Confira abaixo o glossário com 50 termos de marketing e vendas para contadores que são essenciais nos escritórios
Muitos contadores já estão se modernizando, integrando seus escritórios com sistemas online para gestão e utilizando das estratégias de marketing para conseguir novos clientes. Porém, alguns termos ainda não são muito familiares, e podem soar estranhos para os profissionais contábeis.
Os profissionais desses setores costumam usar um jargão recheado de siglas e palavras em inglês que são essenciais para o dia a dia. Compreender alguns termos como B2B, Funil de Vendas, Lead e mais, é muito importante para que o contador consiga melhorar suas áreas de marketing e vendas.
Para isso, separamos alguns dos principais termos de marketing e vendas para contadores neste glossário. Separamos cada palavra em ordem alfabética e, sempre que possível, atualizaremos com novos termos. É necessário tê-los na ponta da língua se não quiser ficar para trás. Continue a leitura!
50 termos de marketing e vendas para contadores
Adwords
É a plataforma de anúncios do Google. Lá, seu anúncio é criado e pago para poder aparecer em primeiro nas buscas da plataforma. Seus resultados podem ser mensurados e analisados depois que as campanhas são finalizadas.
B2B
É uma sigla para Business to Business. Essa expressão se refere à relação de empresa para empresa. As vendas B2B ocorrem quando uma empresa vende um produto, ou serviço, para outra empresa. Esse é um dos termos de marketing e vendas para contadores que muitos já conhecem e utilizam frequentemente em seus escritórios. Quer saber como fazer Marketing B2B para contadores? Confira nessa matéria e saiba como se destacar.
B2C
Quando as vendas são feitas diretamente para o consumidor final (como no varejo), são denominadas B2C, ou Business to customer.
Branding
Conjunto de ações estratégicas que contribuem para o posicionamento e percepção de valor da marca de uma empresa perante aos seus consumidores. Quer construir um branding forte na contabilidade? Nós temos uma matéria que pode te ajudar!
Budget
Este é mais um dos termos de marketing e vendas para contadores, mas que você provavelmente já conhece. Traduzindo, o termo significa orçamento. Budget da campanha, da área de marketing ou do cliente são algumas das aplicações que ele pode ter no dia a dia.
CAC
Customer Acquisition Cost ou Custo de Aquisição do Cliente – é a métrica que indica os valores investidos a fim de conquistar um novo cliente. É o custo que a empresa tem com cada cliente, levando em conta os gastos que se tem com venda, marketing e manutenção.
Churn
Uma das principais métricas para empresas, especialmente as que vendem software. O termo significa a porcentagem de clientes que cancelaram o serviço que você vende. Medindo isso, é possível saber se a sua empresa está tendo um crescimento saudável ou se está em uma situação financeira ruim.
CTA
Call-to-action, literalmente traduzível por “chamada à ação”, é um botão, link, imagem ou outro tipo de mensagem atrativa que instigue o leitor a alguma ação. Em Marketing Digital, o CTA é usado para incentivar a conversão, navegação e interação de visitantes e leads.
Customer Success
É a área dentro da empresa responsável por garantir que o retorno do investimento feito pelo cliente ocorra. É ela que mantém o cliente satisfeito e dentro da empresa. Confira o infográfico que preparamos que explica tudo sobre o Customer Success clicando aqui.
Design Thinking
Abordagem que propõe aplicar ferramentas típicas da criação em design para criação de novos produtos e inovações. O infográfico de Design Thinking que preparamos pode te ajudar a entender melhor o conceito.
Down Sell
Este é mais um dos termos de marketing e vendas para contadores muito importantes. Ele é designado para quando o cliente decide reduzir a demanda de algum serviço contratado. Por consequência, diminui também o valor que gasta.
Follow Up
Significa a ação de acompanhar algum processo a fim de obter uma resposta. No universo de vendas, o follow up é uma forma de retomar o contato com um prospect.
Funil de Vendas
É o mapeamento do cliente durante o seu processo de compras. É fundamental para a sua empresa entender a jornada do comprador. De modo geral, o funil é divido em 3 etapas: Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil. Você sabe como usar o Funil de Vendas na Contabilidade? Confira aqui.
Growth Hacking
Técnica com enfoque total em gerar um crescimento acelerado de um negócio, focando os esforços na resolução do principal problema da empresa. A partir disso, modela-se uma nova ideia que consiga gerar aquisição de mais clientes.
Ganho
Um dos termos de marketing e vendas para contadores que pode causar confusão, no contexto de prospecção, um lead ganho é aquele que virou uma oportunidade. Pode representar também um lead que se tornou cliente após passar pelas fases do Funil.
