Você, profissional do direito, sabe fazer um plano de negócios para advogado? Não? Então, aprenda neste manual como elaborar o seu e fazer o seu escritório de advocacia decolar!
Um plano de negócios para advogados é uma maneira eficiente de entender exatamente qual é a posição atual do seu escritório e o que é necessário para fazê-lo crescer. Por isso, é muito importante que o empreendedor tenha o seu próprio plano.
Muitos escritórios de advocacia não possuem um planejamento concreto sobre o futuro. Ainda, sequer possuem metas e objetivos. É justamente por isso que um plano de negócios para escritórios de advocacia é tão importante. Ainda mais para os profissionais que pretendem transformar o seu escritório em um negócio competitivo.
Essa é uma ferramenta amplamente utilizada por empreendedores, pois possibilita que o empresário conheça melhor o seu negócio. Assim, é possível planejar o melhor cenário para o futuro do seu negócio. Por meio de um plano de negócio para empresas, o advogado poderá definir com clareza os objetivos e a missão do seu escritório, além de traçar um plano de ação para conseguir alcançá-los.
Para advogados que desejam transformar o seu escritório em uma empresa de sucesso, vale a pena se aprofundar no assunto para descobrir mais a respeito. Isso, não apenas do potencial dessa ferramenta, como, também, descobrir as melhores estratégias para elaborar o seu próprio plano de negócios para advogados. Ficou curioso sobre como desenvolver o documento? Então, continue a leitura para conferir o passo a passo!
O que é plano de negócios?
Você, provavelmente, deve estar se perguntando agora: “Afinal, o que é um plano de negócio?” Acertei?
Este é um documento que descreve, detalhadamente, todas as ações que envolvem o processo de criação, construção, desenvolvimento e resultado de uma empresa que se encontra em formação ou que pretende se transformar e expandir as suas atividades.
Esse tipo de planejamento é indispensável para que um negócio ganhe vida. Um de seus pontos mais importantes é a definição de objetivos, que deve ser realizada de forma clara e concisa. Os objetivos refletem as ambições dos empreendedores e onde eles pretendem chegar com o seu negócio. A partir dessa definição, é possível traçar um plano de ação com o que precisa ser feito para alcançar esses objetivos.
Motivos para desenvolver um plano de negócios
Mesmo diante de todas as características e vantagens apresentadas, ainda é possível que alguns advogados estejam pensando: “mas será que eu realmente preciso criar um plano de negócios para meu escritório de advocacia? O que eu vou ganhar com isso?”. Confira a seguir alguns motivos que comprovam que ter um plano de negócios é algo indispensável para quem deseja conquistar o sucesso.
Amplo conhecimento sobre o mercado
Ao desenvolver um plano de negócios, é necessário que o advogado se atualize. Para isso, é necessário que o empreendedor acesse conteúdos informativos, faça networking com pessoas da área e conte com a ajuda de profissionais do setor no qual ele deseja desenvolver o seu escritório.
Isso se faz necessário porque, assim, é possível ter um amplo panorama do mercado no qual ele está inserido. Como consequência, o empreendedor poderá ter importantes insights que influenciarão de forma positiva o rumo do seu escritório.
Maior controle sobre o negócio
Além de saber o que se passa no cenário externo, o advogado, ao desenvolver um plano de negócios, terá o conhecimento de todas as informações da sua empresa. Com isso, ele terá mais facilidade para realizar uma gestão eficiente.
Também entenderá se o caminho que está seguindo é realmente eficiente ou não. Isso poderá gerar mudanças importantes para o futuro da empresa.
Objetivos e metas bem definidos
Como já foi mencionado, definir onde se quer chegar é algo essencial para qualquer empresa. Por exemplo: suponhamos que o seu objetivo inicial é exatamente lançar o seu escritório de advocacia.
No plano de negócios, então, este deverá ser o seu objetivo. A partir disso, é importante inserir no documento quais serão as metas para alcançar tal objetivo. Essas metas podem se basear em alocar uma sala comercial, conseguir o registro da OAB, comprar os equipamentos para o escritório, etc.
Conhecer os pontos fortes e fracos do negócio
Um bom player deve conhecer sua empresa “como a palma da mão”. Afinal, saber quais são os pontos fracos e fortes de um negócio permite o uso das informações ao seu favor e de forma estratégica. Para isso, realizar uma análise da Matriz SWOT é indispensável.
Facilidade para tomada de decisão
Fazer escolhas estratégicas não é algo tão simples para um empreendedor. Há sempre muitos riscos que precisam ser analisados antes de decidir.
Nesse sentido, o plano de negócio entra para facilitar a tomada de decisão. Isso ocorre, pois ele permite que o empreendedor sempre tenha acesso a todas as informações estratégicas da sua empresa.
Como desenvolver um plano de negócio para advogados?
Agora você já sabe quais os benefícios que o plano de negócios para advogado trará para o seu escritório, né? Mas, não faz ideia de por onde começar a elaborá-lo? Pensando nisso, o Abertura Simples preparou um passo a passo de como desenvolver um plano de negócios para advogados.
O passo a passo deve levar em consideração os esforços que serão empregados por parte dos empreendedores e as estratégias para atração de investimentos. Ainda, deve-se pensar no que será feito para minimizar eventuais riscos que podem gerar incertezas por parte dos investidores, consumidores e no próprio mercado.
