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O que é e como fazer um plano de negócio? Manual completo

O que você verá neste artigo:

Pretende abrir uma empresa mas não sabe como estruturá-la? Conheça o plano de negócios e aprenda a montar um para o seu empreendimento!

Montar um plano de negócios, muitas vezes, pode ser muito difícil para quem está começando a empreender. Os empreendedores que desejam atingir um objetivo com seu plano de negócios e se manterem competitivos precisam, obrigatoriamente, entender o que é e como fazer um plano de negócio.

Isso porque este é um documento que vai ditar por quais caminhos a sua empresa percorrerá para alcançar seus objetivos. Ou seja, ele é como uma espécie de mapa que define todo o trajeto que deve ser realizado.

O livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, possui uma metáfora que se encaixa perfeitamente com a definição do plano de negócio.

“O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?” “Isso depende muito de para onde você quer ir”, respondeu o Gato. “Não me importo muito para onde”, retrucou Alice. “Então, não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato”.

É essencial que o empreendedor saiba fazer um plano de negócio, para que ele possa saber exatamente por qual caminho seguir. Pensando nisso, o Abertura Simples produziu este manual para te ajudar nesta importante etapa. Aqui você entenderá, de fato, o que é um plano de negócio, por que você deveria desenvolvê-lo, quais benefícios ele trará para o seu negócio e terá acesso ao passo a passo completo para produzi-lo. Vamos lá?

como fazer um plano de negócio

O que é um plano de negócio?

O plano de negócios é um documento perfeito para traçar um retrato detalhado do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio do plano de negócio que o empreendedor terá informações detalhadas sobre seu ramo, produtos, concorrentes, clientes e fornecedores do seu negócio. 

Ainda, neste documento também é possível traçar os pontos fortes e fracos da empresa, por meio da Matriz Swot, o que contribuirá para a identificação da viabilidade da sua ideia e da gestão da empresa.

Mário Mendonça Neto, professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), define em seu artigo que um plano de negócios tem como principal objetivo “orientar o empreendedor – que pretende iniciar uma atividade econômica ou expandir sua empresa – na tomada de decisões estratégicas antes de iniciar o seu empreendimento, com o intuito de minimizar fatores de risco”.

“É um documento escrito que tem o objetivo de estruturar as principais ideias e opções que  o empreendedor deverá avaliar para decidir quanto à viabilidade da empresa ser criada”, comenta Mendonça. 

Além disso, fazer um plano de negócio ajudará com que o empreendedor defina quais são os seus objetivos para a empresa, bem como as metas que deverão ser conquistadas para tal. Vale lembrar que o objetivo é onde se quer chegar, enquanto as metas são os principais caminhos percorridos para atingir tais objetivos.

Quais os objetivos de um plano de negócio?

O plano de negócio tem como objetivo principal conduzir as ações do empreendedor. Para isso, é necessário que o empresário relacione, item a item, todas as particularidades do negócio que pretende abrir, de forma a metodizar o que pode acontecer na prática. Assim, é possível diminuir os riscos e as incertezas. 

Um bom plano de negócio permite identificar e restringir os erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

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Motivos para desenvolver um plano de negócio

Mesmo diante de tudo o que foi apresentado, é possível que alguns empreendedores ainda estejam em dúvida a respeito da necessidade do plano de negócio. “Eu realmente preciso criar um plano para o meu negócio? O que eu vou ganhar com isso?”, essas são apenas algumas das perguntas que você deve estar se fazendo neste momento.

Se você se identificou com essa situação, siga neste artigo. Agora, iremos apresentar alguns dos motivos que comprovam que fazer um plano de negócio é indispensável para quem deseja conquistar o sucesso.

Amplo conhecimento sobre o mercado

Ao desenvolver um plano de negócio, o empreendedor precisa se atualizar. Para isso, ele deverá ler jornais, livros, revistas, assistir a reportagens e documentários e, até mesmo, conversar com pessoas que atuem no mesmo segmento que ele deseja desenvolver a sua empresa.

O movimento de obter novos conhecimentos faz com que ele consiga ter um amplo panorama do mercado. Como consequência, é possível ter insights importantes que influenciarão de forma positiva o rumo da empresa.

