Entenda melhor o funcionamento e como uma franquia se tornou uma forte estratégia de expansão no mercado de trabalho!
Possivelmente você, empreendedor, já deve ter se deparado com a palavra “franquia” devido sua grande utilização no mercado. Afinal, uma franquia é como uma oportunidade de negócio que podemos encontrar em vários espaços!
Podendo ser um serviço, marca, produto ou conceito, as franquias abraçam diversas vertentes do mercado, independente do nicho de atuação, padronizando seus processos para que todos saibam reconhecer a identidade do negócio.
O que é uma franquia?
Em poucas palavras, para que uma franquia seja construída, é necessário a permissão do direito de uso dada pelo proprietário de uma marca (o franqueador) a um investidor (o franqueado).
Uma franquia geralmente é encontrada em centros comerciais e shoppings centers, locais onde muitas pessoas se reúnem com o intuito de adquirir um produto ou serviço. Dessa forma, o franqueado pode levar o negócio para muito mais longe utilizando estratégias e ferramentas já utilizadas pelo franqueador.
O que é um franqueado?
Como citado, um franqueado atua como a pessoa que irá investir na sua marca para abrir em outros lugares a fim de melhorar vendas e alcances.
Ou seja, um empreendedor, certo? Certo! Quando se é investido em um negócio, o responsável deve gerenciar demandas como atendimentos, gestão de pessoas, técnicas de vendas, e outras características que no decorrer dos anos, geraram valor para a empresa em questão.
Até aqui parece até fácil seguir essa área de atuação, né?! Mas, não se engane! É essencial que haja comprometimento com cada ação para que nada saia conforme o planejado com o franqueador.
Por essa razão, é aconselhável que exista uma reunião prévia antes da tomada de qualquer decisão para que nenhuma das duas partes saia com prejuízos devido a um mau gerenciamento.
Estudar o mercado é crucial para que um negócio dê certo! Entenda melhor sobre essa parte tão importante a seguir!
Respeite as regras da franquia
Como abordamos, reuniões permitem que você tenha uma base sobre como será o andamento das práticas na sua franquia, e como qualquer outra coisa na vida, é necessário seguir à risca as regras estipuladas.
Lembra-se daquele sistema padrão que citamos mais cedo? Será com ele que você irá se basear conforme as necessidades dos seus clientes, obedecendo às decisões impostas para que todos reconheçam o empenho da marca em trazer à tona sua singularidade em meio a outras empresas que atuem no mesmo segmento, ou seja, a concorrência.
Traga evolução
Imagine abrir uma franquia e perceber que você não consegue sair do mesmo lugar? Sem nenhuma evolução? Isso é um fator importantíssimo para que você e sua equipe continuem presentes no mercado escolhido.
Acompanhe frequentemente os indicadores chave do seu negócio para que todos tenham ideia sobre o andamento de cada estratégia posta em prática, evitando a perda de dados que garantam o seu crescimento.
E não esqueça de promover a marca! Por mais que seja um franquia, é sempre importante manter atualizações sobre as inovações feitas e o investimento no marketing de conteúdo! Sem isso, não há como te acharem tão fácil como deseja.
São esses e outros passos que trazem uma evolução para que a sua franquia siga crescendo e aumente seus lucros, gerando bons resultados que darão cada vez mais uma imagem positiva sobre o seu gerenciamento de marca.
Converse com o franqueador
O comprometimento é uma das palavras que mais assimilamos às franquias! Isso tudo devido ao nível de troca de informações que devem ser contínuas entre franqueado e franqueador. Sem isso, ninguém consegue acessar os detalhes.
É preciso ser transparente nessas horas! Objetividade também é fundamental para que ambos saiam satisfeitos sobre ações como faturamentos e custos, que afetam todas as empresas.
Com os dados coletados é possível traçar planos para que continuem trazendo melhorias ou que tomem novos rumos. Os pontos fortes e fracos de cada franquia podem mudar conforme sua localidade, por exemplo, por isso é importante que todos estejam bem informados.
Investimenta na franquia
O que não foge de jeito nenhum das obrigações do franqueado é investir para que o negócio continue a crescer no ramo! Quando falamos em investimentos, são detalhes que não devem passar despercebidos, como o funcionamento de aparelhos ou a estética do espaço que leva a todos a imagem sobre como o negócio funciona.
