Skip to content

Algumas formas de melhorar sua margem de contribuição

O que você verá neste artigo:

Na hora de descobrir se a empresa está conseguindo cobrir os próprios custos e dando os lucros esperados, calcular a margem é o que trará essas respostas. No entanto, entender como melhorar a margem de contribuição também é uma ótima ideia para manter a empresa de forma sustentável.

A palavra cálculo muitas vezes assusta, mas fique tranquilo pois na verdade é um cálculo simples de ser feito e neste artigo te explicaremos o que é a margem de contribuição e daremos algumas dicas de como melhorá-la na sua empresa. 

Entendendo o que é a margem de contribuição

A margem de contribuição pode ser definida como um indicador empregado para fazer com que o gestor descubra a diferença entre o lucro total do negócio e os custos dessa produção, ou seja, o lucro real que seu empreendimento está gerando. 

Para calcular a margem de contribuição é necessário empregar a fórmula: Margem de contribuição = Valor de Vendas – (Despesas variáveis + Custos)

Bem agora com a fórmula em mãos, vamos destrinchar os conceitos presentes na margem de contribuição. 

Despesas variáveis: as despesas variáveis são aquelas que estão no cotidiano do seu negócio mas não estão diretamente relacionadas à produção e desenvolvimento dos produtos e serviços que a sua empresa oferta. 

Custos Fixos: já os custos fixos, ou despesas fixas, se referem aquelas despesas que são imprescindíveis para que você desenvolva e produza os produtos e serviços que sua empresa oferta.  

Fazer a diferenciação na sua tabela entre as despesas fixas e as despesas variáveis irá ajudar a ter uma visão mais apurada da realidade dos lucros gerados na sua empresa e entender qual a quantia que de fato precisa ser empenhada para que seu negócio 

Uma dica para que você mantenha os números organizados e evite confusões é fazer uma planilha, dessa maneira você calcula a margem de contribuição com maior segurança, confiança e transparência.  

Depois de calculada a margem de contribuição fornecerá algumas respostas como:

  • O ganho bruto do seu negócio;
  • O volume total de vendas; 
  • O custo estrutural somando as despesas variáveis e as despesas fixas;
  • Se o volume de vendas consegue cobrir os custos estruturais; 
  • Se após cobrir os custos estruturais existe uma margem de lucro.

Se o empreendedor deseja ter um indicador para apurar a receita da sua empresa e a partir dele definir estratégias para um desenvolvimento sustentável, a margem de contribuição é certamente uma ferramenta para ser usada em seu negócio. 

A seguir, traremos dicas imperdíveis para que o empreendedor consiga melhorar a sua margem de contribuição 

Dicas para melhorar a sua margem de contribuição 

A margem de contribuição é baseada na precificação dos produtos e serviços ofertados pela sua empresa, portanto existem formas de melhorá-la quando a conta não está fechando ou até mesmo quando o intuito é aumentar os lucros. 

Aumente o valor unitário dos seus produtos 

Com cautela para não espantar a clientela, o empreendedor pode fazer reajustes nos valores dos produtos. Lembre-se sempre de fazer os reajustes de forma sutil para evitar que os consumidores procurem a concorrência. 

Criar estratégias para aumentar o volume de vendas

O gestor pode traçar estratégias para impulsionar a equipe de vendas de forma que aumente o volume de vendas em determinado período ou até mesmo procurar mecanismo de captação de novos clientes. 

Oferecer novos produtos e/ou serviços 

Uma outra maneira de aumentar a margem de contribuição é também investir em inovação, oferecer novos produtos e serviços pode captar uma parte da clientela que ainda não é consumidor no seu estabelecimento ou até mesmo vender mais para clientes já fidelizados.

Implementar medidas de austeridades 

Com base nos dados vistos na margem de contribuição é possível que o gestor entenda onde estão ocorrendo despesas que podem ser substituídas por alternativas que representem melhor custo-benefício.  

É importante que o gestor também esteja atento a quais medidas de automação podem ser utilizadas para reduzir os gastos operacionais do estabelecimento. 

Para que a margem de contribuição seja utilizada nos momentos devidos em sua empresa e para que ela agregue nos processos gerenciais, é importante que esteja integrada ao planejamento do seu negócio, pensando nisso separamos este artigo sobre gestão financeira para você. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!