Uma boa liderança pode ser fundamental para criar uma equipe de alta performance e alcançar as metas. Entenda!
Se você chegou até aqui é porque atua em um cargo de destaque ou tem a própria empresa e precisa se reinventar para gerar mudanças significativas, certo? Saiba que cada vez mais gestores terão que seguir o mesmo caminho. Acontece que, atualmente, o mercado de trabalho passa por uma transição geracional.
A presença significativa de colaboradores millennials, ou seja, de pessoas nascidas na geração entre 1980 a 2000, exige uma nova liderança. A postura de chefe que ordena, cobra, amedronta e atua de forma vertical, já não é algo interessante, pois pode impactar em uma alta rotatividade de colaboradores da empresa, algo prejudicial para o crescimento da mesma.
Neste sentido, novos gestores estão em busca de mudanças. Eles querem aprender como lidar com a nova geração para conquistar uma equipe de alta performance.
Pensando neles, o portal Abertura Simples decidiu produzir este guia definitivo sobre como desenvolver uma boa liderança. Aqui você aprenderá:
- O que é liderança?
- Por que desenvolver a liderança na empresa?
- Quem são as empresas que atuam com liderança inovadora?
- Quais são os tipos de liderança?
- Quais cursos de gestão de pessoas e liderança há no mercado?
- Como desenvolver uma boa liderança?
Boa leitura!
O que é liderança?
“A liderança é uma espécie de corrente que necessita de dois pólos. Líderes e seguidores. Sem um deles, não há circulação de energia não há liderança”.
(Arménio Rego, em “A Essência da Liderança”)
Diante do que apresenta o autor, podemos dizer que liderança é a capacidade de um gestor de manter uma postura que conduz os seus colaboradores a sentirem que têm um propósito e recursos suficientes para alcançarem as metas e objetivos estipulados.
“O líder é capaz de fazer leituras da realidade e traduzi-las numa linguagem apropriada à equipas que colaboram com ele. (…) São pessoas capazes de integrar em torno de um projeto, uma ideia ou sentimento, um conjunto de pessoas conseguindo que predominem os interesses e objetivos do grupo sobre o individual”, comenta o autor Alvarez Fernández Alvarez, em seu livro “El liderazgo de la calidad total”.
Por que desenvolver a liderança na empresa?
No Brasil, cerca de 30% da população é composta por millennials. Um levantamento da Trendsity, encomendado pela Arcos Dorados, rede de franquias de restaurantes McDonald’s, apontou que os millenials tendem a querer um líder que lhes inspirem e não um chefe que lhes reprima a criatividade. Eles desejam um emprego que tenha um propósito e não abrem mão do bem-estar.
Sendo assim, a liderança tem o papel de desenvolver um ambiente adequado para receber e manter colaboradores dessa geração e impedir que haja alta rotatividade. Afinal, o alto fluxo de colaboradores pode acabar gerando prejuízos, como alto gasto com contratação; aumento do risco de perda de vendas e prejuízo para a imagem da marca.
Além disso, desenvolver uma boa liderança impacto em outros benefícios, como:
Colaboradores mais engajados
Ao sentirem que têm um propósito e que são incentivados a desenvolverem seus potenciais, os colaboradores se tornaram muito mais engajados com as metas e objetivos da empresa. Um ambiente adequado, com um líder que direcione e não ordena, faz com que eles se sintam pertencido e isso é essencial para o engajamento.
Equipe de alta performance
Ao mediar conflitos, promover feedback adequado, inspirar os funcionários e promover um ambiente adequado e engajador, o líder conseguirá desenvolver uma equipe de alta performance. Essa é conhecida, e também o sonho de muitas empresas, por conquistar resultados excepcionais e muito acima das metas estipuladas.
Aumento da produtividade
Colaboradores mais satisfeitos são muito mais produtivos. É o que constatou um estudo realizado pelo especialista Andrew Oswald, da Universidade de Warwich, no Reino Unidos. Segundo o estudo, empregados felizes conseguem ser 12% mais produtivo.
Mediação de conflitos com mais eficiência
Um bom líder tem a capacidade de se colocar no lugar dos seus colaboradores. Com isso, tenta sentir suas dores, facilidades, algo que permite uma resolução de conflitos com muito mais facilidade.
Quem são as empresas que atuam com liderança inovadora?
Uma pesquisa realizada pela consultoria Bain & Company constatou que os colaboradores de empresas, como Netflix, Apple, Google e Dell conseguem ser 40% mais produtivos do que outras empresas.
Isso ocorre, pois a liderança praticada nessas empresas tem um impacto fundamental nos colaboradores. Você entenderá como cada uma exerce a liderança a seguir.
