Skip to content

Hashtags para empreendedores: Como usar em meu negócio?

O que você verá neste artigo:

Você sabia que usar hashtags na sua empresa pode gerar mais clientes? Confira, neste artigo, como organizá-las de maneira que você se destaque nas redes sociais!

Os ventos da mudança nunca sopraram tanto para o lado do empreendedor! Tecnologias inovadoras fazem com que a sua empresa possa captar novos clientes e muito mais! Acompanhá-los sobre como andam as opiniões sobre o negócio, diminuindo assim, as chances de que uma falência aconteça. 

hashtags

Para quem já acompanha o digital há alguns anos, já deve saber que um símbolo em específico vem se tornando presente nos conteúdos corporativos. São o que chamamos de hashtags, tags associadas à produção específica do nicho. 

Continue a leitura e entenda melhor logo abaixo! 

O que é hashtag?

Uma hashtag é um termo associado a determinado tema ou discussão para que exista um “filtro” na hora dos consumidores se encontrarem melhor no ambiente tão amplo que são as redes sociais

Uma característica memorável da estratégia de filtragem é quando se posta o símbolo antes de qualquer palavra, frase ou expressão, e se transformam em hiperlinks, que ao serem clicadas, enviam o público para outra página na qual há apenas relação com a hashtag utilizada

Bastante presentes em mídias como Instagram, TikTok e Twitter. Os usuários acabam utilizando muito hashtags para ir direto ao assunto interessado sem muitas burocracias de procura. Um bom exemplo para isso é o que acontece quando um evento corporativo incentiva seus convidados ao marcarem com alguma frase planejada pela empresa nas redes sociais, como #RockInRio2021.

Para que serve a hashtag? 

Para os empreendedores, o uso da hashtag pode vir a se tornar um grande impulsionador da marca que auxilia no cumprimento dos objetivos. A tática é útil para que todos, independente do seu setor de atuação, possam acessar e conhecer seu negócio da melhor forma.

O jornal Bom Dia SP da Globo, conta com esse atributo, possibilitando ao público que ao subirem as hashtags #BDSP no Twitter, suas sugestões apareçam ao vivo, podendo ser comentadas pelo apresentador. Com isso, mais pessoas se lembrarão de como o telejornal possibilitou que seu público tivesse um ponta de aparição durante o programa. 

Agora que você já entende um pouco mais sobre o poder que há nas hashtags, descubra como usá-las da melhor forma! 

Como usar uma hashtag?

Podem soar como uma explicação esperada, mas tornou-se muito comum que empresas comentam erros na hora de subir suas hashtags, gerando poucas procuras e assim, poucos acessos. 

Se elaboradas com sabedoria, seu público-alvo se sentirá seguro em procurar ainda mais conteúdos que sugerem relações com o assunto, tornando o processo do cliente mais simples e sem burocracias que muitos acabam tendo que passar, gerando insatisfações e desistências. 

Seja breve nas hashtags

Imagine que você está lendo uma postagem no Instagram e se depara com palavras-chaves #comoessasbemcumpridas, cansativo para o cliente, né?! Por isso, use termos breves e objetivos que garantem o que seu negócio deseja compartilhar na hashtag.

Longas palavras também podem acabar se “misturando” na hora da leitura, fazendo com que seu público tenha a impressão de que a marca não é algo confiável, que não garante processos objetivos (pode parecer difícil, mas é possível!). 

Mais uma dica na hora da escrita para as hashtags é utilizar uma letra maiúscula a cada início de palavra #DesseModo, facilitando ainda mais na compressão sobre o que é descrito. 

ABS News

Use com conteúdos relacionados 

Imagine a bagunça que seria ao terminar de ler uma postagem e você se deparasse com hashtags voltadas a um assunto totalmente diferente do abordado? Confuso, certo? 

Por essas e outras razões que você não deve se separar do assunto inicial, não é agradável que seu cliente se depare com mudanças repentinas, isso pode transparecer uma imagem de “confuso” 

para o seu negócio. 

