipe está integrada com as decisões, ela se tornar mais engajada com o trabalho, pois sabe onde a empresa quer chegar e o que precisa ser feito.

Passo a passo para desenvolver um planejamento

Passo 1 – Responda algumas perguntas básicas

Segundo o Sebrae, há três perguntas que são o ponto de partida para o desenvolvimento de um planejamento. Elas resumem, de forma prática, o documento e permite que o empreendedor consiga avançar para outros pontos importantes. As três perguntas são:

Pensando em todas as limitações, é necessário que o empreendedor responda às perguntas com total objetividade. A partir disso, ele consegue seguir para os próximos passos com mais segurança.

Passo 2 – Analise o cenário no qual a empresa está inserida

Antes de definir as metas, é essencial realizar um estudo profundo do cenário no qual a empresa atua.

Por exemplo, uma empresa de moda, deve verificar o que está em alta, quais são as tendências de mercado, quais as previsões de crescimento do setor, quais são os concorrentes e quem é o público-alvo e como é o seu comportamento.

Além disso, é interessante realizar uma análise SWOT. Basicamente, significa analisar as forças, ou seja, pontos fortes da empresa; suas fraquezas; as oportunidades para o futuro e as ameaças que as fraquezas da empresa podem gerar no futuro.

Para definir, força, fraquezas e oportunidades, o empreendedor deve levar em consideração absolutamente tudo que pode afetar a empresa. Exemplificando: caso um negócio atue no mercado financeiro, ele deverá levar em consideração juros, inflação, bolsa de valores na análise SWOT.

Passo 3 – Defina as metas da empresa

Após responder as perguntas iniciais, especificamente “onde quero chegar com a minha empresa?” o empreendedor já terá seus objetivos.

Em seguida, será necessário traçar uma rota para alcançá-los. É neste momento que chega a hora de estabelecer quais metas que a empresa deverá alcançar para conquistar seus objetivos.

Passo 4 – Desenvolva estratégias

Agora que o empreendedor já sabe seus objetivos e metas, é hora de desenvolver suas estratégias, ou seja, é hora de colocar a “mão da massa”. Elas devem ser pensadas para que as metas sejam alcançadas. Ademais, devem prever possíveis problemas que podem ser gerados durante o percurso até o destino final (objetivo).

Passo 5 – Estabeleça um monitoramento

Para conquistar o sucesso das estratégias, será fundamental estabelecer uma forma de monitoramento. Seja por meio de estatísticas, software ou pesquisas, o empreendedor precisará investir em um método que realmente seja adequado ao seu negócio.

Considerações finais

Agora que você já sabe como criar um planejamento estratégico, nossa recomendação é que você continue estudando sobre planejamentos, pois o conhecimento será fundamental para o seu negócio. Você pode continuar aqui mesmo no portal Abertura Simples. Leia nosso artigo e entenda as 5 principais vantagens de criar um plano de negócio

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