Netflix
Em sua página de vagas, a Netflix destaca sua cultura organizacional que é fundamentada em alguns pontos, como incentivar a tomada de decisão independente pelos funcionários; compartilhar informações aberta, ampla e deliberadamente; ser extraordinariamente sinceros um com o outro; manter apenas o pessoal altamente eficaz e evitar regras.
Reconhecida no mundo todo por praticar uma liderança inovadora, a Google se destaca por proporcionar liberdade aos seus colaboradores. Todos podem trabalhar quando quiser, desde que entreguem bons resultados. Além disso, a empresa oferece salas de jogos, refeição gratuita e muito mais.
Dell
Os colaboradores da Dell podem adaptar o trabalho a suas vidas pessoais e não ao contrário. Eles podem, por exemplo, escolher onde trabalhar e se querem fazer remoto. A empresa explica, em seu site, que a decisão foi tomada, pois “pessoas felizes trabalham melhor. Elas vão além da produtividade básica, se tornam mais inspiradas, engajadas e preparadas para o exercício da inovação.
Na Dell, temos um compromisso em fazer o possível para melhorar a experiência de trabalho para todos os membros de nossa equipe. E uma das melhores formas que encontramos para fazer isso é oferecendo soluções de trabalho flexíveis”.
Quais são os tipos de liderança?
Não existem somente um tipo de liderança que todos devem seguir. É preciso lembrar que como seres humanos temos nossas particularidades e isso impacta no tipo de liderança que exercemos. No entanto, há alguns padrões, ou seja, alguns tipos que ocorrem frequentemente dentro das empresas. É sobre esses padrões que vamos falar abaixo.
Liderança autocrítica
Conhecido como o temido chefe, este tipo de liderança já foi amplamente utilizado nas empresas. Ainda que possamos encontrar em muitos lugares, está cada vez mais em baixo por conta da alta rotatividade que gera na empresa. Geralmente, podemos observar a liderança autocrítica no chefe que não escuta seus funcionários, que ordena, pressiona e se coloca como acima dos demais.
Liderança liberal
Neste tipo de liderança, há um líder, mas sua horizontalidade é tanto que ele praticamente não é entendido como tal. Ele permite que todos os colaboradores tenham total liberdade para resolver conflitos e trabalhar como queiram, pois entende que todos são maduros o suficiente para entregar os resultados necessários.
Liderança democrática
A liderança democrática é aquela que tenta ser horizontal e que permite aos funcionários opinar sobre as decisões importantes da empresa. Todos têm poder de dizer o que pensam e poder de voto para resolver problemas ou criar novos caminhos. O líder democrático atua pensando no bem-estar geral, quer que seus colaboradores se sintam bem e tenha chances de crescimento.
Liderança situacional
Este líder se adapta a situação. Por isso, ele consegue exercer diversos tipos de liderança dependendo de cada situação ou cada colaborador. Ele é versátil e conseguir assumir diferentes papéis.
Liderança coach
Focada totalmente nos resultados e nas pessoas, o líder coach é conhecido por direcionar seus colaboradores a conquistarem o melhor de si e, com isso, atingirem os resultados.
Quais cursos de gestão de pessoas e liderança há no mercado?
O conhecimento é um dos recursos mais valiosos para que um empreendedor consiga fazer seu negócio prosperar. É por meio das atualizações e novos conhecimentos que ele pode aperfeiçoar seu trabalho, entender quais são as tendências de mercado e muito mais.
Por isso, Alice Sosnowski, jornalista e empreendedora, afirmou, certa vez, que “o empreendedor é, antes de tudo, um bom aprendiz”. Se você chegou até aqui é porque sabe da importância do conhecimento na sua jornada empreendedora, certo? Isso é ótimo! Veja alguns cursos que podem te ajudar.
Liderança: como desenvolver times de alta performance | Sebrae
Neste curso, o profissional aprenderá como desenvolver times de alta performance. Na descrição do curso, o Sebrae explica que “liderar não se resume a mandar em outras pessoas: isso não é suficiente, nem o mais apropriado. Você precisa de bons funcionários para fazer sua empresa crescer, ou seja, necessita de outros líderes ao seu lado, que podem auxiliar nessa missão tão importante”.
Desenvolvido em quatro módulos, neste curso você terá acesso às aulas que abordam questões como: líder de si mesmo; líder dos outros; líder da execução da estratégia a as sete competências do líder da execução da estratégia.
Valor: gratuito
Faça sua inscrição aqui.
Gestão de Pessoas | Sebrae
A gestão de pessoas é um tema essencial para qualquer empresa. Afinal, é por meio da equipe que a empresa consegue entregar bons serviços e produtos. Contudo, um time de alta performance não é desenvolvido por acaso. É necessário muito trabalho. Neste curso, o empreendedor entenderá qual o caminho para conquistar uma gestão de pessoas que seja realmente eficiente.