Atenção na quantidade de hashtags

Não abuse das hashtags! Só porque é um recurso que capta potenciais clientes para a sua marca, não quer dizer  que o uso desenfreado irá agilizar o processo, muito pelo contrário! 

A ação é vista com maus olhos pelos internautas devido à imagem “desesperada” que passa para os clientes, sem mencionar que pouquíssimos irão seguir a leitura até o final com uma quantidade infinita de hashtags presentes no seu post.

 As pessoas, com o uso da tecnologia, desejam cada vez mais objetividade em cada espaço digital. As coisas acontecem rapidamente e a pressa acaba tornando-se amiga de muitos, por esse motivo, fique atento na quantidade evitando exageros. 

Revise antes da publicação das hashtags

Esteja com os olhos bem abertos antes de qualquer postagem com hashtags! A ortografia é muito observada pelos seus clientes, um erro pode ser decisivo na escolha final dele. 

Pode parecer demorado, mas o exercício vale a pena! Revisar todos os conteúdos é uma forma de não permitir que passem erros, e caso aconteçam, que sejam resolvidos o mais rápido possível, chegando para o menor número de pessoas possível. 

Por mais que muitas hashtags estejam presentes para serem divertidas e até mostrarem um lado não conhecido de muitas organizações, é importante que você saiba utilizar as gírias ou jargões corretos para que também, os links não direcionam para espaços incorretos. 

Como descobrir as melhores hashtags? 

Chegou a hora de selecionar as melhores hashtags para que seus conteúdos bombem nas mídias sociais!

Veja a seguir as melhores estratégias para que você e sua equipe saibam quais as melhores opções para se destacar da concorrência e serem encontrados muito mais fácil!  

hashtags

Volumes de procura de hashtags

Para toda ação temos uma reação! A famosa frase se encaixa perfeitamente nesse tópico, já que com bons planejamentos teremos reações ótimas de procura! 

O segredo para essa parte torna-se uma ótima pesquisa prévia sobre as novidades do mercado, assuntos do momento, últimas hashtags relacionadas, entre outras formas que ajudem a captar ainda mais cliques e gerem engajamentos. 

Adeque as hashtags para cada rede social 

Não pense que por terem o mesmo objetivo, você deve usar as mesmas hashtags em todas as redes sociais corporativas. No Twitter, por exemplo, há uma quantidade limite de caracteres que podem interferir nas suas postagens junto às hashtags. Logo, é preciso ser o mais breve possível. 

Já no facebook, há um espaço maior para que você utilize as estratégias sem que seja limitado, além da utilização de textos, imagens, entre outros elementos conjuntos. 

Eventos são importantes  

Lembra do Rock in Rio que citamos no início deste artigo? Todos os anos, essa e outras empresas levantam hashtags relacionadas com grandes eventos da marca que, com planejamentos estratégicos, são citadas de acordo com o período que vão se aproximando. 

A tática serve para já deixar todos os clientes cientes do início, meio e fim do evento, fazendo com que sintam interesse em participar e compartilhar sua experiência por stories, publicações, fotos, entre outras formas utilizando as hashtags.

Além de promover sua imagem, a opinião do público sobre a eventualidade também poderá ser vista conforme seus posts, guiando a equipe sobre o andamento, se foi bem executado, se esperam por mais acontecimentos parecidos, entre outras características captadas conforme os feedbacks. 

Inclua hashtags comuns 

Usar hashtags genéricas também pode ser útil para o seu negócio, já que com isso será gerado um maior alcance. 

Mas, não esqueça que o termo utilizado, por mais que seja algo comum, deve casar com seus conteúdos! É preciso que todos os elementos daquele momento se relacionem. 

Acompanhe o público e concorrência 

Como forma de inspiração é totalmente válido acompanhar as últimas hashtags e tendências do seu público para se ter uma ideia do que está em alta em cada plataforma. 

