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5 tendências da contabilidade para o futuro do seu escritório

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Confira as principais tendências da contabilidade para um futuro bem próximo e esteja preparado para elas!

Um grande desafio para o contador é acompanhar as mudanças que ocorrem em sua profissão. Todo ano o mercado passa por novidades e algumas atividades e protocolos, que antes eram tão comuns no dia a dia desse profissional, se tornaram obsoletas. Outras obrigações são implementadas, novos métodos criados, as necessidades dos clientes mudadas.

Isso não necessariamente é algo ruim, mas sinaliza que todos precisam estar atentos para acompanharem o mercado. Estar ligado ao que acontece no dia a dia da sua área pode ser o diferencial para aproveitar melhor as oportunidades que surgirem no futuro.

Alguma vez você já parou para pensar em quais serão as tendências da contabilidade do futuro? Já imaginou o que seus clientes vão querer e precisar nos próximos anos? E acima de tudo: seu escritório está preparado para aderir a essas mudanças?

Confira abaixo algumas das principais tendências que já fazem parte do dia a dia de muitos contadores. Aproveite para se certificar de que o seu escritório está capacitado para implementá-las também! Continue lendo:

Tendências da contabilidade:

1. Integração contábil

Atualmente já não faz muito sentido perder tempo fazendo o fechamento contábil de seus clientes manualmente. Gastar horas e horas digitando as centenas de informações de cada cliente já não é mais viável para nenhum contador. Todas essas tarefas e muitas outras podem ser feitas pela integração contábil, comprovando que investir na tecnologia é uma necessidade para a evolução de qualquer escritório de contabilidade.

Existem diversos programas contábeis que geram uma maior facilidade na hora de controlar e gerir documentos, e é imprescindível para que o contador se mantenha no mercado.

2. Atendimento personalizado

Hoje em dia, os clientes estão muito mais informados. Eles entendem melhor suas necessidades e como elas podem ser atendidas. Consequentemente, suas expectativas passam a ser maiores e se você não oferecer um serviço personalizado e um contato mais frequente, vai acabar ficando para trás.

Investir em tecnologia para automatizar processos internos, como citamos no tópico acima, é um excelente caminho para permitir que sua equipe dedique mais tempo para prestar consultorias e apresentar informações estratégicas de acordo com cada cliente. A contabilidade consultiva chegou para revolucionar os escritórios e seu relacionamento com os empreendedores.

3. Novidades tecnológicas

Nos últimos anos, muitas ferramentas foram criadas para facilitar a vida do contador. Aproveitar melhor essas simplificações ajudam você a reduzir custos no escritório, aumentar a produtividade dos colaboradores, tornar sua contabilidade mais competitiva e pronta para conquistar novos clientes!

O contador não precisa ter receio de ser substituído por um software de gestão. No entanto, se o profissional quiser atender as mudanças pelas quais a profissão passa, é preciso estar em constante atualização. Afinal, nesta transição de papéis, sai de cena o contador estritamente focado em produzir relatórios, digitar documentos e fazer fechamento. Isso se chama cultura de inovação, e seu escritório precisa estar pronto para praticá-la!

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4. Gestão de pessoas

Muitas empresas se preocupam com a gestão de pessoas dentro do ambiente de trabalho, com seus colaboradores, e isso já é uma realidade. Porém, muitos escritórios de contabilidade deixam de aplicar essa estratégia por pensarem que a mesma não seria efetiva. Mas, pelo contrario, é justamente essa estratégia que pode ser o grande ponto de diferenciação dos demais escritórios.

Desenvolver um plano de carreira, bem como a gestão de novos talentos e a capacitação de toda a equipe são coisas que valem a pena implementar nos escritórios contábeis. Os grandes sabem que investir nos colaboradores para mantê-los preparados e motivados é fundamental para o sucesso da empresa.

5. Presença digital

Já citamos algumas vezes a importância do marketing contábil, mas vale lembrar que boa parte dos seus clientes possuem perfis nas redes sociais e fazem pesquisas nos mecanismos de busca. Isso significa que seus potenciais clientes também! Se você está querendo fazer seu escritório crescer, vale explorar e investir no marketing digital para divulgar seus serviços.

Além disso, você também tem a oportunidade de acompanhar as evoluções do mercado, descobrir como seus concorrentes fazem e, principalmente, engajar pessoas. Ter uma presença digital irá ajudá-lo a melhorar o contato com os clientes atuais, elevar a satisfação deles e conquistar novos clientes.


E aí, está preparado para as tendências da contabilidade? Como seu escritório tem agido com relação aos tópicos citados acima?

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