Entendendo a estrutura básica de um plano de negócios, é possível ter uma ideia do quão importante é o seu papel para que um negócio, independentemente do seu tamanho, seja levado à frente e obtenha os resultados desejados.
Como os escritórios de advocacia são empresas que desenvolvem atividades em um mercado muito competitivo e consolidado, uma das melhores alternativas para montar um plano de negócios para advogados é trabalhar com um roteiro de perguntas.
Esse roteiro ajudará o advogado a delinear um panorama do seu escritório, possibilitando o planejamento para o futuro. Como muitos advogados não possuem conhecimentos sobre administração e nem sobre empreendedorismo, este roteiro é uma opção prática para quem não sabe por onde começar a elaborar o plano de negócios. Dito isso, vamos ao que interessa.
Qual é a missão do seu escritório?
Essa é uma pergunta que pode parecer um tanto clichê ou filosófica demais. Entretanto, ela é fundamental para dar clareza ao advogado empreendedor, em relação ao seu negócio. Conhecer a sua empresa a fundo é o primeiro passo rumo a um bom desenvolvimento. Por isso, é muito importante definir a missão e os valores do seu escritório.
Porém, tenha cautela: essa missão deve ser a do seu escritório, e não apenas sua quanto profissional. É importante que isso fique bem claro pois hoje os escritórios estão focados em áreas e públicos diferentes. Isto é, buscando adaptar seus serviços jurídicos aos interesses do seu público.
Qual ramo jurídico você pretende atuar?
Definir o seu nicho de atuação é uma das decisões mais importantes que o advogado empreendedor tomará na sua jornada. Isso porque, essa é uma questão crucial para definir quem são os seus potenciais clientes, qual será a melhor forma de prospectá-los e quais parcerias estratégias serão, ou não interessantes. É a partir dessa escolha que a sua empresa se moldará, então, seja cauteloso!
Quais são os preços dos seus serviços?
Precificar os serviços jurídicos ainda é uma questão complicada para muitos profissionais. São vários os motivos para isso: desde a concorrência que está cada vez mais alta, até ao fato de não saber o seu valor de mercado.
A melhor maneira de precificar é avaliando os custos da prestação de serviços, concorrência e as tendências de mercado. Com essa métricas, é possível parametrizar os valores dos seus serviços.
E qual valor o seu escritório de advocacia entrega ao cliente?
Diferente do preço, o valor é algo que deve ser agregado ao seu cliente. Para definir essa questão, é importante pensar a respeito dos diferenciais e atrativos que o seu serviço oferece para o cliente. Também deve ser levado em consideração diversas outras questões, como preço, renome de mercado, qualidade dos serviços, soluções oferecidas e o tipo de suporte oferecido.
Entenda as diferenças entre preço e valor.
Quem é seu público alvo? Você o conhece?
Você pretende atender pessoas físicas, jurídicas ou organizações não governamentais?
Ao abrir um escritório de advocacia, é importante que o empreendedor saiba que existem diversos perfis de clientes que buscam diferentes tipos de escritório. Dito isso, é importante definir o público-alvo, de forma a nichar, por completo, o seu escritório.
Como você pretende chamar a atenção dos seus potenciais clientes?
O advogado possui uma série de ferramentas que podem lhe auxiliar na atração, prospecção e fidelização dos clientes. Mesmo com as diretrizes impostas pelo Código de Ética da OAB, ainda assim é possível contar com um bom Marketing Jurídico e divulgar o seu negócio para o maior número de pessoas possível.
O Marketing Jurídico é uma ferramenta que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Porém, ainda assim, muitos advogados ainda têm receio de utilizá-lo, o que é um grande erro. A era digital tem exigido que, cada vez mais, as marcas estejam presentes na internet. Utilize a internet a seu favor! Se o seu escritório não tem presença online, será muito difícil fazer com que ele prospere.
Em qual local você pretende desenvolver as suas atividades?
Foi-se o tempo em que o advogado precisava investir em um espaço físico para desenvolver as suas atividades. O isolamento social, em decorrência da pandemia da covid-19, mostrou isso na prática.
Escolher a localização de um negócio é indispensável. Porém, hoje, existem algumas opções no mercado, como os coworkings, por exemplo, onde o advogado pode utilizar o espaço para trabalhar e realizar suas reuniões. Até mesmo as consultorias online têm ganhado espaço no mercado.
Definir o ponto onde você desenvolverá as suas atividades é importante para determinar o posicionamento do seu negócio e, também, para a definição de custos.
Quais serão os recursos necessários para manter o escritório funcionando?
Nesta etapa, é importante que o empreendedor liste quais serão, exatamente, os gastos e recursos que serão aplicados para que seu negócio se mantenha funcionando. Esse é o famoso fluxo de caixa, que dará um norte para o empreendedor a respeito da vida financeira do seu negócio. O mercado, hoje, oferece algumas ferramentas para controlar o fluxo de caixa, vale a pena pesquisar a respeito!
Quem serão os seus concorrentes?
Entende-se por concorrentes todo e qualquer escritório que atua nas mesmas áreas que o seu, ou que, ainda, possuam portes similares ao seu. Realizar uma pesquisa de mercado para descobrir e avaliar a concorrência é um ponto indispensável.
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Abertura Simples
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