Heavy Users
É um termo destinado a pessoas que utilizam com muita frequência um certo produto ou serviço. No meio do marketing, os heavy users são considerados potenciais consumidores de uma marca ou de um produto.
Inbound Marketing
Conjunto de estratégias que visa atrair leads para dentro de uma empresa, conquistar sua confiança e direcioná-los para as vendas. Tudo isso, através da criação de conteúdos que sejam relevantes e também de relacionamento. A ideia é conseguir fazer com que o cliente vá até a empresa e não o contrário.
Inside Sales
É o processo de vendas que se dá à distância, usualmente feito por Skype, Hangout, ou quaisquer outras plataformas de comunicação. O processo é todo eletrônico. Uma vez que o vendedor não precisa se deslocar para se reunir com os clientes, esse processo pode promover uma redução do CAC.
Keyword
Palavra-chave utilizada para identificar o assunto principal de um texto. Estratégias de otimização, como o SEO, se utilizam bastante das keywords para melhorar a posição no ranking dos resultados de motores de busca.
KPI
O Key Performance Indicator (Indicador Chave de Performance) é usado para medir os resultados e o progresso com base nas metas determinadas. Os KPIs devem ser definidos de acordo com os objetivos finais do negócio, pois são métricas de controle.
Landing Page
A “página de aterrisagem” pode ser qualquer porta de entrada de um site. No entanto, o termo é geralmente utilizado para definir uma página criada com um propósito específico, como, por exemplo, fazer com que o usuário preencha um formulário para ganhar uma recompensa (material educativo, ebook, infográfico, etc).
Lead
Esse é um termo muito utilizado tanto pelo marketing digital quanto pelo departamento de vendas. Quando uma pessoa demonstra interesse ou toma conhecimento da sua empresa, ela é chamada de lead. Diferente do prospect, os leads ainda não estão em contato direto com a empresa, apenas a descobriram. Os leads são classificados em dois:
- Qualificado – Quando tem perfil para se tornar cliente da empresa
- Não qualificado – Quando ainda não tem perfil para se tornar cliente da empresa
Lifetime Value (LTV)
O Lifetime Value é uma métrica de vendas e marketing que estima o lucro que pode ser gerado no futuro por meio do relacionamento com um cliente. A maneira mais eficaz de se administrar o LTV de um cliente é por meio de um processo de pós-venda bem estruturado.
Links Patrocinados
São os anúncios pagos para serem veiculados nos mecanismos de busca, como o Google. Sua relevância está de acordo com as palavras-chave utilizadas na procura. Outro caso de links patrocinados são os anúncios nas redes sociais, como Facebook, Instagram e nos comparadores de preço. Estes, possuem mais destaque e conseguem atingir um número maior de usuários.
Links externos
São links que direcionam para páginas fora de seu próprio domínio.
Links internos
São links dentro de um site que direcionam para outras páginas do mesmo domínio.
Market Share
É o grau de participação de uma marca dentro de um mercado específico em termos de vendas de um produto ou serviço. Em ouras palavras, é a fração de mercado controlada por ela.
Marketing de Conteúdo
Faz parte da estratégia de Inbound Marketing. Tem como objetivo atrair um determinado público-alvo por meio da produção e publicação de conteúdos relevantes como artigos, vídeos, eBooks e infográficos. Saiba como trabalhar as estratégias de Marketing de Conteúdo na Contabilidade com essa matéria que preparamos.
Métricas
Maneiras de mensurar resultados, tendências, comportamentos ou variáveis das diferentes áreas de um negócio, como marketing, vendas e Customer Success.
Newsletter
É o tipo de email enviado como parte da Nutrição de Leads. Pode conter novidades da empresa, novos artigos e materiais publicados e informações sobre algum evento relevante. É um tipo de e-mail marketing, disparado com algum conteúdo além do produto ou serviço em si.
Nutrição de leads
Quando o comprador não está pronto ainda para adquirir seu produto ou serviço, é necessário conduzi-lo para as últimas etapas do processo, gradativamente, através de ações estabelecidas pela sua empresa.
Onboarding
Também chamado de “ativação”, é o processo de implementação depois que o cliente efetua a compra de um produto ou serviço. O onboarding pode incluir a implementação técnica, configurações do software e uma consultoria estratégica, ou apenas algumas destas etapas.