Maior controle sobre o negócio

Além de saber o que se passa no cenário externo, ao montar um plano de negócio, o empreendedor terá o conhecimento de todas as informações da sua empresa. Com isso, é possível ter uma facilidade a mais para realizar uma gestão eficiente.

Além disso, também será possível entender se o caminho que está sendo seguido é realmente eficiente ou não, podendo gerar mudanças importantes para o futuro da empresa.

Objetivos e metas bem definidos

Como já foi mencionado, definir onde se quer chegar é primordial para qualquer empresa. Vamos supor que você, leitor, tenha como objetivo lançar o e-commerce para a sua empresa.

No plano de negócio, você definirá que este é o objetivo. A partir disso, você deve inserir quais são as metas para alcançá-lo: contratar um programador para desenvolver o site, definir as formas de pagamento, criar uma estratégia de marketing, etc.

Conhecer os pontos fortes e fracos do negócio

Um bom empreendedor deve conhecer a sua empresa como a palma da sua mão. Afinal, saber quais são os pontos fracos e fortes de um negócio permite que ele possa usar as informações a seu favor e de forma estratégica.

Facilidade para a tomada de decisão

Fazer escolhas estratégicas não é algo tão simples assim para um empreendedor. Há sempre muitos riscos que precisam ser analisados antes de decidir.

Neste sentido, o plano de negócio entra para facilitar a tomada de decisão. Isso ocorre porque por meio dele o empreendedor sempre terá acesso a todas as informações estratégicas da sua empresa.

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Como fazer um plano de negócio?

Após ler todos os motivos pelos quais você deve fazer um plano de negócios e as vantagens que ele trará para a sua empresa frente ao mercado competitivo, chegou a hora mais esperada: o passo a passo de como fazer um plano de negócio. Abra o seu Word e vamos começar, juntos, ao criar o seu!

Passo 1: Pesquisa e coleta de dados

Antes de começar o seu plano de negócios, você deve coletar o máximo de informações possíveis sobre o setor no qual pretende atuar e sobre a sua empresa. Alguns dados que não devem ficar de fora da pesquisa de mercado são:

  • Como está a economia do setor no qual a minha empresa atuará?
  • Quais são os principais problemas deste setor?
  • Como minha empresa solucionará um problema deste setor?

Passo 2: Defina o que é o seu negócio

Lembra que comentamos que conhecer o próprio negócio é fundamental para a tomada de decisão estratégia? Então, neste passo você deverá realizar uma análise para obter autoconhecimento. Diante disso, nesta etapa do processo de fazer um plano de negócio, é importante definir alguns pontos, como:

  • Qual o propósito da minha empresa?
  • Quem serão os meus clientes?
  • Qual a missão, visão e valores do meu negócio?
  • Onde será a localização da minha empresa?
  • Qual o valor investido nela?
  • Em quanto tempo, o capital investido trará retorno?
  • Qual será o faturamento mensal?
  • Quantos funcionários devo contratar para oferecer um produto/serviço de qualidade?
  • Qual será o produto ou serviço ofertado?
  • Quem serão os fornecedores?
  • Qual será o valor de cada produto ou serviço?

Passo 3: Concretize a sua empresa

Você deve apresentar todas as informações do seu negócio. Por exemplo, destaque qual é o nome dela, CNPJ, qual é o enquadramento tributário, endereço, quantos funcionários, quais serão a missão, visão e valores. Além disso, defina um dos tipos societários e destaque quais são os setores de cada um dos sócios, bem como as funções de cada um.

Passo 4: Apresente os gestores de cada setor

Neste passo, você deve apresentar o gestor de cada setor da sua empresa. Coloque uma breve descrição do perfil profissional deles e defina quais serão suas áreas de atuação e tarefas.

Essas informações são importantes para que você consiga delegar as tarefas com mais eficiência. Também ajudarão caso você precise solicitar investimento. Ao analisar uma estrutura adequada, os investidores passarão a ter mais confiança na sua ideia.

Passo 5: Destaque as fontes de recursos

Para iniciar seu negócio, você pode ter como fonte de renda recursos próprios, de terceiro ou ambos. Sendo assim, nesta etapa é importante destacar essas informações. Ou seja, quanto será investido na empresa, qual a origem dos recursos, qual será o valor do investimento e prazo para o retorno.