Não tenha medo de fazer investimentos! São os pequenos detalhes que chamam o seu público-alvo para conhecer seu trabalho!
Royalties
Olha a parte financeira aí minha gente! Sim, as demandas fiscais também contam para manter sua franquia bem estruturada.
Para os que desconhecem a palavra, “Royalties” são traduzidas como “Privilégios”, no âmbito corporativo, significando uma certa quantia paga para o proprietário de um negócio devido aos direitos autorais que a pessoa tem sobre aquilo para comercialização.
São um comprometimento fixo que todos os franqueados devem cumprir conforme os prazos estipulados no contrato, como taxas de marketing e renovações.
Como abrir uma franquia?
Já se sente pronto para fechar aquele tão esperado negócio que você estava a meses almejando? Calma, calma! Antes de tudo, confira mais dicas para te ajudar a abrir uma franquia com mais chances de sucesso!
Verifique sua disposição
Antes de qualquer decisão, estude o cenário para que não caia de cabeça em problemas que poderiam ser facilmente evitados! Quer dizer, você precisa se autoconhecer antes de qualquer coisa para que possa se conectar 100% à marca e entendê-la.
Quando propomos nos autoconhecer é necessário saber identificar pontos positivos e negativos que atinjam a futura franquia, como sua disposição para exercer a gestão do espaço, trabalhar aos fins de semana, treinamentos de equipes, etc.
Pesquise o mercado e segmente a franquia
Como dissemos anteriormente, uma empresa em local X pode sim, ter resultados totalmente diferentes do que no local Y. O comportamento do consumidor explica esses fatores! Em cada local há vivências diferentes, atitudes, necessidades, classes, idades, e outros aspectos que levam o seu cliente até seu produto ou serviço.
Por essa razão veja como será seu comprometimento com o mercado escolhido, quem serão os concorrentes, onde seus clientes estão, etc.
Possuindo diversos segmentos, você precisa se decidir sobre qual será o mais chamativos aos seus olhos, veja alguns:
- Alimentação;
- Automotivo;
- Comunicação;
- Educacional;
- Entretenimento;
- Limpeza e Conservação;
- Moda;
- Serviços.
É claro que dentro desses segmentos há subsegmentos que você deve informar-se para que a escolha realmente seja certeira! Se por exemplo, você é bom no atendimento de pessoas, talvez o ramo de hotelaria ou alimentação seja uma boa para você!
Bateu a curiosidade para entender melhor quais seriam os tipos de franquia para se investir? Continue a leitura e descubra!
Capacidade de investimento
Independente do tamanho da franquia, uma coisa é certa: você deverá fazer um investimento inicial e ainda se lembrar do capital de giro!
Entrar no mercado sem uma quantia certa acaba gerando boas dores de cabeça para o futuro do seu negócio! Analise suas condições financeiras para ter certeza que não haverá chances de quebras. A capacidade de investimento conta com responsabilidade financeira em separar os gastos de forma uniforme para os setores, pensando nas oportunidades que serão criadas com o tempo.
Dica: Ir com esses detalhes na mente passarão mais credibilidade para conseguir um acordo entre a franqueadora.
Especialistas
Não há vergonha nenhuma em procurar ajuda em momentos tão burocráticos como esses na hora de criar uma franquia. É super recomendado que ao seu lado tenha um profissional para te guiar em todos os processos citados neste artigo.
Contratos serão feitos e será com eles que você se situará sobre os próximos passos até o prazo determinado, e essa leitura antes é totalmente necessária!
Com tantas cláusulas e taxas que possivelmente serão mencionadas, não deixe qualquer dúvida passar despercebida! Entre em contato com um profissional especializado no assunto para que nenhum detalhe passe despercebido por você.
Ponto certo da franquia
A escolha da onde será o ponto comercial é uma das mais importantes nesse início! Será nele onde se concentrarão suas vendas e seus clientes te encontrarão.
Uma recomendação para não errar nessa parte da escolha é aplicar táticas de geomarketing no planejamento, sendo feito junto com a franqueadora que te orientará melhor sobre o espaço mais adequado.
