Descubra, a seguir, como um copy de sucesso pode ser decisivo para os seus clientes na hora das vendas!
A escrita continua tendo impacto na imagem de uma empresa. E com cada vez mais tecnologias inovadoras no mercado, se torna necessário que a equipe se preocupe na hora de elaborar um copy de sucesso. E com a ajuda do artigo de hoje, as próximas produções auxiliarão ainda mais nas tomadas de decisões!
É possível compararmos a arte de vender com uma dança, desde o processo de sedução para atrair seu público até você, até a parte de mostrar seu sucesso com os passos! O desenvolvimento de um bom copy gera para o seu negócio a credibilidade que muitos buscam, despertando interesses que podem ir além de um produto somente, fazendo com que sua imagem seja ainda mais nutrida com o tráfego.
Continue a leitura para que você obtenha os diferenciais merecidos na sua empresa!
O que é um copy?
Sendo uma abreviação do termo inglês “Copywriting“, copy se torna o ato de produzir textos com o objetivo de incentivar na tomada de decisão do leitor, servindo como convencimento.
Vamos falar de história? Utilizado pela primeira vez em 1870 pelo publicitário John Emory Powers (1837–1919) em seus textos que possuíam anúncios, estima-se que John foi o primeiro copywriter da história.
E como mencionado, o digital é o que casa com a palavra, podendo ser compartilhado em blogs, redes sociais, sites e outros espaços que seu cliente pode te encontrar facilmente por meio da internet e seus buscadores.
Não que um copy de sucesso nunca tenham surgido fora do online, pelo contrário, alguns comerciais de TV, rádio e até em páginas de revista já estavam presentes. Mas, com toda a transformação que passamos, tem sido cada vez mais raro serem encontrado nesses espaços.
É importante destacar que, a técnica, fazendo parte do marketing digital que mais abaixo falaremos sobre, tem o intuito de promover ideias, produtos, promoções, e até pessoas para que o público seja atraído e sinta a necessidade conhecer melhor o conteúdo.
Qual a importância de um copy?
Sem toda aquela questão de “atração” fica difícil para a sua carteira de clientes ser induzida a conhecer melhor seu serviço ou produto oferecido, concorda?
E daí encontramos a importância de um copy para aumentar suas vendas! As ações dão seguimento a todo o processo de funil de vendas para que seus conteúdos sejam apresentados, levados em conta e ao final da jornada, sua marca seja tida como 1º opção nas escolhas.
Tendo a call-to-action (CTA) ou chamada para uma ação como um dos principais elementos do copy, os conteúdos são relevantes para que no decorrer do seu espaço o consumidor se sinta seguro em assinar newsletters ou preencher dados de contato para envio de e-books da empresa.
Como fazer um copywriting?
Não é algo simples de se desenvolver, mas com as dicas que reunimos neste artigo, o processo pode ser menos trabalhoso e ainda sim localizar mais clientes para o seu negócio!
Persona
Reconhece a estratégia? A persona serve para que você tenha um exemplo específico sobre o nicho do seu público, é a representação semi ficcional com características do seu cliente ideal para que com as informações, você possa utilizar nas próximas estratégias sem chances de errar nos direcionamentos.
Ex: Sua persona é se chama Eduardo, possui 35 anos, é morador da região Oeste do Rio de Janeiro e trabalha como gerente de vendas.
E por que estamos falando dela? Fácil! É assim que iremos fazer um copy de sucesso!
Baseado em todos os dados coletados com muita atenção, você poderá identificar quais são os principais problemas e necessidades que seu público-alvo acaba tendo, e com isso, facilitando na hora de captar oportunidades de negócios!
Entendendo qual de fato são os problemas que cercam o personagem, é hora de pensar em uma solução objetiva e que possa ser encontrado dentro do seu produto ou serviço, para que assim, você divulgue seus diferenciais como qualidade e preço.
Linguagem certa
É na abordagem que captamos as emoções do potencial cliente! Com sua persona definida fica mais fácil entender qual seria a melhor forma de despertar a atenção com linguagens objetivas e que assegurem qualidade.
Utilizar da empatia nessa parte pode ser um grande trunfo! Isso porque, algumas pessoas são despertadas pela memória afetiva de alguma marca.