Oportunidade
Podemos considerar qualquer lead qualificado como uma oportunidade. É importante, porém, estar atento aos critérios de qualificação e saber se eles estão coerentes com os objetivos estratégicos da empresa. É preciso confirmar a precisão desses critérios por meio de dados exatos.
Outbound Marketing
O Outbound marketing envolve o fluxo oposto do Inbound marketing. Nessa modalidade, a prospecção é ativa, uma vez que a empresa vai atrás do lead e não o contrário. É o tipo de prospecção mais adequado para vendas complexas. Embora sejam diferentes as técnicas, elas devem trabalhar juntas, para o Outbound poder ajudar o Inbound no direcionamento correto do conteúdo fazendo, assim, com que os leads atraídos sejam ainda mais qualificados.
Persona
É a personificação do seu cliente ideal. A persona reúne todas as características que apresentam seus clientes e público-alvo. Isso serve para facilitar na produção de conteúdo para atração desse perfil no Marketing de Conteúdo e também para descobrir como se comportam esses clientes. Quer saber como definir a persona do seu negócio? Confira aqui a matéria que preparamos!
Pitch de vendas
É um discurso pronto ou semi-pronto, geralmente feito rapidamente, utilizado para tornar um lead em cliente. Ele serve para apresentar um produto ou serviço a um potencial comprador. Faz parte dos termos de marketing e vendas para contadores que precisam conseguir investidores e apresentar seu serviço para conseguir ganhar o “cliente”.
Prospect
São pessoas ou empresas que podem se transformar em clientes, mediante uma aproximação comercial e relacionamento. O prospect é uma evolução do lead que, geralmente, está inserido nos estágios do Funil de Marketing e Vendas.
Ramp Up
É um dos termos de marketing e vendas para contadores, este por sua vez representa o tempo que um profissional de vendas demora para atingir a maturidade na execução de suas atividades cotidianas.
Rede de Display
É uma rede na web de páginas em blogs, sites, portais, onde são exibidos os anúncios das campanhas criadas no Google Adwords.
Remarketing
É o disparo, através do uso de cookies, de anúncios a usuários após visitarem um site. Isso serve para tentar impactá-los mesmo em outros site, chamando o usuário novamente para tentar fechar a compra. No Google, pode ser chamado também de Retargeting.
Segmentação
É a separação de uma base de contatos ou perfis, levando em consideração um critério pré-definido do público-alvo, como por exemplo a idade, localização ou profissão.
SEO (Search Engine Optimization)
São as técnicas usadas para otimizar seu site, para melhorar seu posicionamento nos resultados dos buscadores. A otimização vai ajudar os algoritmos do Google a entender seu conteúdo, e mostrar sua página nos resultados conforme sua relevância.
Spin Selling
É uma metodologia de vendas baseada nas seguintes etapas: Situação, Problema, Implicação e Necessidade da Solução. Temos uma matéria que explica detalhadamente a técnica de Spin Selling, confira aqui.
Target
Expressão utilizada para se referir a um público-alvo. É um dos termos de marketing e vendas para contadores mais utilizados quando se fala em clientes, público e persona.
Ticket Médio
É um dos termos de marketing e vendas para contadores mais utilizados. Ele indica o valor médio dos contratos mensais ou anuais fechados da sua empresa. É normalmente obtido pelo montante faturado dividido pelo número de clientes de um determinado período.
Tráfego orgânico
É o trafego de acessos em um site proveniente de uma busca feita nos mecanismos de busca sem a necessidade de pagar por um anúncio/link patrocinado. Quanto maior o tráfego orgânico, mais significa que sua palavra-chave está bem ranqueada.
Upsell
Este acontece quando o cliente contrata um serviço específico e, depois, decide adquirir mais. Isso faz com que o valor palo do ticket mensal aumente. É o oposto do downsell.
Web Analytic
É a coleta, análise e mensuração dos dados disponibilizados na Internet que tem como objetivo entender e melhorar a usabilidade do usuário e os resultados das ações feitas no site e em outros canais digitais.
Webinar
Conteúdo em vídeo disponibilizado ao público de maneira gratuita ou paga. Consiste geralmente na gravação de uma palestra, uma aula ou uma série em que perguntas são respondidas em tempo real. O termo é resultado da junção de Seminário e Web.
Whitepaper
Um Whitepaper (algo como “livro em branco”, em português) é um documento que ataca um problema de maneira concisa, servindo como uma espécie de guia para superar alguma dificuldade ou desafio.
E aí, já conhecia todos esses termos de marketing e vendas para contadores? Ficou com dúvida com relação a algum específico? Conhece outros que não entraram nessa lista? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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