Skip to content

Dicas de como utilizar o Youtube para empresas

O que você verá neste artigo:

Descubra a importância que um canal no youtube possui para que a sua empresa tenha ainda mais alcance no mercado!

É quase impossível que você nunca tenha tido dúvidas sobre como fazer algo ou curiosidade sobre um produto que está a dias pensando em comprar e acabou jogando no Youtube para entender melhor sobre suas características.

youtube para empresas

E é por esse e outros motivos que o youtube para empresas tem ficado cada vez mais em alta! 

Auxiliando no crescimento da marca e levando aos mais variados lugares, o youtube possui uma distribuição recomendada. 

Se a sua marca ainda está longe das redes sociais, temos uma má notícia!

Muitos clientes acabam conhecendo seu negócio por meio do digital! Está na hora de sair da zona de conforto e buscar inovações para que a sua empresa possa se sobressair, e isso começa hoje! 

Para que serve o Youtube?

Em um mundo onde para variados segmentos há uma rede social, é claro que a parte de vídeos não ficaria de fora disso!

Com constantes atualizações e mudanças para melhor, o Youtube trabalha com o lazer e aprendizado para que todos se sintam confortáveis em continuar assistindo a plataforma, aumentando cada vez mais seu número de acessos. 

Assim como a maioria das mídias sociais, o youtube tem como intuito reunir o máximo de pessoas com variados assuntos, como arte, negócios, autoajuda, etc. Conteúdos são uma coisa que não faltam diariamente no espaço, as postagens por minuto são algo que surpreende os assinantes. 

Mas, voltando para a parte corporativa, o Youtube é uma das maiores estratégias para divulgar produtos, serviços, conteúdos, dicas, etc. 

Com ele, muitas organizações contaram com o aumento gradual de novos assinantes para receberem alertas de novas postagens. 

Percebeu? Quando falamos sobre o comportamento do consumidor, há a necessidade em consumir conteúdos audiovisuais que estejam a um clique de distância. E aqui está! O segredo para o sucesso promissor do Youtube é como a plataforma reúne diariamente conteúdos exclusivos, facilmente com boas filtragens! 

Agora que você já entendeu a importância de estar presente no espaço digital, vamos conferir algumas dicas para que seu canal seja um verdadeiro sucesso na mídia! 

Equipe preparada

Para lidar de forma equilibrada como em outras redes, ter uma equipe especialmente para essa função é uma ótima alternativa de manter os posts atualizados e ainda acompanhar o que seu público-alvo tem a dizer sobre você. 

Os indicadores de desempenho também são fundamentais para observar o número de seguidores, taxa de cliques, e outros recursos que aumentam ou diminuem seu alcance.

Partindo para a parte de produção, também é importante que seu time esteja preparado para lidar com as câmeras!

A criação de um roteiro pode ajudar a não se perderem na hora das gravações, que necessitam de foco e atenção para ter erros e os conteúdos não ficarem massantes. 

Como abrir um canal no youtube?

Para aqueles que não possuem um canal até o momento, decidimos trazer um guia para que você não tenha dificuldades na hora! Confira!

ABS News

Criação

  1. Assim que você entrar no YouTube, clique no ícone do usuário acima da tela à direita.
  2. Nessa parte terá uma ilustração de engrenagem, é nela que estão as configurações da sua conta. 
  3. Vá em “Criar novo Canal”.
  4. Escolha a melhor alternativa para nomeá-lo, usando sua marca. 
  5. Assim que o nome for escolhido, selecione a opção “Criar”.

Depois das configurações básicas feitas, seus clientes irão querer te conhecer melhor ao entrar no espaço, preencha a seção “Sobre” contando os objetivos do negócio e seus valores. 

Mostre presença

É bem provável que você já tenha seu próprio site ou até mesmo outras redes sociais, faça linkagens externas com suas produções do Youtube para que ao se depararem com o site, saibam que você também está presente no audiovisual. 

Essa parte de linkagem externa também pode ser ao contrário! Sendo compartilhada nos seus vídeos para que todos possam visitar seu site ou até mesmo fazer diretamente a compra do produto oferecido. 

