Skip to content

Como abrir uma clínica de psicopedagogia de sucesso?

O que você verá neste artigo:

Está pensando em abrir uma clínica de psicopedagogia? Saiba que essa é uma ideia de negócio muito interessante e que pode te trazer muito sucesso. Confira as dicas no artigo a seguir!

Ao abrir uma clínica de psicopedagogia , o profissional trabalhará com consultórios, atendendo crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem. O especialista atuará diretamente com seus pacientes, em diversas vertentes, para que possa evoluir com o tratamento deles.

Por isso, ao pensar em abrir uma clínica psicopedagógica, o profissional deverá contar em seu quadro de apoios profissionais como: pediatras, fonoaudiólogos, Psicólogos e Neuropediatras. Assim, é possível atender com excelência os diversos pacientes com seus mais variados quadros clínicos.

O profissional psicopedagogo é um especialista licenciado preparado para atender que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem. O trabalho pode ser realizado a caráter preventivo ou interventivo – por meio de avaliação, diagnóstico e intervenção.

Durante esse processo, o profissional é responsável por compreender as mensagens, que muitas vezes são implícitas, sobre os motivos que levam os pacientes a obterem baixos resultados no processo de aprendizagem.

Com uma avaliação mais aprofundada, o profissional deverá ser capaz de identificar as causas dos problemas. Por meio de alguns instrumentos específicos, o psicopedagogo traçará um diagnóstico e dará início ao melhor tratamento.

Inicialmente, o tratamento começa com uma entrevista com a família, ouvindo sobre suas angústias, queixas e inseguranças. Assim, é mais fácil iniciar o tratamento, baseando-se em tudo o que foi acordado anteriormente.

Ficou interessado no assunto? Quer abrir a sua própria clínica de psicopedagogia? Então, continue a leitura deste artigo para conferir o passo a passo para a abertura do consultório.

abrir uma clinica de psicopedagogia

Sobre o mercado de psicopedagogia

O mercado consumidor do segmento de psicopedagogia não é muito diversificado, já que este exige uma especialização por parte do profissional, bem como um atendimento personalizado e contínuo para o desenvolvimento do paciente, assim como é traçado no início do tratamento.

Segundo a presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), Luciana Barros de Almeida, em entrevista publicada no site Portal Brasil, as dificuldades de aprendizagem, que provocam frustração em pais, professores e principalmente estudantes, atingem cerca de 5% da população escolar, em 2014. Ainda, de acordo com Luciana, além da clínica clássica com o público escolar, há desenvolvimento também para a psicopedagogia nas áreas hospitalar e empresarial.

Contudo, o mercado hoje está diretamente ligado às escolas e instituições de ensino. Os profissionais destes segmentos possuem uma atuação mais próxima com o ambiente educacional do que qualquer outra. Além disso, o desenvolvimento de projetos e ações multidisciplinares dentro das escolas pode ser uma ferramenta fundamental para alavancar o desenvolvimento de aprendizagem dos pacientes, agindo de forma preventiva. O que também se torna uma ótima oportunidade de negócio.

Como deve ser o espaço de um consultório clínico psicopedagógico?

A abertura de uma clínica de psicopedagogia exige algumas estruturas mais específicas, para que possa acomodar da melhor maneira os seus pacientes. Mas, as exigências são relativamente simples.

ABS News. clique aqui!

Antes de tudo, o empreendedor deverá adequar o local de acordo com a demanda de atendimentos que pretende realizar. Independente do volume de público que se deseja atingir no início do negócio, quando falamos de uma clínica com estrutura física, alguns espaços são imprescindíveis para que o local tenha uma boa logística de atendimento. São eles:

  • Recepção: ao imaginar uma certa demanda de clientes, é importante ter um espaço destinado à instalação de mesas, cadeiras, bebedouros e poltronas para que os clientes se acomodem;
  • Salas de atendimento: quanto mais silenciosa for a clínica de psicopedagogia, melhor. Por isso, é recomendado que as salas de atendimento tenham uma boa acústica, sem interferências externas, que possibilite que o profissional mantenha a altura de voz em tom normal. Os ruídos externos podem prejudicar o tratamento.

Já no que diz respeito aos equipamentos necessários para abrir uma clínica de psicopedagogia, é necessário ter em mente que eles poderão variar de acordo com a estrutura do local e a quantidade de pacientes. Outro fator que também deve ser levado em consideração é a faixa-etária dos clientes. Dependendo da idade e da condição, serão necessários equipamentos mais específicos.