Um excelente exemplo para essa afirmação é o imenso espaço que a Coca-Cola conquistou ao redor do mundo por um de seus valores está diretamente ligado ao relacionamento com a comunidade, dando ênfase a questão de deixar qualquer momento, seja com família ou amigos, agradável dividindo o refrigerante.
Logo, o bom uso de sentimentos é uma forma de convencimento que seu copy pode investir!
Títulos chamativos
Se lembra da frase “A primeira impressão é a que fica”? Bem famosa, né? Agora pense como a chamada de um anúncio ou texto servem como a primeira impressão para que seu público se identifique com aquilo e permaneça lendo.
Nessa parte, investir na gestão de inovação faz bastante diferença! Além de atrair o olhar, também é um ótimo método para que você seja encontrado facilmente pelos mecanismos de busca que filtram seus conteúdos para chegarem no topo dos resultados.
Mas, atenção! É, sem dúvidas, necessário que os títulos sejam diretos, tenham suas palavras-chaves e não passem da quantidade de 55 caracteres. Essas técnicas favorecem na hora do ranqueamento.
Tempo certo
Muito calma nessa hora! Defina quais os momentos certos para citar seu produto ou serviço no copy de sucesso, sem que sejam invasivos em cada linha do texto.
Use os temos apenas quando for necessário para que o cliente se sinta confortável durante a leitura.
Verbos de ação
Verbos de interatividade são um dos principais destaques, por isso utilize em espaços especiais como no título, intertítulo e CTAs.
Alguns exemplos para isso são: descubra, entenda, veja, avalie, leia, baixe, acesse, etc.
Informações acessíveis e confiáveis
Números tendem a elevar a confiança do cliente para os seus conteúdos, e com frases objetivas aumentam ainda mais!
O momento de fontes é uma autoridade que o empreendedor passa para o seu cliente, como prova de que você buscou todas aquelas informações e está preparado para recebê-lo da melhor forma!
CTA (Call to attention)
As CTAs, como citadas no início deste artigo, devem ser levadas em conta já que serão uma ferramenta fundamental para que seus conteúdos sejam, de fato, acessados pelos visitantes da plataforma.
Após todos os benefícios apresentados do seu produto, junto às estratégias reunidas aqui, as chamadas para ações são basicamente o que você deseja que o cliente faça para promover a imagem da marca.
Como tudo na vida precisa ser testado para ver o alcance, com as CTAs não é diferente! Experimente, inove, mensure os resultados para ver quais trabalham melhor para o seu público-alvo, alguns gatilhos mentais podem ajudar nisso! Veja como!
Gatilhos Mentais
Os gatilhos mentais são como um pequeno choque no cliente para que seu pensamento leve-o para o objetivo.
Com urgências ou provas sociais, as táticas para desenvolver um gatilho mental são mais comuns do que você pensa. Presentes em variados canais de comunicação, principalmente em propagandas com pessoas famosas que você, possivelmente, já deve ter visto em novelas, youtube, etc.
Para ficar mais fácil de entender, confira os mais utilizados para convencimento!
- Prova social: Atire a primeira pedra aquele que nunca fez uma pesquisa antes de comprar qualquer produto? Obter pontos de vista fornecem uma ideia para o potencial cliente finalizar ou não sua compra. O espaço para comentários nas redes sociais são um exemplo para esse tópico, por isso esteja atento a cada uma.
- Reciprocidade: Essa parte é voltada ao valor oferecido no seu produto ou serviço, que com qualidade e atendimento excelente, podem fazer com que o cliente se sinta grato com a experiência e volte novamente à empresa.
- Escassez: Mexe com uma das emoções que mais impactam o ser humano: a necessidade de ter algo que seja exclusivo. Pense comigo: se um produto está sendo muito procurado e há poucas quantidades no mercado, você não irá ficar de fora, certo? Isso é o que o gatilho mental da escassez faz com seu cliente, criando uma necessidade.
- Crenças: Gerar crenças sobre as coisas que seus clientes se identificam também é uma ótima estratégia de convencimento! Por isso a persona te ajuda tanto na hora de encontrar oportunidades, com ela você identifica quais as reais necessidades e frases que mais farão sucesso.