Design

Assim que nos deparamos com a mídia de qualquer empresa, uma característica que chama muito a atenção é a identidade visual

Logo de cara, a capa e a foto de perfil do seu canal são a porta de entrada para as pessoas. Por isso, investir em boas artes ou em um profissional de design é uma alternativa para não ter problemas nessa parte. 

Nada muito extravagante, mas com qualidade! As imagens devem conter uma boa definição para que não desperte no público sensações de desatenção. 

Trailer do canal

Sendo curtos e prendendo a atenção do seu cliente, esse é o esquema dos trailers! São como uma apresentação prévia do que aborda sua empresa nos canais. São com eles que seu público-alvo terá uma ideia do objetivo da marca, quem é você, planejamentos, ações, eventos, entre outros meios que mostrem a real identidade da sua empresa!

Tempo de permanência no Youtube

Em média, a duração de um vídeo no Youtube dura cerca de 15 minutos. Passando disso, há grandes chances do seu cliente desistir de assistir ou nem clicar na opção, passando para outras empresas. 

Interessante, né?!

Em cada plataforma é necessário ter períodos que captem a atenção, ou seja, são esses tipos de estratégias que fazem os assinantes permanecerem nos vídeos e aumentar a taxa de ranqueamento do Youtube! 

Ah, você não sabia?! Também é possível utilizar os recursos do SEO nessa plataforma tão querida pelos usuários! Veja abaixo como! 

youtube para empresas

SEO no Youtube 

Que negócio não deseja ganhar visibilidade no mercado em meio a tantos concorrentes? Com o SEO isso se torna fácil! 

Para você saber, quando você posta algum vídeo no Youtube, não é só encontrado nos próximos dias ou semanas, a ação trás resultados durante anos! Isso acontece devido a barra de pesquisa que seu cliente usa quando quer entender melhor sobre algo, e é aí onde queremos chegar! 

O SEO, que significa Search Engine Optimization (ou otimização para os motores de busca), entrega suas publicações ao maior número de pessoas possíveis, mas só acontece se você utilizar as táticas certas na hora da filtragem! 

Tráfego no Youtube 

Mas não é apenas possível encontrar o que procura pelas pesquisas! Há outros recursos que trazem seu cliente até você, são eles: 

Recursos externos: Já se deparou com algum link para o Youtube em outras mídias? Como no TikTok ou no Facebook? Pois é, com essas ligações é possível aumentar o tráfego em dose dupla ou mais! Isso aumenta a viagem do seu cliente fazendo-o conhecer melhor sobre o que sua empresa trabalha e seu empenho nos conteúdos. 

Vídeos recomendados: Quando você entra no espaço, se depara com inúmeras opções, certo? Algumas dessas variedades são recomendações do próprio Youtube para que você acesse e conheça melhor. 

Enquanto estamos aqui, milhões de vídeos são enviados para o espaço, e essa é uma ótima razão para que os seus possuam mais relevância!

Palavras-chave

Assim como em seus textos, é necessário fazer um estudo prévio sobre as palavras-chave mais buscadas pelo seu público.

São uma forma de aplicar as temáticas aos seus conteúdos e de ser encontrado facilmente sem burocracias. 

Essa estratégia deve ser feita logo no início de qualquer roteiro! Elas que darão um viés sobre o mercado e as tendências do momento para um ranqueamento de sucesso nas buscas. 

Quanto mais procurada melhor suas chances de ser escolhido! E o Google Trends pode te ajudar nessa parte. 

Observar como anda a sua concorrência também é uma forma de buscar insights para os próximos conteúdos. Separe 2 ou 3 concorrentes relacionados com a sua atuação e veja em suas redes como andam a interatividade. 

abra sua empresa

Títulos

Definidas as palavras-chave? Hora de elaborar o primeiro contato que seu cliente terá na hora da procura: os títulos.

Na hora de criá-lo a sua palavra-chave deve estar presente, de preferência no início para relacionarem com o assunto. 