Tendo isso em mente, quanto aos equipamentos, serão necessários:

  • Computador;
  • Impressora;
  • Material de papelaria (papéis, canetas, tintas, giz, apagador, lápis de colorir, etc.);
  • Mesas e cadeiras;
  • Bolas, tecidos, cordas e arcos;
  • Sofás e poltronas;
  • Jogos e brinquedos didáticos;
  • Quadro em branco para pintar;
  • Revistas, jornais e vídeos destinados às idades atendidas;
  • Aparelho de som;
  • TV;
  • Projetor multimídia e tela de projeção de imagens.

Como abrir uma clínica de psicopedagogia?

Agora que você já sabe tudo a respeito dos equipamentos necessários para abrir uma clínica de psicopedagogia, confira a seguir o passo a passo necessário, no que diz respeito às obrigações fiscais e contábeis, de como abrir um consultório de psicopedagogia.

abrir uma clinica de psicopedagogia

1 – Elabore um plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento do escritório.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, também é importante definir o público-alvo que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, realizar uma pesquisa de mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos de um plano de negócios:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

2 – Escolha o local

A localização de um negócio é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. O profissional deve investir em um ambiente que traga sensação de aconchego para seus pacientes, deixando-os o mais possível possível.

Por isso, além do preço do aluguel, também é importante levar em consideração alguns outros aspectos que influenciarão diretamente na qualidade de seu atendimento, como:

  • Visibilidade: ser visto é importante para ser lembrado. Se os possíveis clientes não veem seu negócio, ele não buscará o serviço na região;
  • Estacionamento: caso haja a necessidade ou possibilidade de chegar ao local de carro, a clínica deverá possuir estacionamento;
  • Conforto: não basta apenas oferecer o melhor atendimento possível. É preciso, também, investir em um local que traga conforto e bem-estar para seus pacientes.

Na maioria dos Estados brasileiros, como atividades econômicas são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU). Por meio dele, é determinado o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. A consulta é realizada junto à Prefeitura e deve ser feita para:

  • A regularização do imóvel e a obtenção do HABITE-SE;
  • Se o IPTU do imóvel está em dia;
  • As atividades desenvolvidas no local respeitam a Lei de Zoneamento do Município;
  • Exigências da legislação local e do Corpo de Bombeiros Militar.

Para escolher uma boa localização de clínica de psicopedagogia é importante pensar no fácil acesso das pessoas. Em caso de parcerias com escolas, por exemplo, é ideal que o atendimento seja realizado nas proximidades, facilitando o acesso dos pais e das crianças.

Outro fator importante é que quanto mais interativos e agradáveis forem os ambientes, mais credibilidade e confiança terá o seu consultório. Sempre que possível, é interessante pensar em ambientes que podem ser aproveitados com luzes, cores e ventilação natural.

3 – Escolha uma natureza jurídica

O terceiro passo é definir a natureza jurídica da sua clínica de psicopedagogia. Essa é uma forma de atribuir um cada negócio uma classificação simples, criada pelos órgãos públicos, para identificar uma empresa pela sua estruturação.

É por meio da natureza jurídica que a empresa pode ser enquadrada em diferentes programas.

Os diferentes benefícios e exigências que cada organização possui são definidos por meio da natureza jurídica. E, por isso, a definição dela é tão importante e requer muita atenção. Tratam-se de diferentes tabelas de impostos, leis de restrição e programas de incentivo distintos.

Principais tipos de natureza jurídica

Para entender melhor e estar por dentro da legislação, listaremos a seguir algumas das principais classificações de natureza jurídica para uma clínica de psicopedagogia.

  • Empresário Individual (EI): Classificação em que uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. No EIRELI, há separação jurídica entre os bens pessoais e os negócios do empreendedor. Além disso, o empreendedor responde na Justiça como empresa e não como pessoa física;
  • Sociedade Limitada: Reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial. A Sociedade Limitada também possui separação jurídica dos bens;
  • Sociedade Anônima: Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim divide em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais.

4 – Defina o porte da clínica de psicopedagogia

Após definir a natureza jurídica do seu consultório de psicopedagogia, chegou a hora de saber qual o porte dele. As opções devem ser escolhidas de acordo com o seu faturamento.

  • Microempresa (ME): É permitido empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$ 360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$ 360 mil e vai até R$ 4,8 milhões.