Veja as obrigações fiscais da franquia
Todo franqueador precisa estar em dia com suas exigências legais!
E atenção à lei! É tido pela legislação que a franqueadora entregue os balanços das últimas atividades juntamente a Circular de Oferta de Franquia (COF), para que dessa forma, o franqueado possa se inteirar sobre como anda a fiscalização da empresa, se irá se identificar, e assim por diante.
Essa e outras documentações podem e devem ser analisadas pelos interessados.
Circular de Oferta de Franquia (COF)
Conhece? A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento enviado pela franqueadora após alguém expressar interesse em abrir uma franquia.
Nele, constam todas as informações financeiras, comerciais e jurídicas da empresa, tendo que ser enviado em até 10 dias antes da assinatura do contrato para que seja feita uma análise completa de dados pelo franqueado.
Constam termos como:
- Balanço contábil;
- Modelo de negócio;
- Número de empresas franqueadas;
- Pendências jurídicas;
- Taxas administrativas, etc.
Outros franqueados
Sabe aquele amigo que você procura em certos momentos para te guiar quando não tem ideia da onde ir? São uma baita ajuda, né? Esse exemplo é para te provar que não há problemas em conversar com outros franqueados da marca.
Com o ponto de vista de outras pessoas você poderá ter uma ideia mais realista sobre como funciona seu futuro negócio, sugestões, pontos atrativos ou não, etc.
Tipos de Franquia
Ainda curioso para entender quais seriam os tipos de franquias para se investir? Te diremos quais são!
Franquia Unitária: Sendo a mais conhecida, o empreendedor permite que você abra uma unidade da empresa com exclusividade para as vendas da marca em um espaço determinado por ele, como quiosques em shoppings
Franquia Master: Essa franquia conta com o direito em representar determinada região, podendo abrir mais de uma unidade sendo possível o gerenciamento pelo franqueado ou terceirizados. Contudo, se torna um investimento de maior valor.
Franquia Individual: Possui exclusividade em determinado local, impossibilitando a abertura de outras franquias no mesmo estabelecimento.
Microfranquia: Para os empreendedores que não possuem um capital tão grande, as microfranquias podem ser uma boa opção! Geralmente as marcas solicitam como valor inicial a partir de R$ 22 mil.
Franquia Shop in shop: Também chamada de Business In, dão ao empreendedor a permissão para instalar quiosques dentro do próprio estabelecimento, no intuito de vendas relacionadas ao que já é ofertado na loja. Como a comercialização de carregadores portáteis em hotéis, facilitando o fluxo do cliente.
Documentos em dia
Decidiu de uma vez por todas começar a franquia? Não deixe a documentação para a última hora nesse momento tão importante! Saiba que qualquer detalhe fora do que é esperado pelo franqueador pode acabar arruinando seus planos!
Curioso para saber melhor sobre os documentos necessários? Confira abaixo!
Qual a documentação que preciso para abrir uma franquia?
Veja a documentação necessária para que sua franquia comece a ganhar vida!
- Circular de Oferta de Franquia (COF);
- Contrato de franquia;
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Dados bancários;
- Declaração positiva dos órgãos de proteção ao crédito;
- Declaração de imposto de renda;
- Registro na junta comercial.
Com todos esses documentos reunidos, você já deve estar ansioso para essa decisão! Mas, lembre-se: A formalização é um processo que depende de ambas as partes para dar certo.
Empreenda!
Agora que você já está preparado para estudar o mercado e transformar seu empreendimento em uma franquia, não esqueça que os detalhes contam rigorosamente para que tudo não saia do planejado!
É por essa e outras razões que o processo acaba exigindo uma grande quantidade de documentos a serem analisados pelo franqueado e franqueador. Como todo bom empreendimento, é preciso que cada ação seja registrada e mantida em segurança, diminuindo assim, chances de prejuízos e perdas futuras!
Por mais que soe algo trabalhoso, a construção de uma franquia é uma grande oportunidade de negócio para aqueles que se responsabilizam 100% ao que foi proposto, mantendo atualizações constantes sobre as decisões e melhorias feitas!
Um bom trabalho em equipe exige do empreendedor atenção e disposição para ouvir sugestões, uma mente aberta permite planejamentos estratégicos com mais chances de darem certo!
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