Desenvolvido em cinco módulos, você aprenderá sobre: gestão de pessoas no contexto atual; recrutamento e seleção de pessoas; desenvolvimento de equipes; liderança e motivação e gestão de conflitos em equipe.
Valor: gratuito
Faça sua inscrição aqui.
Comportamento empreendedor – startups e inovação em negócios | Unieducar
O ecossistema destartups é um caminho promissor. Contudo, é essencial que o empreendedor compreenda como funciona a dinâmica do ecossistema. Por isso, neste curso, da Unieducar, ele aprenderá o que é ser um empreendedor; como é o comportamento empreendedor; empreendedorismo em startups e aquisição de empresas.
O curso “Comportamento empreendedor – startups e inovação em negócios” tem duração de 120 horas para alunos pagantes e apenas 4 horas para alunos que se matriculam na categoria free.
Valor: gratuito (4 horas)
Faça sua inscrição aqui.
Como desenvolver uma boa liderança?
Podemos chamar de líder uma pessoa que tem um conjunto de características que sendo aplicada em uma organização proporcionar impactos positivos. Sendo assim, é possível dizer que não é necessário “nascer” líder, mas trabalhar para desenvolver algumas atitudes. Por isso, decidimos compartilhar algumas que são fundamentais.
Promover um bom ambiente de trabalho
Entre as características de destaque de um líder está sua capacidade de resolver conflitos e promover um ambiente de trabalho adequado.
Para isso, é essencial que ele seja empático e entenda que seus colaboradores são seres únicos e que cada um tem suas qualidade e defeitos. É importante que ele saiba se colocar no lugar do outro para conseguir resolver conflitos e ainda promover um ambiente realmente adequado.
Resiliência
Liderar não é uma tarefa simples. É uma jornada cheia de altos e baixos. Diante disso, o líder deve saber ser resiliente, ou seja, aprender a liderar da melhor maneira com todas as situações que vão aparecer no seu caminho, principalmente as ruins. São elas que permitirão que ele tire bons aprendizados.
Transparência
Um bom líder sabe que é necessário ser transparente para que os colaboradores se sintam, de fato, parte um grupo. A união e o pertencimento são fatores decisivos para que o colaborador continue engajado com o seu trabalho. Desta forma, o líder transmite todas as informações decisivas da empresa para os colaboradores.
Saber tomar decisões coerentes
Não basta apenas que o líder fale sobre sua visão, missão e valores. Ele precisa colocar isso em prática para que os colaboradores realmente entendam que ele é um profissional coerente. Isso faz com que a equipe consiga ver credibilidade em sua figura.
Ter uma comunicação eficiente
A comunicação clara e objetiva com a equipe é outra característica importante para um líder. Ocultar ou distorcer informações pode acabar afastando os colaboradores, já que eles vão entender que há questões suas opiniões são não relevantes para empresa.
Eles vão cada vez mais se afastando e não se sentindo parte, de fato, da empresa. Além disso, é interessante que o líder saiba comunicar um feedback de forma construtiva para que os colaboradores saibam em que ponto estão acertando ou errando.
Admitir seus erros
Assumir os erros é uma característica que faz com que os colaboradores respeitem ainda mais um líder. Elas sentem mais empatia, pois entendem que ele está tentando fazer o seu melhor. Contudo, não basta apenas assumir os erros. É essencial que o líder mostre que aprendeu algo com eles e que não irá mais repeti-los, pois isso demonstra inteligência emocional (algo que desperta admiração nas pessoas).
Incentiva o melhor de cada colaborador
Um bom líder quer que seus colaboradores sigam procurando suas melhores versões. Por isso, ele incentiva que cada um seja melhor. Desta forma, ele irá realizar críticas construtivas e mostrar o melhor caminho para cada um.
Delegar tarefa
Uma das características de um líder bem-sucedido é delegar tarefa. Ele sabe que não pode fazer tudo sozinho e que precisa confiar no outro. É importante destacar, aqui, que um bom líder não delega tarefa para qualquer pessoa. Ele conhece seus colaboradores e sabe em quem realmente pode confiar.
Saber quem realmente é
Há ainda características pessoais que devem ser desenvolvidas para que o líder possa atuar com mais eficiência. O autor Francisco Jose Masset Lacombe destaca, por exemplo, “confiança em si; crença no que faz; visão clara de onde quer chegar; entender que a diversidade das pessoas traz força para a equipe”.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é liderança, quais são os tipos, benefícios e como ser um líder, que tal continuar estudando outros temas sobre empreendedorismo? Temos um artigo que te ajudará a despertar sua visão empreendedora. Leia neste link.
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