Seu o seu intuito é falar sobre bebês, pense em soluções que muitos pais procurariam como “Como fazer o bebê dormir a noite toda”. 

É importante que todos os títulos tenham objetividade, sem frases muito longas que possam ser lidas rapidamente. O meio digital tem a característica da praticidade como uma das mais fortes, então, fique entre 40 e 55 caracteres. 

Descrições 

A próxima etapa é fundamental, mas mesmo assim acaba sendo ignorada por muitos empreendedores: as descrições. 

Nessa parte também é recomendável o uso da palavra-chave escolhida ao menos nas primeiras linhas. 

E não exagere! Por mais que exista um bom espaço ali para você elaborar uma história, dificilmente seus potenciais clientes lerão! Como citamos, a praticidade é necessária para que chegue a muitas pessoas. 

Faça um breve resumo sobre o que foi falado no seu vídeo! Uma descrição sobre a marca, redes sociais com hiperlinks ou informaçõe ao longo do seu vídeo, como nomes de músicas ou redes sociais de convidados. 

Uma dica! Informar os momentos mais importantes do seu conteúdo com as minutagens podem ser um diferencial que poucos oferecem! 

Ao final da descrição, é recomendado um pedido para curtirem o vídeo e se inscreverem no canal.

Legendas 

Promovendo a acessibilidade digital e tradução, o uso de legendas alavancam ainda mais seus vídeos já que mostram eficiência na divulgação da empresa para mais pessoas, melhorando o processo de SEO. 

Você deve se lembrar da alternativa que o Youtube fornece para gerar legendas automáticas, certo? Mas, nem sempre a plataforma consegue captar o que foi dito! Por isso, tenha isso caso algo não ande conforme o planejado. 

Propagandas no Youtube 

Não é e nunca foi proibido cogitar na ideia de investir em propagandas dentro da própria plataforma!

A estratégia visa levar sua marca para ainda mais longe! Porém, muita calma nessa hora, hein?! 

Antes de começar qualquer campanha, tenha em mente que é necessário estudos sobre seus potenciais clientes e seu nicho. 

Não apenas bem utilizado nos próprios vídeos, o bom e velho roteiro ilumina seu caminho para que a entrega chegue a quem realmente interessa, assim, não correndo riscos de prejuízos de tempo e dinheiro. 

A nossa conhecida persona é ótima nessas horas! Com a personagem do marketing de conteúdo você pode focar em uma faixa de idade, localizações, gêneros, interesses, e assim por diante! Aumentando as chances de captação de clientes.

youtube para empresas

Acompanhe 

Mesmo que você poste o vídeo, não pense que acabou! É necessário acompanhar como andam suas publicações para que as próximas saiam ainda melhores que as anteriores! Use ferramentas a favor do seu negócio para que você veja o posicionamento real da sua marca no espaço. 

Estar presente no Youtube e acompanhar o que andam falando sobre você é uma forma de mostrar interesse pelo seu cliente!

Não tenha medo de comentários ruins ou dos famosos “haters” da internet, mantenha-se alinhado com o planejado para entregar o necessário. 

Uma melhora só é possível quando nos colocamos à disposição para fazer mudanças, sem elas, uma empresa não evolui! 

Abertura Simples

Alguma parte do artigo acabou não ficando clara? Nós do Abertura Simples podemos te ajudar a esclarecer! Contate nossa equipe para entender melhor sobre o assunto! 

O Abertura Simples reúne em seus conteúdos e serviços benefícios como atendimento personalizado, preço justo, agilidade, e muitos outros recursos!  

Não deixe de entrar em contato com um de nossos profissionais para que sua empresa possa contar com a ajuda do Abertura Simples!

Baixe o e-book “Como abrir uma empresa”

Vai abrir uma empresa, mas não sabe por onde começar? Saiba que esse é um processo bem burocrático. São exigidos o cumprimento de diversas exigências. Mas, não desanime, o Abertura Simples desburocratiza o processo para você! Faça o download grátis do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e tenha acesso exclusivo ao passo a passo de como abrir uma empresa. Baixe agora mesmo, é grátis!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!