A estratégia acaba gerando mais oportunidades do que você pensa! Isso porque, não apenas as hashtags acabam sendo beneficiadas, mas também sua equipe de inovação para ideias nas próximas campanhas

Segmente alguns concorrentes que mais se assemelham ao seu nicho de atuação, dessa forma, você ficará ciente do que pode ser ou não bom para seu público continuar acompanhando suas postagens e hashtags. 

abra sua empresa

Ferramentas para gerar hashtags

Você não achou que iríamos deixar de fora ferramentas para buscar as melhores hashtags para a sua marca, né?! 

 Confira logo abaixo algumas que facilitarão seu dia a dia para que suas escolhas não tenham erros! 

Descubra qual mais seu negócio se identifica e não demore para iniciar suas hashtags!

Dicas para as próximas hashtags

Achou mesmo que acabaríamos por aqui? Ainda não! Veja mais algumas dicas para que a criação das suas estratégias não fiquem complicadas de chegarem até seu cliente! 

Autopreenchimento

Algumas redes sociais, como o Instagram, acabam preenchendo o que você deseja publicar assim que abertas para possibilidades. É um ótimo recurso quando acabamos esquecendo sobre o que realmente iríamos postar ou quando estamos sem ideias

Apesar de ser bom, é importante que exista atenção para que o autopreenchimento seja realmente relacionado com o tema.

Em alguns momentos o cansaço acaba deixando passar alguns detalhes importantes, por isso reforçamos novamente a revisões de conteúdos. 

Muitas empresas contam com equipes de fora para cuidar da ortografia, garantindo que as chances de erros sejam de praticamente zero. 

Crie sua própria hashtag

Para finalizar o conteúdo, o que seria da sua marca sem uma identificação? É necessário que todos saibam reconhecer seu valor conforme as ações dentro do mercado.

E qual prática melhor para isso no digital do que a criação da sua própria hashtag? Podendo ser relacionada com o nome ou com seu slogan criado, é imprescindível que as pessoas automaticamente já relacionem com seus produtos ou serviços. 

Incentivar seus clientes e colaboradores a utilizarem na hora de finalizar uma compra ou no início de alguma campanha é uma forma de levar para novos possíveis clientes os benefícios que há no seu estabelecimento! 

A estratégia pode fazer ainda mais sucesso se você e sua equipe elaborarem uma promoção para aqueles que divulgarem nas redes sociais suas experiências e as hashtags criadas pelo seu negócio, dessa forma, se tornando um trabalho em conjunto. 

hashtags

#ConecteSe

Apesar de parecer algo simples que não precisa da sua atenção, acredite! Utilizá-las aumenta aquisição de clientes, promoção da marca, etc. que você já deve estar pronto para definir!  

Por mais que muitos negócios se beneficiem de métodos presenciais, o digital não deve ser passado para trás! A tecnologia possui recursos que facilitam a vida do empreendedor com processos que ninguém imaginava estar tão próximos atualmente. 

Por esse motivo, não tenha medo da transformação digital com grandes oportunidades de crescer ainda mais no seu nicho. A rapidez mostra à sua marca como continuar empenhada com os melhores processos, garantindo a satisfação mútua entre os stakeholders.

#ConecteSe sem medo às hashtags que podem e irão mudar a visão sobre a sua identidade corporativa para melhor! 

Abertura Simples

Ficou ainda com alguma dúvida sobre como criar uma boa hashtag para a sua empresa? Não deixe de entrar em contato com nossa equipe para mais esclarecimentos!

O Abertura Simples reúne em seus conteúdos e serviços benefícios como atendimento personalizado, preço justo, agilidade, e outros recursos incríveis!  

Não deixe de entrar em contato com nossos profissionais para que sua empresa conte com a ajuda do Abertura Simples!

Baixe o e-book “Como abrir uma empresa”

Vai abrir uma empresa, mas não sabe por onde começar? Saiba que esse é um processo bem burocrático. São exigidos o cumprimento de diversas exigências. Mas, não desanime, o Abertura Simples desburocratiza o processo para você! Faça o download grátis do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e tenha acesso exclusivo ao passo a passo de como abrir uma empresa. Baixe agora mesmo, é grátis!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!