- Autoridade: Sabe aquele comercial de alguém que possui autoridade no mercado? Impacta bastante, né?! As opiniões de pessoas reconhecidas fornecem um grau de confiança na hora das escolhas, como atletas influencers indicando materiais para academia.
- Urgência: Relacionado com prazos, o método impulsiona seu público a adquirir o produto devido ao pouco tempo disponível, apitando o senso de urgência para que não percam a oportunidade única! Similar ao da escassez, ambos podem ser utilizados juntos para uma geração maior de leads.
- Novidade: Uma novidade quentinha é sempre bom para mudar o dia a dia, né?! Muitos negócios acabam evoluindo seus produtos para que fiquem ainda mais chamativos e tenham boas novidades sobre! Com atualizações constantes dos seus serviços, as experiências ficarão ainda mais únicas.
Exemplos de Copy
Independente do porte da empresa, utilizar estratégias do copywriting é comum em muitas empresas, confira algumas:
Nike: A empresa utiliza de forma inteligente o storytelling para suas campanhas, conquistando o público por meio de histórias com início, meio e fim.
Evernote: Dentro de suas postagens, o evernote mantém mensagens claras para que atinjam seus clientes junto a botões de chamada.
Trello: Com descrições objetivas que já levam o leitor a sua ideia inicial, o gerenciador de tarefas também reflete facilidade de uso para que seus usuários não tenham receio da plataforma.
Nubank: Possuindo cores chamativas e uma linguagem descontraída que o difere de seus concorrentes, a Nubank também explora um de seus maiores recursos que é a ausência de burocracias, deixando isso claro nas redes sociais com o gatilho de exclusividade.
O que é copy no marketing digital?
O método de copy acaba sendo um diferencial imenso para o marketing digital, já que aumenta o número de potenciais clientes.
O tipo de texto pode aparecer em campanhas, site, e-mails, entre outros espaços que tenham objetivos definidos e permita que o consumidor possa resolver seu problema utilizando a emoção da empatia a seu favor.
Desconhece o termo? O sentimento transforma seu ponto de vista pessoal para algo mais amplo, pensando em um todo e como aquilo irá impactar na vida de outros. A emoção é ótima para se colocar no lugar do cliente e se perguntar o que é você gostaria de encontrar, onde, como, quando, e assim por diante (e novamente, reforçando o uso da persona).
Como saber se a copy está boa?
Ficou na dúvida em como avaliar se a sua copy está dando resultados para a sua empresa? Tenha o seguinte em mente: um copy de sucesso multiplica os ganhos!
E como analisar os ganhos? Utilizando as métricas a seu favor para comprovar o aumento ou diminuição de leads, fluxos monetários, conversões, entre outros números que te levam a comprovação de que aquela copy fez a diferença nas divulgações e vendas!
Propor avaliações sobre a sua plataforma também serve como base para isso, as opiniões são importantes e acompanham o que seus clientes acham da sua metodologia.
Revise seu copy
Estudos e planejamentos estratégicos em mãos, persona elaborada, periodicidade decidida e copy desenvolvido, não vá com sede ao pote! Todos os seus conteúdos devem passar por uma revisão criteriosa para que nenhum erro ou falha nos botões sejam vistos.
Errar é humano, mas melhorias devem ser feitas com a ajuda deles! Não deixe que emoções negativas tomem conta da sua mente nessas horas, muitas empresas acabam uma hora ou outra tendo falhas em suas postagens. A dica é: seja o mais ágil possível para resolvê-los, sem deixar para o outro dia!
Caso contrário, seus clientes podem ter uma visão negativa do seu negócio ao perceber algo de errado, e acabar fazendo propagandas negativas para amigos e familiares. Então, procure por revisões e opiniões da equipe para comprovar que suas estratégias estão realmente alinhadas com o que foi estipulado,
Assim como esse artigo passou por um pente fino, cada ação pode e deve estar sujeita a alterações se forem para melhor, e não tenha medo de inovar também!
Algumas táticas podem parecer arriscadas à primeira vista, mas assim como o time da Netflix nunca saberia se o uso de uma comunicação direta nas redes sociais faria efeito, ao menos suas tentativas mostraram que sim!
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