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Passo 6: Defina seu público-alvo

Você já descreveu praticamente todas as informações sobre a sua empresa, mas ainda falta definir o público-alvo. Ou seja, seus clientes. Nesta etapa, você deve realizar uma pesquisa de mercado.

A pesquisa deve ser realizada por meio de um questionário e entregue para o seu potencial cliente. No questionário, pergunte idade, gênero, profissão, escolaridade, onde moram, classe social, hábitos de consumo etc.

Após recolher os dados da pesquisa, veja se eles possuem padrões. Por exemplo, se existem um gênero, idade e profissão que aparecem com alto volume. Caso isso seja visível, você pode usar as informações para criar uma persona.

Mas, o que é persona? Boa pergunta. Persona é uma pessoa ideal, ou seja, que tem grandes chances de se tornar um cliente. Por meio da persona, você entenderá mais sobre o seu público e conseguirá criar um plano de marketing muito mais eficiente.

Passo 7: Estude seus concorrentes

Os concorrentes são as empresas que têm o mesmo serviço/produto que o seu e que ofertam para o mesmo público-alvo. Suponhamos que, ao abrir um e-commerce, você opte por atender ao público das classes C, D e E. Os produtos então, serão ofertados para aquele público-alvo específico, com um preço que seja compatível e ofertado para regiões específicas que abriguem essas classes sociais. 

Portanto, seus concorrentes serão toda e qualquer loja online para o mesmo público, ou seja, para pessoas das classes C, D e E. Hoje, o mercado conta com várias ferramentas para monitorar os concorrentes. Vale a pena conferir!

Agora que você já sabe o que é um concorrente, é interessante que faça uma ampla pesquisa e defina quais são os seus. Descubra quais são os pontos fortes dos produtos/serviços deles, como é o atendimento, valores etc. Os dados podem ser usados para que você consiga oferecer produtos e serviços ainda melhores.

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Passo 8: Crie um plano de marketing

Em seu manual, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), define que o plano de marketing “é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se às suas constantes mudanças e identificando tendências”.

O Sebrae ainda destaca, em seu manual, que por meio da estratégia “você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade”. Diante disso, nesta etapa, o empreendedor definirá o preço do seu serviço ou produto e as estratégias promocionais.

Passo 9: Faça um plano operacional

No plano operacional você definirá como será a distribuição da sua empresa, quais são os recursos necessários, como matéria-prima; quais são os setores; quantas pessoas vão atuar em cada um; qual o valor de cada item etc.

Em seguida, é interessante criar um layout de como será sua empresa. Pegue a planta do imóvel, onde sua empresa será aberta, e defina onde ficará cada setor.

Por fim, no plano operacional, defina os processos de operação para entrega do seu produto ou serviço. Especifique, com objetividade, cada etapa da produção do produto ou serviço.

Passo 10: Crie um plano financeiro

Vamos falar de dinheiro? Nesta etapa, será preciso criar um plano financeiro, onde você definirá todos os recursos necessários para que sua empresa ganhe vida. Então, destaque os seguintes pontos:

  • Investimento total;
  • Estimativa dos investimentos fixos;
  • Perspectiva de faturamento mensal;
  • Perspectiva de faturamento anual;
  • Retorno do investimento.

Reveja o plano de negócio sempre que possível

Por último, mas não menos importante, é interessante destacar que o plano de negócio deve ser atualizado constantemente. Afinal, a intenção não é que a sua empresa fique estagnada, né? Então, se ela mudará constantemente, o seu plano de negócio também deverá mudar. A atualização faz com que o empreendedor consiga ter acesso a informações consistentes e reais que permitem a tomada de decisão objetiva.

Não existe um prazo certo para que essa revisão seja feita. Porém, o recomendado é que não passe de seis meses entre uma atualização e outra. Assim, o empreendedor poderá garantir que seus objetivos e metas estão caminhando lado a lado com o desenvolvimento da empresa.

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Com o plano de negócio feito, agora é preciso cumprir outros requisitos e obrigações para abrir a sua empresa. É isso mesmo: o processo não acaba aqui! Mas, não se preocupe: o Abertura Simples desburocratiza todo esse processo para você! 

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Entre as diversas vantagens do Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

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