É importante destacar que um profissional psicopedagogo não poderá ser enquadrado como MEI.

5 – Reúna a documentação necessária para abrir uma clínica de psicopedagogia

Para abrir uma clínica de psicopedagogia, é necessária a apresentação de diversos documentos muito importantes. Mas, fique atento: alguns destes documentos possuem determinados prazos para serem cumpridos. Do contrário, eles pedem a sua validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado. O Abertura Simples pode te ajudar!

Para os sócios

  • 1 cópia simples do comprovante de residência de cada um deles;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

  • CNPJ;
  • 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Contrato Social

O contrato social é um documento que deve ser assinado por todos os sócios da empresa para firmar a sociedade. Ao desenvolver um contrato social para abrir a empresa , deve-se definir uma participação que cada um dos sócios terá nenhum consultório, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.

Além disso, também deve estar designado quem será o diretor da empresa, delimitar quais decisões cada um poderá tomar e o que deverá ser decidido de maneira coletiva.

abrir uma clinica de psicopedagogia

Alvará de Funcionamento

Antes de solicitar o Alvará de Funcionamento , e até mesmo de realizar a inscrição na Junta, é necessário realizar uma consulta prévia na prefeitura da cidade, para verificar se a atividade empresarial escolhida pode ser exercida no local onde você deseja abrir sua clínica.

O documento é concedido pela Prefeitura ou outro órgão governamental municipal. Ele assegura o direito de exercer certas atividades em determinados locais, afirmando que o ponto está de acordo com as normas em questão.

Na maioria dos Estados do Brasil, o empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet.

Cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente. Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômicas.

Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

6 – Realize o registro na Junta Comercial

Para que a clínica de psicopedagogia funcione legalmente, é preciso registrá-la na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado.

Este registro é considerado a certidão de nascimento da sua empresa e deverá ser feito antes de obter o CNPJ. Para isso, é necessário apresentar no cartório o Contrato Social e os documentos dos sócios da empresa.

7 – Abra um CNPJ

Abrir um CNPJ para psicopedagogo é muito simples . Após realizar o registro na Junta Comercial, o empreendedor receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado no site da Receita Federal , no momento de abrir o CNPJ.

Ao entrar no site, é muito simples: faça o download do Programa Básico de Entrada. Em seguida, realize a impressão, preencha e envie pelos correios para a Receita Federal ou leve pessoalmente.

Todo esse processo pode demorar até 30 dias para que sua clínica seja, de fato regularizada e possa iniciar as suas atividades. Por isso, conte com a ajuda de um contador para agilizar a papelada e desburocratizar os processos.

Como aumentar os clientes em uma clínica de psicopedagogia?

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma clínica de psicopedagogia, o uso das estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para tornar o seu negócio conhecido.

A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim. O empreendedor pode usar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu conhecido. Ele pode usar os materiais impressos, como por exemplo, cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, como os diversos tipos de marketing ou a criação de um perfil nas redes sociais onde ele divulgara a sua empresa.

Como dica de negócio, o empreendedor deverá realizar com frequência pesquisas de mercado, público-alvo e concorrência para tentar identificar pontos de desejo que ainda não foram entregues por ninguém no mercado e claro, oferecê-los em seu negócio como diferencial.

A importância do feedback também deve ser ressaltada. Afinal, por meio das devolutivas de seus pacientes, bem como o acompanhamento de sua evolução, pode trazer insights importantes para gerar mais leads para o seu negócio.

Vai abrir uma clínica de psicopedagogia?

O Abertura Simples simplifica esse processo para você. Entre em contato e abra sua empresa hoje mesmo!

Você não estará assumindo nenhum compromisso. 

Não fazemos spam.

Baixe o e-book “Como abrir uma empresa”

Deu para perceber que o processo para abrir uma clínica de psicopedagogia não é nada simples, né? Mas, não se preocupe: o Abertura Simples desburocratiza todo esse processo para você! Faça o download gratuito do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e descubra como é fácil abrir o seu próprio negócio. O material conta com um passo a passo completo para abrir sua própria empresa. Baixe agora mesmo, é grátis!

Baixe nosso ebook: como abrir uma empresa? ebook completo. saiba mais!

Abertura simples

Nós, do Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o profissional que deseja abrir uma clínica de psicopedagogia realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens do Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com o Abertura Simples clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

2 Comments

  1. Ideia excelente para quem almeja ser um grande empreender

  2. Amei vou estudar esses recursos


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!